Nesta edição:
Trabalhando com generalização e especialização de dados
Este artigo introduz os conceitos de Generalização e Especialização explicando de uma forma clara e objetiva a maneira de se aplicar os dois conceitos no momento da elaboração dos Modelos de Dados.
Melhores práticas com Transaction Log e TempDB no SQL Server 2008
Este artigo apresenta as melhores práticas para se trabalhar com transaction log do SQL Server 2008 R2 discutindo formas de torná-lo eficiente e performático.
Trabalhando com JPA Collections e MySQL - Parte 2
O mapeamento objeto relacional é uma técnica de desenvolvimento utilizada para reduzir a distância que existe entre a programação orientada a objetos e a persistência dos dados em bancos de dados relacionais. Neste sentido, apresentaremos neste artigo como estender um modelo legado baseado em JPA collection.
Questões resolvidas do concurso da PRODAM – Ano 2010
Este artigo apresenta a correção das questões com conteúdo de banco de dados do concurso público da PRODAM para a carreira de Analista de TI com especialidade em administração de banco de dados.
A política de segurança da informação deve estar descrita em um documento formal que oriente a organização de forma clara e resumida sobre as diretrizes a serem seguidas de acordo com os requisitos de negócio da mesma. Neste contexto, neste artigo veremos de forma resumida como as normas de segurança ISO/IEC podem ser aplicadas à administração de bancos de dados SQL Server.
Um SGBD XML nativo é aquele que internamente utiliza o modelo XML para armazenar e processar dados. Este artigo introduz os conceitos básicos sobre esta categoria de banco de dados. Os principais objetivos são apresentar aspectos práticos relacionados à utilização dos SGBDs XML nativos e comparar as suas características (arquitetura, linguagem de consulta, etc.) com as características dos SGBDs relacionais.
Trabalhando com herança e interfaces em UML e Java
Este artigo introduz os conceitos de Generalização e Especialização explicando de uma forma clara e objetiva a maneira de se aplicar os dois conceitos no momento da elaboração dos Modelos de Dados.
Diagramas de interação da UML e a linguagem Java
Os diagramas de interação da UML representam graficamente sequências de chamadas de método e podem ser visualizados de duas maneiras: através dos diagramas de sequência e diagramas de colaboração. Este artigo apresenta os diagramas de interação da UML. Para isso, apresentará fragmentos do projeto de um sistema de vendas e controle de pagamentos.