Simplicidade e qualidade utilizando APIs Java - Revista easy Java Magazine 18
Neste artigo conheceremos o que são APIs e os principais motivadores para sua utilização no desenvolvimento de sistemas. Será apresentada a utilização de três importantes APIs: Java Logger, Java Desktop e Java Zip.
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Por que eu devo ler este artigo:No planejamento do
sistema, antes de sua codificação, é importante pesquisar por APIs que podem
substituir funcionalidades geralmente periféricas e de suporte. Deste modo, é
possível economizar tempo no desenvolvimento com a utilização de uma solução estável
e amplamente testada, e focar nas funcionalidades principais e nas regras do
negócio.
O uso de APIs tem se
mostrado como uma boa prática no desenvolvimento de sistemas. Utilizar
componentes prontos e testados por meio das APIs auxilia os programadores a se
dedicarem mais às questões mais importantes do sistema. O Java Runtime Environment (JRE) possui uma série de APIs bastante
úteis. Assim, neste artigo será explicado como utilizar três destas APIs. A
primeira é o Java Logger, que simplifica o registro de logs para auxiliar no
rastreamento de eventos de um sistema. A segunda é o Java Desktop, que permite
a utilização de aplicações padrão de cada sistema operacional, sem que o
programador precise mapeá-las. E, por fim, o Java Zip, que reúne diversas
funcionalidades relacionadas à compactação e descompactação de arquivos no
formato zip.
API é uma sigla que significa Application Programming Interface e que podemos traduzir como
Interface de Programação de Aplicativo. Elas são responsáveis por padronizar
determinadas funções ou componentes em um sistema. São verificadas previamente
e continuamente aprimoradas por quem as desenvolveu e mantém.
Em resumo, um programador pode utilizar uma API para cumprir
uma tarefa específica em seu sistema, como por exemplo, compactar e
descompactar arquivos ou mesmo abrir um aplicativo padrão de e-mail. Assim o
programador se preocupa mais com a lógica e regras de negócio do que com as
implementações das funcionalidades citadas.
Geralmente as APIs são simples em sua operação e tornam o
desenvolvimento de sistemas bastante robusto quando se precisa de uma
determinada funcionalidade, tanto em tempo de desenvolvimento quanto na
qualidade do código. Imagine uma situação em que se precise criar um log de
erros do sistema. O programador teria muito trabalho se construísse tudo, desde
o início. Porém, se utilizar a API Java Logger, terá o tempo poupado e utilizará
uma funcionalidade com uma boa documentação, padronizada, amplamente testada e
pronta para uso.
Nativamente, sistemas na linguagem Java possuem uma série de
APIs disponibilizadas pela própria Sun, contidas no Java Runtime Environment (JRE). Além destas, também há APIs de
terceiros, ou seja, que não são mantidas pela Sun/Oracle, mas por grupos
independentes ou fundações que fazem o mesmo papel que a Oracle com as APIs,
porém focado em outras abordagens ou outras linhas de desenvolvimento.
As APIs, além de tornar o trabalho do programador mais
simplificado, também colaboram na padronização do código. Da mesma forma como
os padrões de projeto ajudam a manter um sistema melhor organizado e
estruturado, especialmente quando há uma equipe de desenvolvimento, as APIs
também podem ter um papel semelhante, pois é mais fácil entender uma
implementação de uma API específica do que um código inteiro que muitas vezes
pode não estar completamente otimizado ou testado.
Com base nisso, serão apresentadas neste artigo três APIs. A
primeira é o Java Logger, responsável por cuidar do log de sistemas. A segunda
é o Java Desktop, que auxiliará na inicialização de programas padrão, não
importando o sistema operacional utilizado. Por fim, conheceremos o Java Zip,
que explora recursos de compactação e descompactação de arquivos, no formato zip.
Java Logger
Em qualquer sistema, por mais bem desenvolvido que seja,
sempre poderá haver o risco de alguma condição em específico falhar, seja por
erro na implementação ou por alguma exceção não prevista nas regras de negócio
das especificações iniciais. Rastrear uma condição não prevista é essencial
para qualquer sistema, desde sistemas pequenos até os de grande porte. Assim, o
uso de logs ou registro de eventos se torna uma prática quase que obrigatória.
Os logs de eventos não precisam necessariamente ser um
conjunto de arquivos texto. Também podemos utilizar o console da Java Virtual Machine (JVM) para acompanhá-los.
Para qualquer aplicativo Java (web ou desktop), o console pode ser ajustado
para ser exibido ou ocultado, bastando configurá-lo nas opções do painel de
controle do Java.
A API Java Logger nos auxilia na organização dos logs e na
maneira como eles serão registrados. Dependendo das regras definidas pelo
programador, alguns eventos poderão acionar um aviso no console. Outros
eventos, como por exemplo, exceções (ou erros de sistema), podem ser salvas em
um arquivo texto, pois neste caso pode ser importante conhecer quais exceções e
quando elas ocorreram.
Em se tratando de escrita em arquivos texto, a API tem
parâmetros definidos para sobrescrevê-los, visando, entre outras questões, não
comprometer o espaço em disco do sistema, caso algum erro recorrente surja.
Para trabalharmos com a API, inicialmente teremos que criar
um objeto (exemplo logger1) da classe Logger
que recebe o método Logger.getLogger()
para construir o objeto de log.
Para cada classe que desejarmos que utilize o log, é
necessário criar um objeto de log. O nome do objeto é definido em sua construção.
Por exemplo: Logger logger1=Logger.getLogger("pai") define
que o nome do log será pai. Existem
práticas no uso desta API que recomendam que o nome do log seja o nome da
classe.
A API trabalha de maneira hierárquica. Portanto, cada logger
criado sempre herdará as configurações do logger pai, conforme indica a Listagem 1. A hierarquia pode seguir a
regra de como utilizamos os pacotes de classes. Com isso poderemos definir
regras específicas para cada pacote. Podemos associar que o log pai
seria o pacote principal do sistema. O log filho1 seria
responsável por outro pacote (podemos fazer uma analogia com o pacote de
conexões com bancos de dados) e o log filho2 seria
responsável por outro pacote diferente (por exemplo, o pacote das regras de
negócio).
Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.
Em quanto tempo vou me tornar um programador?
O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.
Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.
Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos dois tipos de planos: o plano recorrente e o plano anual. No plano recorrente, a cobrança é lançada mensalmente no cartão de crédito, necessitando apenas do limite para uma parcela. No plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX ou no Boleto parcelado (sujeito à analise de crédito)
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias, tanto no plano anual quanto no plano recorrente. Após esse período, se você estiver no plano recorrente e optar por cancelar antes de completar 12 meses, há uma taxa de 10% sobre o valor total. No plano anual, não há multas adicionais, mas o valor pago não é reembolsável.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
A renovação é automática?
Sim, nosso plano anual renova automaticamente após 12 meses, proporcionando conveniência e continuidade no seu aprendizado. Na renovação automática não é debitado do seu cartão as 12 parcelas. Para facilitar e não prejudicar o seu limite, a renovação é feita no modelo recorrente, cobrando uma mensalidade a cada mês.
Além disso, a renovação não tem fidelidade, oferecendo total flexibilidade. Você também tem a liberdade de desativar a renovação automática a qualquer momento, garantindo controle absoluto sobre sua assinatura.
Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?
Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
Eu sabia pouquíssimas coisas de programação antes de começar a estudar com
vocês, fui me especializando em várias áreas e ferramentas que tinham na plataforma, e com essa
bagagem consegui um estágio logo no início do meu primeiro
período na faculdade.
Estudo aqui na Dev desde o meio do ano passado!
Nesse período a Dev me ajudou a crescer muito aqui no trampo. Fui o primeiro desenvolvedor contratado pela minha
empresa. Hoje eu lidero um time de desenvolvimento! Minha meta é continuar estudando e praticando para ser um
Full-Stack Dev!
Economizei 3 meses para assinar a plataforma e sendo sincero valeu muito a
pena, pois a plataforma é bem intuitiva e muuuuito
didática a metodologia de ensino. Sinto que estou EVOLUINDO a cada dia. Muito
obrigado!
Nossa! Plataforma maravilhosa. To amando o curso de desenvolvimento
front-end, tinha coisas que eu ainda não tinha visto. A
didática é do jeito que qualquer pessoa consegue aprender. Sério, to apaixonado,
adorando demais.
Adquiri o curso de vocês e logo percebi que são os melhores do Brasil. É
um passo a passo incrível. Só não aprende quem não quer.
Foi o melhor investimento da minha vida!
Foi um dos melhores investimentos que já fiz na vida e tenho aprendido
bastante com a plataforma. Vocês estão fazendo parte da minha jornada nesse mundo da
programação, irei assinar meu contrato como programador
graças a plataforma.
Wanderson Oliveira
Comprei a assinatura tem uma semana,
aprendi mais do que 4 meses estudando outros cursos. Exercícios práticos que não tem
como não aprender, estão de parabéns!
Obrigado DevMedia, nunca presenciei uma plataforma de ensino tão presente na vida acadêmica de
seus alunos, parabéns!
Eduardo Dorneles
Aprendi React na plataforma da DevMedia há cerca de 1 ano e meio... Hoje estou há 1 ano empregado trabalhando 100% com
React!
Adauto Junior
Já fiz alguns cursos na área e nenhum é tão bom quanto o de vocês. Estou aprendendo
muito, muito obrigado por existirem. Estão de parabéns... Espero um dia conseguir um emprego na
área.