Nota do editor: a linha editorial do site DevMedia foca, geralmente, em artigos sobre desenvolvimento de software. Abrimos a exceção para este post por se tratar de um assunto muito interessante e útil.

Depois de mais de 15 anos orientando alunos e averiguando deficiências em apresentações de trabalhos de conclusão de curso (TCCs) e palestras, resolvemos escrever algumas dicas e/ou procedimentos básicos para aumentar as chances de sucesso na apresentação.

Eu quero começar lembrando Antoine de Saint-Exupéry: "A perfeição é atingida não quando não se tem mais o que colocar, mas sim quando não se tem mais o que tirar." Este pensamento serve para as classes dos programas que você escreve, para montagem dos seus slides e, principalmente, para orientar a sua fala na hora da apresentação. Concentre-se no essencial e aprecie as seguintes orientações, as quais podem ser aplicadas a qualquer tipo de palestra:

  • Coma apenas coisas leves no dia (frutas, grelhados, legumes);
  • Use o pensamento positivo desde a hora que acordar. Repita 10 vezes que é capaz e não vai ficar nervoso;
  • Procure informar-se do tempo máximo da apresentação para não ultrapassar o tempo limite. Geralmente, em uma apresentação de monografia, não se passa mais de 45 minutos falando;
  • Para uma apresentação de 45 minutos, em média, 35 slides são suficientes. Não passe de 45;
  • Faça um pequeno ensaio para alguém da família ou amigo;
  • Comece apresentando-se, cumprimentando todo mundo e elucidando tema e objetivos, sem esquecer-se de citar seu orientador, no caso de monografia, dissertação ou tese;
  • Ressalte que as perguntas podem ser feitas no final, evitando assim que seja interrompido constantemente no meio da apresentação;
  • Não pode faltar um slide com o conteúdo da apresentação (espécie de sumário da apresentação). Uma apresentação deve ter uma estrutura formal e o público precisa saber o que será apresentado e qual a ordem. Já testemunhamos palestrantes de grandes eventos cometerem esse equívoco. Alguns palestrantes podem radicalizar a palestra começando a mesma com uma música ou dinâmica de grupo. Isto é bom para muitos assuntos, mas não se esqueça de informar ao público o que será abordado;
  • Um slide com uma epígrafe logo no início é muito salutar (frase inteligente de algum autor que desperta para o contexto);
  • Para cada mudança de contexto, faça um slide abrindo o novo assunto;
  • Não use palavras e frases informais tais como: “essa parada aí”, “curtir”, “botar”, “tá ligado?”. Substitua por palavras como: “neste contexto”, “admirar”, “colocar”, “introduzir”, “ficou claro?”;
  • Na apresentação, procure não repetir a mesma palavra várias vezes. Coisas do tipo: "realmente, realmente, realmente, realmente" ou “digamos assim, digamos assim, digamos assim” ou “ “né”, “né”, “né” “ ou “eeeeeeeeeeeeeeeeeeee”. Veja isso no ensaio;
  • Também procure não ficar repetindo o mesmo gesto. Ficar jogando uma caneta para cima, por exemplo;
  • Por falar em repetição, lembre novamente de Saint-Exupéry. Eu ainda não consegui entender porque os adolescentes de hoje têm que colocar a palavra “tipo” em tudo que dizem. No cotidiano, “tipo”, tudo bem, mas na palestra, “tipo”, você não deveria fazer isso. “Tipo” assim, não fica legal, “tipo”, ficar dizendo, “tipo”, “tipo” toda hora.
  • Seja dinâmico, mas movimente-se de maneira harmoniosa. Se seu trabalho não tem nada a ver com expressão corporal, não precisa dançar;
  • Fale em um tom audível para os presentes, demonstrando determinação e passando segurança;
  • Vibre com o seu tema e faça o público notar que é interessante. Não faça uma apresentação “morta”, “lenta” e sem motivação. Use exemplos para motivar. Uma boa dica é fazer uma apresentação dinâmica, baseada em mapas mentais, a qual evolui em sintonia com o que está sendo falado.
  • Os slides não devem ser poluídos (letras pequenas). Devem ter letras "garrafais", grandes, e apresentarem só os tópicos principais, pois as entrelinhas você explica;
  • Não fique lendo os slides. Isso é chato e passa insegurança. Leia apenas os tópicos;
  • Se existe alguma sigla no seu trabalho, só a use depois que já foi apresentado o significado. Ou seja, deve sempre vir um slide antes com o significado da sigla. Não apresente uma sigla em um slide, sem antes o significado já ter aparecido em outro slide. Isso também serve para a apresentação, não fique falando de um conceito novo, sem antes dizer do que se trata;
  • Não olhe para baixo. Olhe nos olhos das pessoas;
  • Se ficares envergonhado ao olhar nos olhos das pessoas, olhe na orelha. Essa técnica faz o público pensar que você está seguro e está olhando no olho. Quem é olhado na orelha, acha que está sendo olhado no olho;
  • Se houver figuras nos slides, certifique-se que as mesmas ficarão visíveis e possuirão textos legíveis. Um slide com uma figura que ninguém enxerga é inútil;
  • Se a figura for muito grande, divida-a e apresente as partes relevantes;
  • Não coloque o “dedão” na tela do projetor. Também não fique passando em frente à tela toda hora. Se possível, procure usar um apontador.
  • Preocupe-se com a nossa, muitas vezes desprezada, língua portuguesa. Complicado não cometer erros com uma língua tão complexa, mas podemos tentar minimizá-los. Os erros comuns são de concordância verbal e nominal, mas um dos campeões é o uso do advérbio ou pronome onde em qualquer situação, mesmo quando só é possível usar “em que” ou “no qual”, “na qual”, “nos quais”, “nas quais”, por uma questão de regência verbal ou nominal. Não diga: “O artigo mostra uma construção teórica relevante, onde todos podem perceber a influência da Internet”. Diga: “O artigo mostra uma construção teórica relevante, na qual todos podem perceber a influência da Internet”. Use onde quando houver referência a um lugar como, por exemplo, na frase “Aracaju é uma cidade onde se vive muito bem”;
  • Conclua com os resultados da pesquisa e/ou tendências futuras. Mostre apenas a bibliografia principal, pois poluir slides não vai adiantar e o público não vai conseguir ler.
  • Não se esqueça do slide agradecendo a todos que merecem;
  • Também não se esqueça de um último slide com seu contato: e-mail, site, telefone, etc..;
  • Vá ao local da apresentação um dia antes ou pelo menos horas antes. Isso evita surpresas desagradáveis tais como: instalação mal sucedida, figuras que não aparecem, fontes que não são reconhecidas e etc.. Em outras palavras, teste sua apresentação no local, pois testar em casa (outro ambiente) não é suficiente. Slides brancos podem minimizar problemas de visualização;
  • Por fim, pense em coisas boas antes e depois da apresentação. Isto relaxa e vai fazer você sorrir. Sorrir é o melhor remédio.

Ainda está nervoso(a) ? Faz o seguinte, vai a um local isolado agora e dê um “gritão”, pois também pode resolver.

Abraço e até o próximo artigo.