O artigo discute a importância de se realizar testes funcionais e auxilia na escolha de uma ferramenta para tal finalidade, apresentando a opção da QF-Test.
A realização de testes funcionais é parte fundamental no processo de testes e desenvolvimento, afinal é na funcionalidades disponibilizadas são executadas as ações onde o usuário final irá atuar.
A utilização da QF-Test é boa para esse
propósito, pois é um software de fácil instalação, possui documentação extensa
e não há grandes dificuldades em seu uso.
Autores: Leandro Simões da Silva, Mateus Negri Vieira Vianna, Pablo Henrique Fonseca e Marco Antônio Pereira Araújo
Mesmo com a introdução de diferentes técnicas, métodos e ferramentas no processo de desenvolvimento de um sistema, é possível que se encontrem defeitos no produto final.
Para lidar com isso, foram criadas técnicas de teste e validações do código, além de levantamento de métricas que indicam possíveis problemas e permitem direcionar os testes de forma que sejam obtidos resultados mais significativos. Existem ainda ferramentas e plugins que facilitam o levantamento dessas métricas e realizam testes automatizados.
O desenvolvimento da interface gráfica do usuário é algo que muitas vezes não recebe a devida atenção por parte dos desenvolvedores. Alguns aspectos importantes que devem ser levados em consideração na criação da interface são um visual agradável e, principalmente, sua usabilidade.
A interface deve ser feita de acordo com o usuário, considerando suas características específicas e possíveis limitações, pois na maioria dos casos, ele não é familiarizado com atividade de programação e deve permitir que o usuário encontre o elemento que realizará a ação pretendida de maneira fácil e intuitiva.
Um sistema que não possui uma boa interface pode prejudicar o uso de algumas de suas funções desperdiçando horas dedicadas ao desenvolvimento do sistema.
Outro aspecto muito abordado atualmente é a acessibilidade nos sistemas de informação. Usuários que possuem necessidades especiais tendem a ter mais dificuldade de encontrar as informações desejadas, por isso é necessário que se desenvolvam maneiras que permitam a esse tipo de usuário manusear a interface do sistema de forma que possuam a mesma experiência dos demais usuários, ou o mais próximo possível.
Portanto, testar as funcionalidades da interface garante que toda a codificação feita seja executada de forma correta, e permite ao usuário usufruir das funções do sistema como um todo. Permite ainda simular como seria a interação dele com a interface, mapeando possíveis falhas de execução e comportamentos não esperados.
Neste artigo será abordado o que são e qual a importância dos testes funcionais automatizados, a relevância da interface gráfica em uma aplicação e o porquê de testá-la.
Em seguida, será utilizada a ferramenta QF-Test para a demonstração dos testes. Serão criados casos de teste de forma que sejam executadas as funções do sistema de maneira automatizada.
Testes funcionais automatizados
Testes automatizados são de grande importância para o processo de construção de software. Seu objetivo principal é automatizar os testes funcionais realizados manualmente, minimizando a fragilidade desses testes. Eles possuem alto índice de reusabilidade e agregam velocidade e fluidez ao processo de validação.
Testes funcionais não possuem dependência direta da arquitetura interna
do sistema. São procedimentos derivados de uma análise de especificaçã ...