Neste artigo conheceremos os principais fundamentos do Windows Phone 7, seus recursos e arquitetura. Também veremos como utilizar o Microsoft Silverlight para o desenvolvimento de soluções mobile com interfaces ricas e interativas ao usuário, voltadas para o Windows Phone 7.
Para que serve
O Windows Phone 7 é a última versão do sistema operacional da Microsoft voltado para a plataforma Mobile, sendo que sua base de aplicativos é desenvolvida através de frameworks como Microsoft Silverlight, XNA e .NET Compact Framework.
Em que situação o tema é útil
Com o Windows Phone 7 é possível utilizar diversas tecnologias, como o Microsoft Silverlight, XNA e .NET Compact Framework, a fim de proporcionar o desenvolvimento de aplicações com interfaces ricas aos usuários, integrando o sistema operacional com outros serviços.
Resumo do DevMan
O Windows Phone 7 é um sistema operacional voltado para plataforma Móbile. Foi projetado para propiciar novos recursos interativos e gráficos, fornecendo um visual limpo, moderno e agradável aos usuários. Sua base de desenvolvimento são os frameworks Microsoft Silverlight, XNA e .NET Compact Framework, fornecendo inúmeros recursos aos desenvolvedores para a concepção de aplicações que exploram a interatividade do usuário. No decorrer deste artigo, serão apresentados os principais fundamentos do Windows Phone 7, assim como sua arquitetura e especificações, e o desenvolvimento de um aplicativo completo, que faz acesso à base de mensagens do Twitter, utilizando o Microsoft Visual Studio 2010 com o Microsoft Silverlight 4.
Autores: Robson Fernandes e Alexandre Tadashi Sato
A construção de aplicativos para dispositivos móveis é uma das maiores apostas das empresas de TI. A cada dia esse mercado vem crescendo acompanhando a evolução dos aparelhos, que cada vez estão mais sofisticados, ganhando recursos de hardware que possibilitam mais interatividade com o usuário. O software também tem evoluído, os mais diversos serviços e programas estão sendo oferecidos nas mais diversas plataformas, e a Microsoft também vem apostando nos aplicativos mobile. O Windows Phone 7, conhecido como WP7, é a mais recente tecnologia mobile da Microsoft que oferece suporte ao Silverlight.
O objetivo da Microsoft em relação ao Windows Phone é criar uma excelente experiência ao usuário, reestruturando a interface e integrando o sistema operacional com outros serviços. A Microsoft o revelou oficialmente durante o Phone Mobile World Congress 2010, no dia 15 de fevereiro em Barcelona e revelou mais detalhes no evento MIX 2010.
Ele permite que os usuários, através de uma nova interface chamada “Metro” que foi definida como simples, intuitiva e integrada, acessar ferramentas de redes sociais como o Windows Live e o Facebook, aplicativos de mapas como o Bing Maps, pesquisas de informações em buscadores da web, exemplo o Bing, acessar jogos da rede X-Box Live, ferramentas multimídias do Zune e documentos do Office e Sharepoint.
Os Windows Phone 7 não é a continuação dos Windows Phone 6, mas sim uma nova série. A Microsoft passa agora a ter duas séries, a 6 e a 7. Os primeiros modelos do WP7 são esperados para Dezembro 2010. Em seu visual, é tudo diferente e novo, a superfície do Windows Phone 7 é um conjunto de quadrados brilhantes, que preenchem a área. O uso de cores primárias e linhas retilíneas provoca um efeito de modernidade e atração. O texto é grande e complementa o design dos menus. O Zune HD, da Microsoft, é um dos dispositivos que chega perto da semelhança, com elementos gráficos que fogem da tela, com texto e gráficos grandes. A transição de uma página para outra se faz com gestos naturais, como scrolling e zooming multitouch.
Sua organização é feita em “cubos” de informações, são eles: People, Pictures, Games, Music+Video, Marketplace e Office. Estes cubos são uma espécie de super-aplicações que agregam toda a informação sobre cada tema. O cubo People, por exemplo, não trata apenas os Contatos, mas sim tudo o que se passa com eles em tempo real, como atividades no Windows Live, no Facebook, e-mail etc.
O Windows Phone 7 vem com o navegador Internet Explorer com capacidade de multitouch. Podemos abrir várias janelas de navegação e definir os favoritos na tela inicial. O e-mail é suportado pelo Outlook, com uma aparência mais atrativa, de fácil leitura com texto bem legível e uma experiência de navegação e pesquisa de informação muito simples.
Quanto às atualizações, de acordo com a Microsoft, elas serão entregues aos usuários do Windows Phone via Microsoft Update, como é feito hoje aos usuários do Windows de desktops. O componente de software chamado de Windows Phone Update, existe tanto no telefone para atualizações menores como no software Zune PC, para atualizações maiores, via conexão USB. Além disso, os usuários serão notificados para anexar seus telefones em um PC, caso a atualização seja necessária.
...