Nesta edição:
Coluna .NET Brasil - edição .NET MAGAZINE 73.
É impressionante a quantidade de novidades que a Microsoft conseguiu colocar no .NET Framework 4.0, apenas dois anos depois da anterior.
Na terceira e última parte desta série de artigos veremos mais novidades do Visual Studio 2010 e do .NET Framework 4.0. Dentre elas as novidades para desenvolvimento no SharePoint 2010, o suporte à programação utilizando paralelismo de processadores, a nova linguagem de programação F#, entre outros recursos inovadores.
Este artigo mostra na prática como utilizar as novas bibliotecas JavaScript da Microsoft incorporadas na versão 4.0 do ASP.NET.
A plataforma .NET traz um enorme ganho de produtividade, permitindo ao desenvolvedor focar-se muito mais no domínio da aplicação do que em códigos de mais baixo nível, como por exemplo gerenciamento de memória. Entretanto, o desenvolvedor precisa entender como as bibliotecas da plataforma funcionam para evitar surpresas e até mesmo bugs em seus aplicativos. Neste artigo veremos alguns pontos importantes de serem lembrados, em especial por principiantes.
Veremos neste artigo algumas formas de se fazer uma modelagem com objetos POCO (Plain Old CLR Objects), onde podemos criar nossas próprias classes e utilizá-las como classes de persistência com a versão 4 do ADO.NET Entity Framework (conhecida também como EF4, ou também EFv4), no Visual Studio 2010 RC.
Introdução ao ADO.NET Entity Framework 4
Neste material é feito uso da abordagem Database-First (partindo do banco de dados), técnica esta que está presente desde a primeira versão do ADO.NET Entity Framework.
Este artigo vai discutir a criação de programas que podem ser estendidos e mantidos mais facilmente, quer seja por você, por sua equipe ou por terceiros. Aproveitando o tema, falarei sobre programas que suportam plugins e darei um exemplo de mecanismo feito “como antigamente”, que servirá como ponto de partida para a apresentação do MEF (Managed Extensibility Framework).
Os programas normalmente trabalham com uma grande quantidade de dados o tempo todo. Estes dados normalmente estão ordenados em forma de objetos/classes. Normalmente é necessário que se armazene estes dados para que sejam recuperados posteriormente. Uma das formas mais simples de se realizar esta tarefa é realizando a serialização das classes em arquivos para posterior leitura.
Pesquisas indexadas(Artigo Exclusivo para Digital)
Este artigo tem o intuito de desenvolver um sistema de buscas local estilo “Google”, usando um engine conhecido como Lucene.net. Vamos mostrar como indexar algumas informações e posteriormente disponibilizá-las para serem consultadas através de uma interface Web.