O gerenciamento de projetos surgiu como uma resposta à necessidade das organizações em gerir seus processos da melhor maneira possível, maximizando resultados e minimizando custos e riscos. Em seu início, o foco maior era no processo em si, nos prazos e no planejamento do que deveria ser feito. Contudo, com o advento das metodologias ágeis (SCRUM, XP entre outras), o foco passou do processo para o funcionário, da rigidez na entrega e na cobrança para a compreensão e motivação do indivíduo para que entregue o resultado esperado.
As habilidades necessárias para o gerenciamento de projetos são, agora, comumente divididas 50/50 entre os tradicionais hard skills, tais como gerenciamento de riscos e gerenciamento de prazos, e soft skills, habilidades orientadas a pessoas, como as habilidades interpessoais. Isso reflete o cenário atual de gestão no qual é tão importante que o gerente conheça sua equipe, o que a motiva e quais dificuldades encontram, quanto que conheça os riscos inerentes aos seus processos, os prazos e os custos envolvidos em cada projeto que gerencia.
Portanto, é pertinente citar que hoje em dia é ideal que haja conhecimento do gerente, ainda que inconsciente, sobre como lidar com seu pessoal, sobre como entender e como trabalhar os pontos fortes e fracos de cada um. A esse conjunto de habilidades, de percepções, damos o nome de soft skills. No novo contexto ágil do mercado, a liderança e um perfil adequado a ela se tornaram essencial para o sucesso de projetos e para o aumento na produtividade das equipes. Como será visto na segunda seção deste artigo, a proximidade de um gerente com a equipe e seu nível de compreensão influencia diretamente na satisfação destes em trabalharem e na vontade que possuem de executar um trabalho de qualidade.
Esse artigo propõe um estudo e reflexão sobre o que definimos como soft skills ou habilidades cognitivas, que são habilidades interpessoais necessárias a todos que trabalham com liderança de pessoas e gestão de equipes. Mais especificamente, aborda quais são e porque se faz necessário que todo gestor, independente da área em que atua, saiba como usá-las. Além disso, discorre sobre os benefícios do ponto de vista produtivo e de satisfação das equipes que são gerenciadas por pessoas que fazem uso desse tipo de habilidade.
Soft Skills
Soft skills, ou habilidades interpessoais, são uma gama de traços de personalidade, graças sociais, comunicação, linguagem, hábitos pessoais, simpatia e otimismo que
caracterizam nossos relacionamentos com outras pessoas. No di ...