Nesta edição:
Conforme vamos criando nossos projetos é natural procurarmos maneiras de tornar nosso desenvolvimento mais produtivo, adotando práticas de programação que nos auxiliem nessas tarefas. Em Delphi e em outras linguagens temos a possibilidade de utilizar o conceito de herança para “quebrar galhos”, facilitando a manutenção, centralizando a codificação e evitando o desgaste de bolar novas interfaces visuais, por exemplo, mas não é comum desenvolvermos herança em Data Modules.
O artigo trata do desenvolvimento de servidores de aplicação utilizando a nova arquitetura DataSnap disponível no Delphi 2010. Veremos como disponibilizar serviços web aplicando os conceitos REST trabalhando com notação JSON permitindo assim que nossos serviços possam ser consumidos por aplicações desenvolvidas por praticamente qualquer linguagem de programação.
Neste artigo iremos explorar Gestures, que permite interpretar e atribuir ações para gestos do usuário na própria tela de maneira incrivelmente simples, criando passo-a-passo uma aplicação com interface similar aos existentes em SmartPhones como o iPhone, que liste e reproduza arquivos mp3 utilizando o componente nativo MediaPlayer. Para a lista de músicas utilizaremos a tecnologia do ClientDataSet para salvar listas em XML e recuperá-las.
Aprenda como integrar as partes do seu sistema de maneira sofisticada. Através do uso das interfaces o Padrão Observer permite que partes distintas se comuniquem sem que uma parte precise conhecer a outra.
Lançado pela Embarcadero, o Delphi Prism é a nova forma de desenvolver aplicações para o .NET Framework e Mono utilizando o Object Pascal e o IDE do Visual Studio.
O artigo apresenta a biblioteca jQuery em conjunto com a linguagem PHP. Famosa por seu slogan “escreva menos, faça mais”, essa biblioteca oferece uma série de recursos que são simples de se utilizar e essenciais para os padrões atuais de desenvolvimento Web.
Sistema de Locadora em Delphi 2010 – Parte 4(Artigo Exclusivo para Digital)
Desenvolvimento de aplicação com validações realizadas por meio do banco de dados. Distribuição de tarefas entre banco de dados e aplicação, permitindo uma comparação e compreensão de como e quando usar estes recursos.