Demonstrar, através de uma visão geral, como os aspectos inerentes à qualidade de software podem contribuir para a competitividade e produtividade. Você conhecerá os conceitos, características, pontos positivos e negativos referentes ao processo de qualidade de software.
Para que serve:
Proporcionar aos desenvolvedores e consumidores de software maior conhecimento sobre a qualidade, uma vez que grande parte dos projetos de desenvolvimento ainda precisa evoluir neste aspecto.
Em que situação o tema útil:
Nos projetos de desenvolvimento de software, que adotam políticas de qualidade, sobretudo quando se deseja buscar mercados externos ou expandir seus clientes internos aumentando a satisfação dos mesmos.
Resumo DevMan
A qualidade de software é uma área de conhecimento da engenharia de software que objetiva garantir a qualidade do software através da definição e normatização de processos de desenvolvimento. Apesar dos modelos aplicados na garantia da qualidade de software atuarem principalmente no processo, o principal objetivo é garantir um produto final que satisfaça às expectativas do cliente, dentro daquilo que foi acordado inicialmente.
Segundo a norma ISO 9000 (versão 2000), a qualidade é o grau em que um conjunto de características inerentes a um produto, processo ou sistema cumpre os requisitos inicialmente estipulados para estes.
No desenvolvimento de software, a qualidade do produto está diretamente relacionada à qualidade do processo de desenvolvimento, desta forma, é comum que a busca por um software de maior qualidade passe necessariamente por uma melhoria no processo de desenvolvimento.
Atualmente as empresas buscam uma melhora constante na qualidade do desenvolvimento de software visto a grande concorrência, que não é mais local, e sim mundial, já que com a internet o desenvolvimento pode ser realizado em qualquer lugar assim como sua comercialização.
Surgiram a partir disso vários padrões de qualidade, e com reconhecimento mundial, pelo qual uma empresa pode ser avaliada e julgada. A empresa faz uma solicitação formal a um órgão certificador, incluindo detalhes do negócio da empresa, escopo da certificação solicitada e cópia do manual de qualidade. O órgão certificador faz uma visita à empresa, colhe mais dados, explica o processo de certificação e verifica se a documentação do sistema de qualidade está de acordo com a norma ISO. Depois envia uma equipe à empresa com fins de auditoria. Nesta visita, será verificado se todos na empresa cumprem o que está documentado no manual de qualidade e emite o certificado de qualidade.
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