UML

UML é um acrônimo para a expressão Unified Modeling Language. Pela definição de seu nome, vemos que a UML é uma linguagem que define uma série de artefatos que nos ajuda na tarefa de modelar e documentar os sistemas orientados a objetos que desenvolvemos.

1

O que é UML?

Antes de começar a desenvolver um software é necessário conhecer as reais necessidades do cliente. Esse primeiro contato de recolher informações é chamado de levantamento de requisitos.

Após conhecer as necessidades do cliente o próximo passo é desenhar essas necessidades antes de começar a codificar o software.

UML - Unified Modeling Language é uma linguagem de modelagem padrão para descrever/documentar projetos de software.

Essa linguagem pode ser utilizada para visualizar, especificar, construir e documentar a arquitetura completa de um software. Quanto ao UML podemos dizer que ele:

  • Cria a planta de um software.
  • Descreve como o software deve funcionar.
  • Fornece as informações necessárias para que o desenvolvedor implemente o software.
2

Por que aprender UML?

A UML é fundamental para garantir que as funcionalidades do sistema sejam as reais necessidades do cliente. Ela é a representação visual do que um sistema deve ter.

Aprender a UML é importante para criar documentos que serão usados para garantir que as informações fornecidas pelo cliente sejam respeitadas pelo programador quando o software começar a ser desenvolvido.

Através da UML é possível reduzir a falha no processo de criação de software já que após criar uma documentação visual (a planta do software), o cliente valida e somente depois o programador implementa.

A UML nos permite:

  • Coletar as informações necessárias para o desenvolvimento do sistema.
  • Garantir que o programador crie o que realmente é necessário para o cliente.
  • Garantir a solução do problema do usuário.
  • Validar junto do cliente o que deve ser feito.
3

Exemplo de UML

Veja um exemplo de diagrama UML:

Diagrama UML
Figura. Exemplo de diagrama UML.
4

UML e a carreira programador

Criar diagramas da UML não é uma responsabilidade do programador. Em uma empresa que trabalha com diagramas UML a responsabilidade do programador é saber ler os diagramas para poder entender o que ele deverá codificar.

Dominar os diagramas UML será um diferencial tanto para criação dos seus projetos pessoais quando para entrar em uma empresa que utiliza a UML na criação de projetos.

Um programador que domina a UML possui projetos com menor tendência a erros.

Sobre o papel do analista que utiliza a UML

O trabalho do analista é receber as informações que o cliente passar e convertê-las em desenhos - diagramas desenhados para facilitar o entendimento do desenvolvedor na hora de programar o software.

Características de um analista
  • Modelar as funcionalidades de um sistema;
  • Desenhar as ações de um sistema;
  • Identificar o que cada usuário vai fazer no sistema;
  • Validar com o cliente as funcionalidades do sistema.

O que você vai aprender sobre UML na DevMedia

Por que aprender na DevMedia?

Estudar tecnologia na DevMedia é uma experiência única. Nossa metodologia de ensino é baseada nos seguintes pilares:

Casos de sucesso da DevMedia

Confira outros conteúdos

Veja todos os conteúdos

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar