Nesta edição:
Requisitos para agilidade no desenvolvimento de software
Este artigo apresenta uma proposta sobre níveis de requisitos ágeis, práticas correspondentes aos papéis sugeridos e um modelo organizacional que proporciona um formato de empresa ágil.
Scrum e o gerenciamento de projetos – Parte 3
Demonstrar como utilizar os artefatos de um gerenciamento ágil como o Scrum, suportando e dando apoio aos artefatos também complementares do gerenciamento tradicional, apresentando como esta união pode ser benéfica para um mesmo projeto.
Estimativas de tamanho em projetos de software utilizando pontos de função
Estimativa de software com derivações em custo, prazo e esforço é uma necessidade comum entre as empresas de TI.
Este artigo tem como objetivo apresentar uma visão geral dos modelos de processo pessoal e de equipe, na melhoria contínua da qualidade em produção de software.
Demonstrar, através de uma visão geral, como o modelo de qualidade CMMI pode contribuir no processo de desenvolvimento de software. Você conhecerá os conceitos, características, objetivos e representações referentes a este modelo de qualidade.
Gerenciando mudanças a partir de requisitos
Este artigo apresenta alguns aspectos teóricos associados à engenharia de requisitos, e em particular, à manipulação da matriz de rastreabilidade. Além disso, também serão discutidos alguns aspectos associados à gestão de mudanças.
Introdução ao desenvolvimento de aplicações de realidade aumentada
Este artigo apresenta os conceitos de desenvolvimento de sistemas que adotam o conceito de Realidade Aumentada.
Boas práticas para escrita de métodos, funções e procedimentos – Parte 6
Aborda o tema Código Limpo com o objetivo de mostrar como o desenvolvedor pode usá-lo para melhorar a qualidade do código-fonte de suas aplicações. Este artigo provê conhecimento sobre como transformar códigos considerados ruins em bons códigos.