Olá Amigo(a),
O dinheiro é uma moeda de troca.
De que forma você tem usado seu dinheiro?
Infelizmente, a maioria das pessoas trocam o dinheiro por besteira. Comida não saudável. Entretenimento barato. Escapismo. Etc.
Poucas pessoas usam o dinheiro de forma produtiva. Em conhecimento. Na aquisição de novas habilidades.
Essa é a chave: a quantidade de habilidades que você tem, define o seu nível de crescimento.
É como falar idiomas. Quanto mais idiomas você fala, mais portas se abrem.
A programação é mais um 'idioma'. É mais uma habilidade. É mais uma forma de abrir portas na sua vida.
‘Conheço Programação básica. Consigo fazer sites e aplicativos básicos’.
Faz uma diferença grande.
A verdade é que a Programação se tornou o novo ‘inglês básico’.
Quem hoje não precisa, pelo menos, publicar algum tipo de site na internet?
Se você tem um produto, vai precisar de um site; se você quer comunicar alguma coisa na internet, o primeiro passo é ter uma página.
Se você trabalha em uma empresa, com certeza poderia contribuir mais se você pudesse criar sites ou dar manutenção em sites existentes.
Estou falando de coisas simples, como criar uma página para anunciar uma promoção, por exemplo. Algo que, com um conhecimento básico de programação, você faz em algumas horas.
Mas se você não sabe nada, se você é um leigo em tecnologia, você é dependente de outro profissional. Em um mundo cada vez mais tecnológico, o seu valor vai diminuindo.
Nossa sociedade está ficando cada vez mais complexa.
Um alerta: muitas empresas já estão solicitando conhecimento básico em programação para algumas áreas que não são de programação, como mostram as Figura 1 e 2.
Já faz muito tempo que a programação deixou de ser aquela coisa de nerd, de cientista. O mundo caminha para ser um grande computador.
No pior cenário, se você estuda programação, você ganha uma habilidade. E, sempre que você tem uma nova habilidade, portas se abrem.
Você consegue resolver novos problemas. Você consegue resolver melhor problemas antigos. Você tem novas ideias, novas possibilidades.
Você deixa de ser um usuário da tecnologia, e passa a ser um atuante. Você começa a jogar o jogo do digital, entende?
Bom, tudo depende do primeiro passo.
O legal da tecnologia, da programação, é que essa habilidade pode ser usada como um pilar para as outras habilidades que você já tem.
É como se você fizesse um ‘combo’.
Por exemplo: digamos que você oferece algum tipo de serviço. Qualquer um.
Então, você aprende inglês. Em seguida você começa a atender também, no seu serviço, estrangeiros, pessoas que falam inglês. Você uniu duas habilidades e fez um combo: ampliou o potencial da sua oferta.
Programação é a mesma coisa.
Você oferece um serviço. E aprende o básico da programação. A partir desse ponto, um mundo de oportunidades se abre para você. Você pode criar um aplicativo para os clientes do seu serviço.
Você pode criar diversas Landing Pages para ofertar seu serviço. Você criar um cadastro de telefone e e-mail, e salvar em uma base de dados pessoas interessadas no seu serviço.
Você une a tecnologia e a sua habilidade principal e faz um combo!
É só vantagem.
Um abraço,
Equipe DevMedia