Veja neste artigo uma abordagem prática com os padrões Prototype, Strategy e Adapter.
ArtigosJavaRefatorando código com padrões de projeto
Por que eu devo ler este artigo:A utilização de padrões de projeto permite o desenvolvimento de um código limpo, flexível e testável, assim como facilita a comunicação entre
arquitetos e desenvolvedores ao viabilizar um vocabulário comum, amenizando possíveis problemas de interpretação, algo presente em projetos de software. Com
base nisso, este artigo é útil por apresentar uma maneira prática para detecção de problemas de design no código e como refatorá-lo empregando boas práticas
ao introduzir padrões de projeto ao ciclo de desenvolvimento.
O desenvolvimento de software de qualidade é um processo que exige tempo e um elevado esforço por parte da equipe do projeto. Para manter o padrão alto é
primordial evitar o uso de métodos antiquados ou inapropriados, como codificar de forma estruturada. Além disso, é necessário escrever código pensando
também na sua facilidade de manutenção e evolução. Com essas medidas o processo de desenvolvimento tende a se tornar mais caro, mas o custo para corrigir os
problemas e manter o software será ainda mais alto sem aplicá-las.
Em sistemas em que não houve essa preocupação a refatoração será um processo bastante complexo ou mesmo inviável, pois o código provavelmente apresentará
baixa coesão, alto acoplamento, entre outros indícios que sinalizam a baixa qualidade. Em alguns casos chega a ser mais aconselhável criar um novo sistema
do que tentar modificá-lo.
Diante disso, aplicar técnicas que amenizem a produção de código ruim é essencial, como a orientação a objetos e padrões de projeto, utilizadas para alcançar
um alto nível de satisfação na produção do código. Essas técnicas, se aplicadas corretamente, permitirão um código mais fácil de ser mantido. Além disso,
permitirá que o sistema seja estendido, isto é, receba novas funcionalidades, de forma mais simples.
Com base no que foi apresentado, este artigo dará uma visão geral sobre padrões de projeto e como eles são utilizados na linguagem Java. Em seguida,
explanará sobre como refatorar um projeto exemplo aplicando os padrões Prototype, Strategy e Adapter.
Fundamentos da orientação a objetos
O paradigma da orientação a objetos estabelece fundamentos que influenciam diretamente a organização e qualidade do código, como abstração, encapsulamento e
herança. O conceito da abstração, por exemplo, possibilita focar no que é um objeto e qual comportamento ele terá antes mesmo de começar a ser implementado.
Já o encapsulamento consiste em adicionar segurança à aplicação. Isso porque através deste conceito haverá a separação entre aspectos externos e
implementações internas de um objeto, como viabilizado pelos modificadores de acesso. Assim, evita-se que o software crie uma interdependência excessiva,
que normalmente chamamos de alto acoplamento, entre objetos e que uma mudança possa gerar efeitos colaterais em todo o sistema.
O conceito de herança, por sua vez, proporciona que estruturas comuns sejam compartilhadas entre diferentes classes, e assim, métodos e atributos podem ser
reutilizados, evitando possíveis problemas como código duplicado.
Esses fundamentos da orientação a objetos, junto com os conceitos de padrões de projeto, ajudarão o profissional a produzir um código de qualidade e a
reduzir o esforço necessário no decorrer do desenvolvimento do software e de sua manutenção.
Padrões de projeto ou Padrões GoF
O conceito “padrão de projeto” surgiu com o arquiteto austríaco Christopher Alexander. Ele constatou que por conta do emprego de padrões as cidades medievais
eram mais bonitas e harmônicas. O resultado dessa observação foi a publicação do livro “A Pattern Language”, em meados de 1970, em que ele
apresenta como utilizar padrões em construções futuras ou na melhoria das já existentes.
Já no âmbito da Engenharia de Software, o termo começou a ser utilizado por Kent Beck e Ward Cunningham, em meados de 1980. Porém, somente em 1995, quando
Erich Gamma, Richard Helm, Ralph Johnson e John Vlissides publicaram o livro “Design Patterns – Elements of Reusable Object-Oriented Software”,
considerado a referência mais importante sobre o assunto, os padrões de projeto começaram a ter notoriedade na área da computação. Após isso, os autores
ficaram conhecidos como a “A Gangue dos Quatro”, ou Gang of Four (GoF). Foi daí que surgiu a nomenclatura “Padrões GoF”.
O livro está dividido em três categorias, a saber: padrões de criação, estruturais e comportamentais. Ao todo são vinte e três padrões catalogados e que
descrevem soluções para diversos problemas recorrentes durante o processo de desenvolvimento, como será visto a seguir.
Padrões de criação
Os padrões de criação têm a função de abstrair o processo de criação de objetos e podem ser divididos em duas categorias: classe e objeto. A utilização
desses padrões auxilia o sistema a ser independente de como seus objetos são criados, compostos e representados. Isso ocorre devido ao encapsulamento do
conhecimento sobre as classes concretas que serão usadas pela aplicação e também pela ocultação do modo como essas classes são criadas e formadas.
A Tabela 1 apresenta os seis padrões criacionais e os seus objetivos.
Tabela 1. Padrões de projetos criacionais.
Padrões de projeto
Objetivo
Abstract Factory
Prover uma interface para criar uma família de objetos relacionados ou dependentes sem especificar suas classes concretas. O Abstract Window
Toolkit (AWT) utiliza esse padrão para fornecer um conjunto de classes independentes de plataforma específicas para operações gráficas.
Builder
Separar o processo de construção de objetos complexos de sua representação, de modo que um mesmo processo possa gerar diferentes representações
de forma transparente. Um bom exemplo é a classe java.lang.ProcessBuilder, utilizada para executar comandos em sistemas operacionais.
Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.
Em quanto tempo vou me tornar um programador?
O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.
Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.
Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos dois tipos de planos: o plano recorrente e o plano anual. No plano recorrente, a cobrança é lançada mensalmente no cartão de crédito, necessitando apenas do limite para uma parcela. No plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX ou no Boleto parcelado (sujeito à analise de crédito)
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias, tanto no plano anual quanto no plano recorrente. Após esse período, se você estiver no plano recorrente e optar por cancelar antes de completar 12 meses, há uma taxa de 10% sobre o valor total. No plano anual, não há multas adicionais, mas o valor pago não é reembolsável.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
A renovação é automática?
Sim, nosso plano anual renova automaticamente após 12 meses, proporcionando conveniência e continuidade no seu aprendizado. Na renovação automática não é debitado do seu cartão as 12 parcelas. Para facilitar e não prejudicar o seu limite, a renovação é feita no modelo recorrente, cobrando uma mensalidade a cada mês.
Além disso, a renovação não tem fidelidade, oferecendo total flexibilidade. Você também tem a liberdade de desativar a renovação automática a qualquer momento, garantindo controle absoluto sobre sua assinatura.
Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?
Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
Eu sabia pouquíssimas coisas de programação antes de começar a estudar com
vocês, fui me especializando em várias áreas e ferramentas que tinham na plataforma, e com essa
bagagem consegui um estágio logo no início do meu primeiro
período na faculdade.
Estudo aqui na Dev desde o meio do ano passado!
Nesse período a Dev me ajudou a crescer muito aqui no trampo. Fui o primeiro desenvolvedor contratado pela minha
empresa. Hoje eu lidero um time de desenvolvimento! Minha meta é continuar estudando e praticando para ser um
Full-Stack Dev!
Economizei 3 meses para assinar a plataforma e sendo sincero valeu muito a
pena, pois a plataforma é bem intuitiva e muuuuito
didática a metodologia de ensino. Sinto que estou EVOLUINDO a cada dia. Muito
obrigado!
Nossa! Plataforma maravilhosa. To amando o curso de desenvolvimento
front-end, tinha coisas que eu ainda não tinha visto. A
didática é do jeito que qualquer pessoa consegue aprender. Sério, to apaixonado,
adorando demais.
Adquiri o curso de vocês e logo percebi que são os melhores do Brasil. É
um passo a passo incrível. Só não aprende quem não quer.
Foi o melhor investimento da minha vida!
Foi um dos melhores investimentos que já fiz na vida e tenho aprendido
bastante com a plataforma. Vocês estão fazendo parte da minha jornada nesse mundo da
programação, irei assinar meu contrato como programador
graças a plataforma.
Wanderson Oliveira
Comprei a assinatura tem uma semana,
aprendi mais do que 4 meses estudando outros cursos. Exercícios práticos que não tem
como não aprender, estão de parabéns!
Obrigado DevMedia, nunca presenciei uma plataforma de ensino tão presente na vida acadêmica de
seus alunos, parabéns!
Eduardo Dorneles
Aprendi React na plataforma da DevMedia há cerca de 1 ano e meio... Hoje estou há 1 ano empregado trabalhando 100% com
React!
Adauto Junior
Já fiz alguns cursos na área e nenhum é tão bom quanto o de vocês. Estou aprendendo
muito, muito obrigado por existirem. Estão de parabéns... Espero um dia conseguir um emprego na
área.