O objetivo da replicação é manter duas ou mais cópias dos dados em diferentes servidores: pode-se replicar um conjunto de tabelas, ou mesmo aplicar filtros nas linhas e colunas que se deseja replicar, mas pode-se também replicar um banco de dados em sua totalidade. A replicação tem sido uma grande aliada das empresas, provendo melhor desempenho e maior disponibilidade através da distribuição sistemática de dados.
Na edição 15 da SQL Magazine, o leitor pôde conferir alguns conceitos sobre replicação de dados. Conforme dito pelo autor Wagner Corrêa Ramos, replicação é um meio de se copiar de forma gerenciada os dados entre servidores, que podem estar próximos ou a centenas de quilômetros de distância.
Praticamente todos os SGBDs oferecem recursos de replicação de dados. Até os SGBDs opensource têm pelo menos uma opção de replicação gratuita ou com custos bastante reduzidos.
Este artigo tem como objetivo apresentar o processo de configuração de replicação de dados utilizando o SQL Server 2000. A versão utilizada no artigo foi a Personal Edition (específica para desktops), mas os procedimentos são os mesmos para outras versões (Enterprise e Standard Editon).
Planejamento da replicação de dados
1. Análise dos requisitos do negócio
Antes de iniciar a configuração da replicação, o projetista deve definir para que e como será a replicação de dados, de modo que seu usuário tenha satisfação e confiabilidade no processo como um todo. Para manutenção das cópias será necessário levantar os requisitos para o funcionamento da replicação: latência, autonomia da réplica, conflitos de atualização, disponibilidade física (hardware e software), tipo de arquitetura e velocidade dos links da conexão:
·Latência: é o tempo permitido para que haja um sincronismo entre as réplicas. À medida que a base de dados original sofre alterações, existe um certo tempo (latência) até que estas sejam propagadas para as cópias (réplicas).
·Autonomia da réplica: existem empresas em que as filiais precisam continuar operando normalmente mesmo que as filiais estejam com problemas de comunicação com a matriz. Para que isso ocorra, a réplica deve possuir dados suficientes para operar de forma autônoma quando o acesso ao servidor central estiver indisponível.
·Conflitos de atualização: quando existem diversas réplicas onde os dados podem ser alterados, o mesmo registro pode ser modificado em réplicas diferentes gerando uma situação de conflito ondeuma alteração se sobrepõe à outra. No SQL Server 2000 é possível acrescentar regras para direcionar a solução de conflitos pelo SGBD;ou ainda projetar algumas regras no modelo de dados, ficando a cargo da aplicação – e não do SGBD - solucionar o conflito. A titulo de exemplo de regra na aplicação, suponha uma tabela de clientes responsável pelo armazenamento de todos os clientes da empresa. Para que se evitem conflitos de cadastramento entre as diversas filiais, uma solução é colocar as iniciais da cidade responsável pelo cadastro na codificação do cliente. Clientes cadastrados na cidade de São Paulo receberiam códigos como SP001, SP002, dentre outros; já os clientes cadastrados emPoços de Caldas receberiam os códigos PC001, PC002, e assim por diante. Já para uma regra definida pelo sistema de replicação, poderíamos estabelecer, por exemplo, que alterações executadas na cidade de São Paulo têm prioridade sobre aquelas realizadas nas lojas localizadas em Poços de Caldas.
·Disponibilidade física: o projetista deve levantar quais serão os servidores e o meio de comunicação disponível.
·O projetista deverá escolher otipo de arquitetura da replicação: um servidor central com réplicas não atualizáveis, um servidor central com réplicas atualizáveis, réplicas atualizáveis com ou sem o servidor central:
oServidor central com réplicas não atualizáveis: as atualizações são efetuadas apenas no servidor central, sendo retransmitidas para as réplicas. É utilizado em sistemas onde a réplica utiliza somente consultas. Essa é a modalidade de replicação mais tranqüila para que se mantenha integridade dos dados.
oServidor central com réplicas atualizáveis: neste caso as réplicas também atualizam dados. As atualizações efetuadas nas réplicas devem retornar para o servidor central;
oRéplicas atualizáveis com ou sem servidor central: todas as réplicas recebem e realizam atualizações, distribuindo-as para outras réplicas. Neste caso, cada réplica tem uma cópia perfeita de todos os dados. Este tipo de arquitetura é importante em sistemas bancários e em sistemas de vendas on-line, onde o estoque deve ser atualizado em tempo real.
·Velocidade dos links da rede: a replicação implica em informações sendo enviadas na rede. Por essa razão, é importante estimar o volume de dados a serem replicados e verificar se o link disponível é suficiente para que se evite uma sobrecarga do sistema, impedindo – ou atrasando – o processo de sincronização.
2. Escolha do modelo de atualização: síncrona ou assíncrona
Existem dois tipos de sincronização: síncrona e assíncrona. Os softwares replicadores que realizam replicação assíncrona são responsáveis por replicações não atômicas entre servidores: eles normalmente possuem um log contendo as alterações; através de um processo assíncrono o log é lido e as atualizações são propagadas para as réplicas.
No replicador síncrono as transações são atômicas e as atualizações são realizadas em todas as réplicas em tempo real. Este segundo caso deve ser utilizado para aplicações que têm a necessidade de informações atualizadas em tempo real, com latência mínima. A desvantagem desta opção é a perda de desempenho: caso uma das réplicas esteja sem conexão, a replicação fica pendente até que todas as réplicas estejam prontas para sincronização. Na replicação assíncrona o desempenho é muito superior, uma vez que o dado é atualizado e, somente quando possível,será efetuado a distribuição para as réplicas.
O SQL Server 2000 trabalha com replicação assíncrona, mas pode ser configurado para propagar as alterações no momento em que elas são registradas no database, diminuindo bastante a latência de sincronização entre publicador e réplicas.
Replicação no SQL Server
Elementos de replicação
A replicação de dados no SQL Server segue o modelo Publisher-Subscriber, onde um servidor publica os dados para os demais. Existem três elementos de replicação: Publisher, Distributor e Subscriber(ver Figura 1):
·Publisher é aquele que “publica” os dados que serão replicados para um ou mais Subscribers;
·Subscriber recebe os dados publicados pelos Publishersatravés do Distributor;
·Distributor é aquele que “entrega” os dados para os Subscribers. O papel do distribuidor é mais significativo nas replicações Snapshot e Transacional, pois nesses dois modelos, além de controlaro processo de distribuição (o que deve ser distribuído para quem), o Distributor armazena temporariamente as transações (replicação Transacional) ou a estrutura e dados das tabelas (replicação Snapshot).
Figura 1. Visão do modelo arquitetural da replicação.
PUBLISHER
Banco de dados onde são efetuadas as alterações. Disponibiliza os dados para replicação.
DISTRIBUTOR
Controla e distribui as alterações para um ou mais Subscribers.
Dependendo do modelo de replicação, também armazena temporariamente os dados e/ou transações que serão replicadas.
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<Perguntas frequentes>
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Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
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Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
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Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos o plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX
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Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
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Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
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