Nesta edição:
O Futuro do ASP.NET é o HTML 5. Algumas coisas já deixaram de ser novidades e predições, e se tornaram a mais pura realidade. Há cerca de dois anos ainda estávamos relutantes quanto à versão MVC do ASP.NET, e hoje já estamos na terceira versão do ASP.NET MVC. Para quem não conhece a história do ASP.NET, vamos a um breve resumo.
Encarando o desenvolvedor - Plataforma aberta ou fechada?
Tradicionalmente o desenvolvimento e instalação de software em computadores são “abertos”. Ou seja, se eu sou administrador do computador, eu posso instalar qualquer programa que eu deseje.
Neste arquivo serão apresentados recursos do .NET Framework para o desenvolvimento de soluções automatizando processos de negócio. Para isto serão empregadas as tecnologias WCF e Workflow Foundation, criando-se com isso um tipo de aplicação conhecida como Workflow Service.
Trabalhando com jQuery e ASP.NET
O artigo trata da biblioteca de JavaScript jQuery, apresentando seus conceitos básicos, principais funcionalidades e utilização em conjunto com o ASP.NET. A partir de uma aplicação, também é demonstrada a realização de chamadas AJAX a PageMethods.
Desvendando o Full-text Search no SQL Server 2008
Este artigo aborda um recurso muito interessante do SQL Server, o Full-text Search. Com o uso do Full-text é possível fazer consultas complexas não só em colunas com tipos de dados string, mas também em arquivos armazenados no banco de dados, como um arquivo word, pdf, etc.
Um entendimento aprofundado sobre o Microsoft Extensbility Framework, ou simplesmente MEF, sua arquitetura e conceitos. Através de exemplos práticos serão ilustradas formas de aplicar o framework para extensibilidade de aplicações.
Geração automática de testes numa abordagem TDD
Será apresentado a ferramenta Pex e discutido o uso dela dentro de técnicas de desenvolvimento orientado a testes baseadas em Test Driven Development.
Limites limpos e dependências controladas com Facade e IoC
Dependências sempre irão existir em desenvolvimento de software. Quanto mais dependências o software tem, maior o potencial de complexidade. O objeto do artigo é apresentar técnicas e ferramentas para manter as dependências controladas de forma a diminuir a complexidade do sistema como um todo.
Boas Práticas com C# e .NET Framework – Parte 1
O artigo demonstra padrões e práticas que, quando bem utilizados, ajudam o desenvolvedor da plataforma .NET a ter um melhor resultado em seus projetos podendo aumentar a produtividade.