Trabalhando com ping no Android - Revista Mobile Magazine 47
Este artigo abordará de maneira prática de como utilizar o PING no Android. Para isso, inicialmente será apresentada a teoria da área de redes de computadores que é base para o entendimento do assunto e correto uso do Ping.
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Artigo do tipo Tutorial
Ping no Android O comando Ping permite medir quantos milissegundos um pacote
de informações leva para ir até um destino e voltar. De forma simples, quanto
menor o valor que ele retornar, mais rápida é sua conexão. O conhecimento sobre como manipular o ping
pode ser essencial para aplicativos que fazem uso de rede para transmitir
informações. Neste contexto, este artigo
abordará de maneira prática de como utilizar o PING no Android. Para isso, inicialmente será
apresentada a teoria da área de redes de computadores que é base para o
entendimento do assunto e correto uso do Ping. Após isso, conheceremos aspectos
avançados da comunicação em redes, na versão IPv4, utilizando a programação na
linguagem Java como base. Por fim, será testada a comunicação fim a fim de host
Cliente/Servidor através do PING no Android.
Em que situação o tema é útil A transmissão de dados via internet é feita através de
pacotes. Você pode pensar como se fosse um texto onde cada palavra do texto
fosse um pacote. Através do comando ping no Android você descobrirá quanto
tempo gastará para acessar cada site, inclusive, testar a aquele jogo online
que você perdeu por não saber a velocidade da transmissão dos pacotes –
comandos, no seu jogo.
As redes
surgiram das necessidades de interligação de computadores. Essa ideia pretende
garantir duas características básicas: a troca de informações e o
compartilhamento de recursos.
Quando
permitimos a troca de informações, estamos oferecendo meios para transmitir
informações de um ponto a outro, independente da distância ou forma de conexão
entre esses pontos. Com essas transmissões, conseguimos dinamizar negócios,
interagir com pessoas, entreter, informar e outras inúmeras possibilidades. Já
o compartilhamento de recursos nos garante economia. Com redes de computadores,
podemos compartilhar impressoras, scanners, câmeras digitais e computadores.
Antes de
tudo, é bom deixar algo claro: embora atualmente o ping seja considerado a
sigla para “Packet InterNet Grouper”, Michael Muuss, o criador do sistema,
deixou claro em seu site que seu objetivo ao dar esse nome era, na verdade,
fazer uma analogia ao som de um sonar.
O motivo
dessa analogia veio do fato do ping agir de forma semelhante a um sonar, porém,
com foco no mundo virtual. Com este comando (Ping), seu computador é capaz de
medir quantos milissegundos (ms) um pacote de informações leva para ir até um
destino e voltar. De forma simples, quanto menor o valor que ele retornar, mais
rápida é sua conexão.
E a
dificuldade que a maioria das pessoas enfrenta para compreender os recursos de
rede em Java é a causada pela falta de entendimento da parte de redes, não da
parte de Java. Se você aprender inglês, não significa que pode traduzir um
artigo de um jornal de medicina escrito em inglês. De maneira idêntica, você
aprende Java, precisa ter conhecimentos sobre serviços de rede e sua
terminologia antes que possa escrever código para isto. Neste sentido,
começaremos este artigo com uma revisão sólida sobre redes, seguida de uma
descrição do suporte de Java executando um “Ping” no Android.
Conceitos sobre redes
Uma rede,
em essência, consiste no deslocamento de bits do ponto A para o ponto B. Normalmente,
agrupamos bits de dados em um pacote com alguns outros bits que dizem aonde
eles devem ir. Isso é o que conhecemos como o Internet Protocol (Protocolo
Internet) ou IP. Caso se desejasse enviar mais bits do que cabem em um único
pacote, podemos dividir os bits em grupos e enviá-los em vários pacotes
sucessivos. Estes são chamados de datagramas do usuário.
Os datagramas
de usuário podem ser enviados pela Internet pelo UDP – User Datagram Protocol (Protocolo
de Datagramas de Usuário), que precisa do IP para ter o endereçamento e
roteamento. UDP é como ir ao correio, colocar um selo e enviar o pacote. O IP é
o que o carteiro faz para direcionar e entregar o pacote. Dois aplicativos
comuns que usam o UDP são: SNMP – o Simple Network Management Protocol (Protocolo
de Gerenciamento de Redes Simples) – e o TFTP – o Trivial File Transfer
Protocol (Protocolo de Transferência de Arquivos Trivial). Observe a Figura 1.