Este artigo demonstra algumas técnicas de otimização de código SQL para reduzir o consumo de CPU e, consequentemente, otimizar a performance do ambiente. Confira!
Por que eu devo ler este artigo:O artigo demonstra algumas técnicas de otimização de código SQL para reduzir o consumo de CPU e, consequentemente, otimizar a performance do ambiente. Para isso, diversos conceitos relacionados ao consumo de CPU serão explorados, capacitando o leitor a analisar e elaborar seus próprios métodos de otimização. Saber otimizar código é importante em todo o ciclo de vida de uma aplicação. A performance da mesma é diretamente afetada pelo consumo de recursos, como a CPU, e por isso, entender como se pode analisar e otimizar queries contribui para o desempenho do banco de dados e do sistema como um tudo.
Central Processor Unit(ou CPU) é um dos dispositivos
mais importantes que existem em um computador. É lá que todos os outros
dispositivos são coordenados e onde uma série de operações são realizadas, como
soma, subtração, leitura e armazenamento de dados, etc. Essas operações são
realizadas através das instruções, que são apenas números que ativam certos
circuitos do processador.
As linguagens de
programação são interpretadas ou compiladas, resultando em instruções que a CPU
entende. Um simples código escrito em C++ ou T-SQL pode resultar na execução de
milhões de instruções. Na grande maioria dos casos, quanto mais instruções,
mais demorado aquele código irá rodar. Otimizar o uso de CPU de um código
significa reduzir o número de instruções que são executadas, ou escolher um
conjunto de instruções que resultem em menos tempo de processamento.
O SQL Server
possui componentes que fazem a interpretação do código T-SQL e, baseado nas
cláusulas e comandos utilizados, executam as instruções adequadas. Assim como
qualquer outro processo no Windows, o SQL Server possui threads e
está sujeito aos limites e configurações do ambiente, e, portanto, compreender
certos mecanismos e conceitos do sistema operacional é importante para efetuar
otimizações em scripts.
Otimizar o
consumo de CPU é um desafio, principalmente em código T-SQL. Antes de qualquer
ação, é preciso compreender como o sistema operacional e as ferramentas de
análise disponibilizam e mensuram o gasto de CPU para que se possa direcionar
as técnicas de otimização. O Windows
e o SQL Server fornecem várias
ferramentas para auxiliar no processo de análise. Este artigo irá explorar os
conceitos básicos, técnicas e ferramentas que o desenvolvedor ou o DBA podem
utilizar para tornar a utilização de CPU mais eficiente em suas aplicações.
Todos os exemplos funcionam a partir da versão 2005 e os casos específicos de
uma versão serão informados.
Processador, cores, CPU e hyper
thread
É importante definir os termos quando
se fala em CPU, pois diferentes fontes os usam como se fossem a mesma coisa. Os
próximos parágrafos irão definir os termos a serem usados no artigo.
Processador
se refere ao dispositivo acoplado diretamente no computador, especificamente na
placa mãe. Podem existir um ou mais processadores em um computador. Cada
processador possui um ou mais cores (núcleos).
O core é a unidade de processamento.
Ele é capaz de realizar as operações independentemente dos outros Cores. O core é capaz de executar um grupo de instruções por vez, mas há arquiteturas,
como o Simultaneous multithreading (SMT),que otimiza o uso do core, dando a
impressão de que ele executa dois conjuntos de instruções por vez. Uma famosa
implementação dessa arquitetura é o Hyper
Thread, da Intel.
Para
o sistema operacional, um processador com dois cores, e com hyper thread habilitado,
quatro cores serão visualizados (dois
cores físicos, cada um com dois cores lógicos, resultando em quatro cores lógicos). Na maioria dos casos, o
SMT fornece um ganho considerável de performance, mas podem existir casos onde
ele atrapalha, devido ao uso de recursos compartilhados, entre outros fatores.
Para esse artigo, o termo CPU será usado
frequentemente e se refere a um core enxergado pelo sistema operacional, seja
ele físico ou lógico.
Processos e threads
Um dos papéis do sistema operacional é coordenar
a execução das instruções de diferentes programas. O Windows faz isso por meio
de processos e threads. O processo é uma estrutura do Windows que contém
diversos elementos, como memória, código (as instruções), etc. Todo processo possui
pelo menos uma thread.
A thread é uma estrutura que o
Windows utiliza para, principalmente, organizar a execução de instruções.
Quando se diz que “uma thread está executando”, significa que a CPU está
executando as instruções associadas àquela thread. Basicamente, as
instruções que ficam salvas em executáveis, ou em DLLs, são carregadas para a
memória e o Windows é responsável por preparar e configurar a primeira thread
para executar corretamente essas instruções. O programa pode, usando serviços
do sistema operacional (ex.: função CreateThread, da API do Windows)
criar mais threads. A thread
contém todas as informações necessárias para que as execuções das instruções (BOX 1) aconteçam e que permita ao
Windows interromper e continuar a execução da thread quando, por
exemplo, uma outra thread de maior prioridade precisar ser executada. Threads
de diferentes processos podem concorrer por uma CPU e o Windows contém todos os
mecanismos que coordenam essa concorrência.
Apenas uma thread pode estar
executando em cada CPU por vez. Se há quatro CPUs disponíveis, haverá no máximo
quatro threads em execução (lembre-se que, nesse artigo, o termo CPU se
refere a CPU lógica enxergada pelo sistema operacional). O Windows armazena
o tempo total de CPU usado para cada thread. Por exemplo, se uma thread
executa por cinco milissegundos, é interrompida, e depois executa por mais 10
milissegundos, então o tempo total gasto pela thread até o momento são de 15
milissegundos.
O SQL Server é um processo “multi-thread”,
o que significa que ele possui diversas threads trabalhando para executar o
código T-SQL e garantir seu funcionamento.
BOX 1.Threads e execução
de instruções
Ao executar uma instrução,
a CPU obtém o código da próxima instrução da memória. Um registrador especial
da CPU, chamado “Instrunction Pointer” (IP), contém o endereço da próxima
instrução a ser executada. À medida que a CPU carrega a instrução da memória,
ela incrementa o IP, de forma que contenha o próximo endereço da instrução a
ser executada. Há inclusive instruções que alteram o valor do IP, permitindo à
CPU buscar a próxima instrução em um endereço diferente, alterando dessa forma o
fluxo (muito utilizado para implementar estruturas condicionais como IF). Assim, “executar uma tarefa” se
resume a obter a próxima instrução da memória e executá-la, repetindo esse
processo até que a última instrução do programa seja executada.
Além do IP, há outros
registradores que podem conter valores necessários para a execução de uma
instrução. Programas são isso, apenas a execução de uma instrução após a outra,
e diferentes programas possuem sequências diferentes. Uma thread no Windows é uma
estrutura de dados, semelhante a um struct
do C/C++ ou a uma tabela, que
fica na memória do Kernel do Windows. Entre as diversas informações
dessa estrutura, estão os registradores da CPU. A operação de “retirar” uma thread da CPU é salvar todas as
informações dos registradores nessa estrutura, incluindo o IP. Assim, o Windows
pode interromper uma determinada sequência de execução, iniciar outra
(carregando as informações salvas na estrutura respectiva), e posteriormente
retomar a sequência, bastando apenas recarregar os valores dos registradores.
Isso é a troca de contexto (Context
Switch). As instruções são carregadas para a memória quando o processo se
inicia e podem ser carregadas sob demanda, com o uso de DLLs, por exemplo. Todo
processo tem uma memória associada e as instruções são carregadas nessa
memória. Assim, as threads de um
determinado processo sempre apontam para os endereços de memória associados com
o mesmo. Você pode obter muito mais detalhes dessa estrutura no livro Windows Internals.
O uso
de CPU
Há várias
ferramentas disponíveis para se medir o consumo de CPU no Windows. Vale citar o
Process Explorer (link para download
na seção Links), Task Manager (Gerenciador de Tarefas) e
o perfmon (ou System Monitor).
Essas
ferramentas geralmente apresentam o consumo de CPU como uma porcentagem. Essa
informação indica quanto tempo a CPU
esteve ocupada durante um intervalo de tempo. Uma CPU ocupada está
executando alguma instrução. Por exemplo, se uma CPU está em 50% durante um
intervalo de um segundo, significa que a CPU passou 500 milissegundos
processando instruções (500ms/1000ms). A mesma lógica pode ser aplicada para o
cálculo de uso de CPU de uma única thread:
se uma thread gasta 70% de CPU em um intervalo de um segundo, isso significa
que a thread gastou 700 milissegundos executando instruções naquele intervalo.
A fórmula está descrita a seguir:
Tempo CPU Gasto Intervalo
Conforme
mencionado, o Windows registra o tempo total de CPU gasto para cada thread existente desde a criação da
mesma. Essas informações são armazenadas nas estruturas internas que somente o
código do sistema tem acesso. Uma aplicação que deseja ter acesso a essa
informação pode usar funções da API do Windows como GetThreadTimes e QueryThreadCycleTime.
Como é um valor acumulado durante toda a vida da thread, obter o total de CPU usado em um intervalo de um segundo,
por exemplo, segue um algoritmo bem simples:
Tempo T1: obter o gasto total de CPU até o
momento;
Aguardar um segundo;
Tempo T2: obter o gasto total de CPU até o
momento;
Total de CPU usado no intervalo: T2-T1.
Para obter o
tempo gasto em um intervalo qualquer, basta uma subtração. A Figura 1 ilustra isso melhor.
Figura 1. Gasto de CPU em um intervalo
Veja que o
ciclo de vida de uma thread ao longo
de três segundos e a cada segundo, o gasto de CPU é medido subtraindo o valor
de CPU atual pelo valor de CPU anterior. Os retângulos de cor azul indicam o
tempo gasto pela thread executando algo. Os retângulos com a cor cinza indicam
o tempo que a thread está fora da CPU. O texto “CPU:” indica o tempo total de
CPU gasto pela thread. No instante “0”, a thread é criada e o tempo total de
CPU é 0. Após um segundo, o tempo total de CPU para a thread foi de 500 milissegundos, que foram os 500ms gastos no final
do intervalo entre 0s e 1s (representado pelo retângulo azul). No intervalo
entre 1s e 2s, não houve qualquer gasto de CPU pela thread, porém, como o Windows guarda o tempo total gasto, o valor
ainda permanece em 500. Quando se passa três segundos desde que a thread foi
criada, o tempo total de CPU passou a ser 1500. A diferença entre o tempo
coletado no instante 3 e o tempo coletado no instante 2 revela que a thread
gastou 1000 milissegundos de CPU, ou, um segundo nesse intervalo. Como a coleta
é feita a cada um segundo (intervalo de monitoramento), então a thread gastou
100% de CPU entre o instante 3 e 2, gastou 0 % de CPU entre o instante 2 e 1, e
50% de CPU entre o instante 1 e 0. Essa fórmula simples pode ser aplicada a
praticamente qualquer caso em que se deseje mensurar o gasto de CPU em um determinado
intervalo. Posteriormente nesse artigo, será demonstrada uma variação desse
exemplo para calcular o gasto de CPU de um trecho de um script T-SQL.
As ferramentas
que exibem o consumo de CPU seguem a mesma lógica, medindo o tempo gasto de CPU
em um intervalo. Também, boa parte dessas ferramentas permitem alterar esse
intervalo. Isso significa que o percentual de uso de CPU pode mudar dependendo
do intervalo utilizado. Por isso é importante certificar-se de que, ao comparar
o gasto de CPU de diferentes ambientes, o intervalo usado seja igual em todos.
No
caso de computadores com mais de uma CPU, o consumo de CPU total da máquina é
uma média: em um computador com duas CPUs, onde uma está em 100% e a outra em
0%, o consumo total será de 50%. Se as duas CPU’s estiverem em 50%, o consumo
total também será de 50%. A fórmula é apresentada a seguir:
É importante
entender que existem duas métricas a respeito do gasto de CPU: tempo total e
uso durante um intervalo. O que as ferramentas geralmente mostram é o segundo
caso. Mas o primeiro merece sua atenção pois é o valor reportado pelas DMV’s do
SQL Server. O tempo total de CPU é o tempo gasto desde a criação da thread. No caso do SQL Server, é o tempo
total gasto desde o início de uma requisição, como um comando de SELECT, ou o total, somadas todas as
execuções de uma query.
Há ainda o
tempo de espera, que é o tempo que a thread
passou aguardando por recursos, como I/O ou locks.
O tempo de espera mais o tempo total de CPU é o tempo total gasto para executar
uma tarefa e nesse artigo será chamado de “duração”:
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Metodologia
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Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
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Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
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Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos dois tipos de planos: o plano recorrente e o plano anual. No plano recorrente, a cobrança é lançada mensalmente no cartão de crédito, necessitando apenas do limite para uma parcela. No plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX ou no Boleto parcelado (sujeito à analise de crédito)
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias, tanto no plano anual quanto no plano recorrente. Após esse período, se você estiver no plano recorrente e optar por cancelar antes de completar 12 meses, há uma taxa de 10% sobre o valor total. No plano anual, não há multas adicionais, mas o valor pago não é reembolsável.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
A renovação é automática?
Sim, nosso plano anual renova automaticamente após 12 meses, proporcionando conveniência e continuidade no seu aprendizado. Na renovação automática não é debitado do seu cartão as 12 parcelas. Para facilitar e não prejudicar o seu limite, a renovação é feita no modelo recorrente, cobrando uma mensalidade a cada mês.
Além disso, a renovação não tem fidelidade, oferecendo total flexibilidade. Você também tem a liberdade de desativar a renovação automática a qualquer momento, garantindo controle absoluto sobre sua assinatura.
Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?
Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
Eu sabia pouquíssimas coisas de programação antes de começar a estudar com
vocês, fui me especializando em várias áreas e ferramentas que tinham na plataforma, e com essa
bagagem consegui um estágio logo no início do meu primeiro
período na faculdade.
Estudo aqui na Dev desde o meio do ano passado!
Nesse período a Dev me ajudou a crescer muito aqui no trampo. Fui o primeiro desenvolvedor contratado pela minha
empresa. Hoje eu lidero um time de desenvolvimento! Minha meta é continuar estudando e praticando para ser um
Full-Stack Dev!
Economizei 3 meses para assinar a plataforma e sendo sincero valeu muito a
pena, pois a plataforma é bem intuitiva e muuuuito
didática a metodologia de ensino. Sinto que estou EVOLUINDO a cada dia. Muito
obrigado!
Nossa! Plataforma maravilhosa. To amando o curso de desenvolvimento
front-end, tinha coisas que eu ainda não tinha visto. A
didática é do jeito que qualquer pessoa consegue aprender. Sério, to apaixonado,
adorando demais.
Adquiri o curso de vocês e logo percebi que são os melhores do Brasil. É
um passo a passo incrível. Só não aprende quem não quer.
Foi o melhor investimento da minha vida!
Foi um dos melhores investimentos que já fiz na vida e tenho aprendido
bastante com a plataforma. Vocês estão fazendo parte da minha jornada nesse mundo da
programação, irei assinar meu contrato como programador
graças a plataforma.
Wanderson Oliveira
Comprei a assinatura tem uma semana,
aprendi mais do que 4 meses estudando outros cursos. Exercícios práticos que não tem
como não aprender, estão de parabéns!
Obrigado DevMedia, nunca presenciei uma plataforma de ensino tão presente na vida acadêmica de
seus alunos, parabéns!
Eduardo Dorneles
Aprendi React na plataforma da DevMedia há cerca de 1 ano e meio... Hoje estou há 1 ano empregado trabalhando 100% com
React!
Adauto Junior
Já fiz alguns cursos na área e nenhum é tão bom quanto o de vocês. Estou aprendendo
muito, muito obrigado por existirem. Estão de parabéns... Espero um dia conseguir um emprego na
área.