Do que trata o artigo: O artigo trata do uso de estilos em aplicações WPF. O mesmo é importante quando se deseja criar aplicações padronizadas. Na prática, em vez de alterar arquivo por arquivo, utilizando os estilos será possível concentrar toda a estrutura de definições do layout (como cores, fontes etc.) em um único arquivo.
Para que serve:
Os estilos são usados para alterar a aparência dos controles de uma aplicação XAML
e podem servir tanto para a personalização como para aperfeiçoar a iteração do
usuário com a aplicação.
Styles com WPF
O surgimento das aplicações WPF representou um aperfeiçoamento nas interfaces com usuário para projetos desktop. Não somente por causa das possibilidades existentes para alterar a aparência dos elementos da interface, aplicando efeitos, cores, gradientes, imagens e animação, mas também porque isto tudo pode ser feito de uma maneira organizada e com grande índice de reaproveitamento do código.
Ao desenvolver os projetos WPF usando a linguagem de marcação XAML, os programadores que estão começando, podem perceber alguma semelhança das suas práticas e padrões com os que são usados no desenvolvimento de aplicativos browser based.
Esta semelhança se dá principalmente porque o próprio XAML é um derivado da linguagem XML e essa tem suas raízes no HTML. Além disto, o desenvolvedor pode ter maior controle do comportamento da interface com o XAML e de uma maneira mais simples desde que os seus conceitos sejam bem conhecidos e aprofundados.
Os novos tipos de projetos disponibilizados no Visual Studio a partir da versão 2008 como aplicações ASP.NET MVC e WPF tendem a trazer o controle da aplicação de volta para o programador, o que no ponto de vista de alguns desenvolvedores estava se perdendo com as IDE´s cada vez mais automatizadas.
A interface com o usuário sempre foi um dos pontos mais críticos nas aplicações desktop para o sistema operacional Windows. E este ficou durante muito tempo devendo em recursos mais elegantes.
Entretanto, há alguns anos, o Framework .NET começou a quebrar esta barreira de desenvolvimento de programas para o Desktop (e também para a Internet) com os projetos WPF/Silverlight e a linguagem de marcação XAML usada para definição dos elementos da interface e estilos.
O XAML (Extensible Application Markup Language) é a base para a definição dos elementos de interface para as aplicações WPF, sendo utilizada principalmente como forma de fazer uma representação dos objetos e controles de uma forma compreensível. Ela é derivada da linguagem XML e possui regras bem definidas. Isto permite um grande número de combinações e composições, o que a torna perfeita para a tarefa de definição de interface.
Ainda é possível fazer o design da interface graficamente. Veja que na Figura 1 o Visual Studio 2010 demonstra uma janela sendo editada enquanto também é visível uma área para ajustes no código XAML.
A própria interface do Visual Studio induz você a ter contato com a marcação por razões bem simples. Primeiro porque é bem estruturada. Além disso, depois que você conhece os seus princípios você consegue controlar vários aspectos, que vão desde a definição de estilos até rastreamento de eventos nos elementos visuais. Também pode ser mais produtivo para alguns editar diretamente o código em vez de usar o editor de propriedades. Isto porque em alguns casos a forma como se definem atributos para os elementos da janela percorre um caminho mais longo do que se for feito manualmente, editando o código. Dependendo do que se deseja fazer é quase inviável se não for editando a marcação diretamente. Considere o exemplo da Listagem 1.
<ListView x:Name="listaUsuario"
Style="{StaticResource listViewStyle}"
ItemContainerStyle="{StaticResource ResourceKey=doubleClick}"
ItemsSource="{Binding}">
<ListView.View>
<GridView>
<GridViewColumn>
<GridViewColumn.CellTemplate>
<DataTemplate>
<StackPanel Orientation="Horizontal">
<Image Width="16" Height="16"
Source="imagens\user_sticker_64.png"/>
</StackPanel>
</DataTemplate>
</GridViewColumn.CellTemplate>
</GridViewColumn>
A porção do código que vai das linhas 31 até 42 faz a definição de uma célula que mostra uma figura em uma grade para representar registros linearmente.
Note que foram usados vários elementos de marcação aninhados e nisto reside um dos maiores diferenciais da linguagem XAML. Enquanto nos projetos Windows Forms a criação de um novo componente de imagem é bem difícil, sendo necessário um profundo conhecimento de orientação a objetos e da parte gráfica do desenvolvimento para o Windows e o .NET, nos projetos do WPF você consegue agrupar controles diferentes para obter um visual totalmente novo e muitas vezes consegue reutilizar este código de maneira eficiente.
Se você já desenvolveu alguma aplicação usando o XAML deve conhecer os elementos da listagem. As tags correspondem a containers, controles e elementos para definição de layout. Os atributos das marcações são as propriedades que precisam ser ajustadas. Com apenas isto você já consegue começar a desenvolver com WPF e XAML. Uma boa dica para ajudar no aprendizado desta linguagem é você ir trabalhando na aba designer e sempre ir analisando o código que está sendo gerado na marcação XAML.
Estilos
Antes de falar sobre estilos é preciso entender a que estamos nos referindo, já que este termo aponta para “N” significados. Quando me refiro a estilos estou falando de ajustes nos controles visuais. Então é muito grande o número de ajustes que podem ser feitos. Cito como os principais:
- Cor usada nos elementos tanto de frente como de fundo.
- Definições para fontes usadas nos componentes que apresentam texto. Todas as propriedades conhecidas das fontes podem ser ajustadas.
- Geometria dos elementos, alterando seu tamanho e até a sua forma em alguns casos. No exemplo prático deste artigo usei esta alteração de uma forma bem simples, que foi a alteração das bordas, deixando-as arredondadas.
- Criação de efeitos de gradiente com as cores, possibilitando misturar duas ou mais cores para obter efeitos que deixam a interface mais interessante.
- Aparência do elemento visual quando determinados eventos ocorrem como o ponteiro do mouse passar sobre algum controle ou houver um click e assim por diante. Este tipo de comportamento é denominado Event Triggers porque o efeito é “disparado” quando algum evento ocorre com o controle.
Como se pode esperar é possível que você ajuste a aparência diretamente no seu componente. Assim, é totalmente aceitável um código como o seguinte:
<Label Content="{Binding Name}" VerticalAlignment="Center" FontSize="12" Width="180" />
Aqui está sendo definido um elemento Label que é usado para mostrar algum texto sem permitir a sua edição. Observe os atributos VerticalAlignment, FontSize e Width que ajustam a aparência do controle.
Uma situação onde este tipo de marcação é gerado é quando a interface é composta usando o design gráfico do Visual Studio, já que com o editor de propriedades é muito prático fazer o ajuste das propriedades visuais. Dependendo do tamanho do projeto e do prazo que existe para a sua entrega esta é a forma mais adequada de trabalhar com a formatação. Porém, conceitualmente não estamos trabalhando com estilos porque neste caso, cada elemento é formatado individualmente e não há um padrão sendo seguido. Assim, se precisamos mudar o padrão de formatação usado nos controles do tipo TextBox por exemplo, vai ser necessário ir alterando um a um. Logicamente isto não é uma boa ideia e vai atrasar muito a finalização do projeto.
Folhas de estilos XAML
Por causa da necessidade de manter um padrão visual em toda a aplicação, devemos considerar outra forma de ajustar e formatar os controles, que é a utilização dos estilos definidos em um local centralizado como um arquivo XAML com conteúdo exclusivo para este fim. Isto é feito no Visual Studio de várias formas, sendo que a mais comum é a criação de um elemento designado no projeto como ResourceDictionary.
A sua criação é bastante simples, usando os mesmos passos que são dados para criar qualquer elemento do projeto como uma classe, uma janela etc. Então, o mais importante é entender o comportamento deste elemento e aspectos importantes do seu funcionamento.
Considere que o que vai dentro do arquivo é a marcação XAML então, o que vai diferenciá-lo de uma janela? Exatamente o tipo da marcação colocada no início do arquivo. Enquanto em uma janela todos os elementos estão contidos entre as tags <Window></Window>, um ResourceDictionary utiliza as tags <ResourceDictionary></ResourceDictionary>.
A estrutura básica para definir um estilo pode ser conferida a seguir:
<Style TargetType="{x:Type ListView}"
x:Key="listViewStyle">
<Setter Property="FontFamily"
Value="Courier New" />
</Style>
A tag <Style> indica o início da definição para um estilo. É sempre bom lembrar que como a linguagem XAML deriva de XML as regras desta são sempre válidas. Entre as mais importantes cito a necessidade de observar o case das tags e também a necessidade de haver uma tag de fechamento para cada uma aberta. Tendo isto em vista, o primeiro passo é identificar sobre qual elemento da interface o estilo pode ser aplicado através do atributo TargetType. Entre os valores que podem ser informados ali, se encontra o tipo do componente visual, que pode ser qualquer um suportado pelo WPF.
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