Revista Engenharia de Software Magazine 43: Produtividade de Times Ágeis

Nesta edição:

  • Produtividade de times ágeis

    Neste artigo será apresentada uma revisão de conceitos de produtividade de software, explicando como a produtividade deve ser interpretada em ambientes ágeis.

  • Scrum e o gerenciamento de projetos – Parte 2

    Este artigo visa demonstrar como resolver problemas de conflitos entre modelos de gerenciamento de projetos, principalmente apresentando formas de solucionar indecisões sobre quais os momentos de se aplicar uma técnica ágil ou uma ferramenta tradicional em um projeto, fornecendo reflexões e provocando ações para unir o Scrum às abordagens mais tradicionais.

  • Teste de regressão ágil com integração de ferramentas open source de teste

    Este artigo descreve de maneira prática como é possível usar um ambiente automático para teste de software integrando as ferramentas Open Source conhecidas para tornar o processo de teste ágil e sem custos adicionais para o projeto.

  • Medições para a gestão de sistemas de informação do Governo Eletrônico

    Este artigo tem como objetivo apresentar os principais usos da métrica de Pontos de Função e das medições de software no suporte ao planejamento, aquisição, desenvolvimento e manutenção dos Sistemas de Informação, assim como para a adoção de novas tecnologias para melhorar a integração dos Sistemas do Governo Eletrônico.

  • Aprimorando o ensino do diagrama de sequência da UML

    Este artigo apresenta o estudo da aplicação de um workflow para o ensino e aprendizagem da modelagem de diagramas da UML.

  • Teste Unitário com NUnit

    Este artigo aborda o tema teste unitário com o objetivo de mostrar como o desenvolvedor pode usá-lo para testar o código-fonte de suas aplicações. Neste sentido, o artigo provê conhecimento ao desenvolvedor sobre como implementar casos de teste unitá

  • Boas práticas para escrita de métodos, funções e procedimentos – Parte 5

    Este artigo provê conhecimento ao desenvolvedor sobre como transformar códigos considerados ruins em bons códigos demonstrando através de exemplos práticos as teorias aqui abordadas.