VNC Remote: Criando uma aplicação para conexões remotas em C#
Este artigo mostra exemplos de como enviar caracteres e eventos do mouse para um servidor VNC remoto através de uma aplicação cliente desenvolvida em linguagem C#.
Artigos.NETVNC Remote: Criando uma aplicação para conexões remotas em C#
Por que eu devo ler este artigo:A utilização de serviços
de compartilhamento de tela e controle remoto é útil em situações onde é
preciso automatizar uma tarefa que deve ser realizada diretamente na interface
gráfica do sistema operacional. Esta automação pode ser realizada através do
envio de comandos (teclas) e eventos do mouse para diversos computadores
remotos que tiverem um servidor VNC instalado. Este artigo mostra exemplos de
como enviar caracteres e eventos do mouse para um servidor VNC remoto através
de uma aplicação cliente desenvolvida em linguagem C#.
A
utilização de vários computadores conectados em rede acabou atraindo diversos
novos serviços que auxiliam o compartilhamento e acesso a recursos. Um dos
serviços mais populares é representado pela categoria de softwares que permite
o compartilhamento da tela (screen sharing) e que possibilita o acesso e
controle remoto da área de trabalho (desktop) de um computador.
As
principais tecnologias para permitir o compartilhamento e acesso remoto à interface
gráfica de um sistema operacional trabalham com o conceito de cliente/servidor,
onde um computador servidor (o host) executa um serviço que permitirá clientes
(clients) remotos acessarem o desktop. O compartilhamento e o acesso remoto são
realizados através da transferência da imagem (tela) do host para o cliente e
do envio das interações do mouse e teclado no cliente para o servidor.
Dentre
os softwares existentes para trabalhar com estas tecnologias podemos destacar o
VNC, que é a sigla utilizada para representar as implementações de código livre
que se baseiam no uso do protocolo RFB.
A
utilização de ferramentas de compartilhamento de desktop permite diversas
aplicações, como a possibilidade de suporte remoto e resolução de problemas com
o acompanhamento do usuário, facilitar o processo de deploy de componentes em
servidores remotos, treinamento de usuários e monitoria de ações. Contudo, tais
usos da tecnologia de compartilhamento de tela possuem implicações relevantes
para a privacidade e segurança dos usuários.
Baseado
nesse contexto, este artigo apresentará como construir uma aplicação console em
C# que acessa remotamente um servidor VNC com a biblioteca VNCSharp. Esta
aplicação pode ser utilizada para automatizar a execução de tarefas administrativas
(aplicação de service pack, atualização de configurações, etc), treinamento de
usuários, colaboração, captura de tela e outras.
A partir do projeto de exemplo
descrito neste artigo o leitor poderá integrar as bibliotecas de acesso a um
servidor VNC e montar suas próprias soluções que envolvam o acesso a
computadores remotos através de um cliente VNC que permite o envio de teclas e
eventos do mouse.
O VNC e
tecnologias de compartilhamento de tela
As
tecnologias para o compartilhamento de tela e o acesso remoto já existem há um
bom tempo. Contudo, apenas recentemente estas ferramentas começaram a serem
utilizadas em larga escala, principalmente devido ao aumento da largura de
banda da conexão entre computadores.
Possuir
uma largura de banda adequada é necessário para a utilização de tecnologias de
compartilhamento de tela, uma vez que é necessário transmitir frequentemente
uma grande quantidade de bytes associada à tela do servidor remoto para os
clientes. Apesar de existirem técnicas de compactação e redução de informações
necessárias para o compartilhamento de tela, ainda hoje esta tecnologia requer
uma conexão confiável, constante e adequada entre o cliente e o servidor.
A
definição de como a tela do servidor será transmitida para os clientes e como
os eventos de mouse e teclado do cliente devem ser transmitidos para o servidor
é detalhada no protocolo utilizado. Atualmente existem diversos protocolos
empregados por servidores de compartilhamento de tela, como o protocolo RDP
(Remote Desktop Connection), utilizado pelo serviço Terminal Services da
Microsoft, e o protocolo RFB (Remote Framebuffer), que é empregado nos servidores
de código livre representados pela sigla VNC (Virtual Network Connection). Este
artigo se concentrará na utilização do VNC devido à facilidade de download,
instalação e execução. Também se destaca a possibilidade de criação de clientes
VNC graças às bibliotecas de código aberto em C# existentes.
Antes
de começarmos a detalhar como vamos criar uma aplicação cliente que acessa remotamente
um servidor VNC, é preciso fazer a instalação do servidor e testar a conexão.
Dentre as opções gratuitas disponíveis recomenda-se o RealVNC ou o TightVNC (veja
na seção Links). Estes dois
softwares possuem pacotes para download que contêm tanto o servidor como ferramentas
cliente para as plataformas Windows, Mac OS e Linux.
Os
leitores que desejarem executar os códigos fontes apresentados neste artigo
devem possuir um servidor VNC instalado e configurado. Executar esta instalação
é simples e não requer muitos passos, apesar de serem necessários privilégios
administrativos no computador e a eventual liberação de portas de comunicação
em um firewall.
Uma vez que o servidor já esteja instalado é preciso saber qual
é o endereço IP (ou nome do host), a porta utilizada (geralmente é 5900) e
definir uma senha para controlar o acesso remoto. O protocolo VNC utiliza o
tipo de conexão TCP e, por isso, é necessária uma conexão constante e com uma
boa qualidade para que o modo de interação remoto e visualização sejam
adequados.
A
partir do momento em que o servidor VNC está instalado e com estas informações
em mãos (endereço do host, porta e senha), recomenda-se utilizar um segundo
computador, ou seja, um computador diferente daquele que possui o servidor VNC,
e testar a conexão remota com a ferramenta cliente disponibilizada junto com o
RealVNC ou o TightVNC. Uma vez que a conexão esteja estabelecida, pode-se
controlar remotamente o computador que possui o servidor VNC instalado e
interagir com o sistema operacional como se o usuário estivesse fisicamente em
frente ao computador.
Um
servidor VNC pode ser executado como um serviço que é executado em background,
isto é, sem exigir interação com o usuário. Desta maneira, quando o sistema
operacional for in ...
Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.
Em quanto tempo vou me tornar um programador?
O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.
Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.
Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos dois tipos de planos: o plano recorrente e o plano anual. No plano recorrente, a cobrança é lançada mensalmente no cartão de crédito, necessitando apenas do limite para uma parcela. No plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX ou no Boleto parcelado (sujeito à analise de crédito)
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias, tanto no plano anual quanto no plano recorrente. Após esse período, se você estiver no plano recorrente e optar por cancelar antes de completar 12 meses, há uma taxa de 10% sobre o valor total. No plano anual, não há multas adicionais, mas o valor pago não é reembolsável.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
A renovação é automática?
Sim, nosso plano anual renova automaticamente após 12 meses, proporcionando conveniência e continuidade no seu aprendizado. Na renovação automática não é debitado do seu cartão as 12 parcelas. Para facilitar e não prejudicar o seu limite, a renovação é feita no modelo recorrente, cobrando uma mensalidade a cada mês.
Além disso, a renovação não tem fidelidade, oferecendo total flexibilidade. Você também tem a liberdade de desativar a renovação automática a qualquer momento, garantindo controle absoluto sobre sua assinatura.
Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?
Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
Eu sabia pouquíssimas coisas de programação antes de começar a estudar com
vocês, fui me especializando em várias áreas e ferramentas que tinham na plataforma, e com essa
bagagem consegui um estágio logo no início do meu primeiro
período na faculdade.
Estudo aqui na Dev desde o meio do ano passado!
Nesse período a Dev me ajudou a crescer muito aqui no trampo. Fui o primeiro desenvolvedor contratado pela minha
empresa. Hoje eu lidero um time de desenvolvimento! Minha meta é continuar estudando e praticando para ser um
Full-Stack Dev!
Economizei 3 meses para assinar a plataforma e sendo sincero valeu muito a
pena, pois a plataforma é bem intuitiva e muuuuito
didática a metodologia de ensino. Sinto que estou EVOLUINDO a cada dia. Muito
obrigado!
Nossa! Plataforma maravilhosa. To amando o curso de desenvolvimento
front-end, tinha coisas que eu ainda não tinha visto. A
didática é do jeito que qualquer pessoa consegue aprender. Sério, to apaixonado,
adorando demais.
Adquiri o curso de vocês e logo percebi que são os melhores do Brasil. É
um passo a passo incrível. Só não aprende quem não quer.
Foi o melhor investimento da minha vida!
Foi um dos melhores investimentos que já fiz na vida e tenho aprendido
bastante com a plataforma. Vocês estão fazendo parte da minha jornada nesse mundo da
programação, irei assinar meu contrato como programador
graças a plataforma.
Wanderson Oliveira
Comprei a assinatura tem uma semana,
aprendi mais do que 4 meses estudando outros cursos. Exercícios práticos que não tem
como não aprender, estão de parabéns!
Obrigado DevMedia, nunca presenciei uma plataforma de ensino tão presente na vida acadêmica de
seus alunos, parabéns!
Eduardo Dorneles
Aprendi React na plataforma da DevMedia há cerca de 1 ano e meio... Hoje estou há 1 ano empregado trabalhando 100% com
React!
Adauto Junior
Já fiz alguns cursos na área e nenhum é tão bom quanto o de vocês. Estou aprendendo
muito, muito obrigado por existirem. Estão de parabéns... Espero um dia conseguir um emprego na
área.