Nesta edição:
Apresentação da arquitetura de interceptors do Struts 2, que possibilita a programação orientada a aspectos. Os interceptors têm o objetivo de capturar as requisições feitas às actions antes que elas cheguem ao seu destino. Veremos como eles funcionam, como eles são configurados e o que fazer para customizá-los.
NetBeans 6.8 e JavaFX Composer
Examinamos a versão 6.8 do NetBeans IDE, cujos principais destaques são o suporte à recém-lançada plataforma Java EE 6 (inclusive o application Server Glassfish V3), e o suporte inicial a desenvolvimento RAD para JavaFX com o plugin JavaFX Composer.
O artigo apresenta as novidades e melhorias realizadas no framework, e o que pode ser feito em projetos baseados nas versões mais antigas do Spring para que incorporem estas mudanças, aumentando a produtividade da equipe, bem como a qualidade do software desenvolvido.
Grails: do Groovy à Web – Parte 3
Veremos em detalhes um dos pilares do Grails, que é a camada de controle. Este é o componente do framework responsável por processar e responder a eventos – normalmente ações do usuário – e invocar alterações no modelo.
Manual de Etiqueta do Hibernate
Boas práticas na hora de utilizar o Hibernate. Nesse artigo mostramos 12 dicas cujo uso é recomendado durante o desenvolvimento de aplicações que utilizam Hibernate.
Uma visão das retrospectivas ágeis, seus objetivos e aplicações, apresentando técnicas para realização e facilitação de retrospectivas.
Coesão e Acoplamento em Sistemas OO
Neste artigo, é apresentada uma visão geral sobre os conceitos de coesão e acoplamento e sua importância no desenvolvimento de sistemas orientados a objetos de qualidade.