Do que se trata o artigo:

Neste artigo veremos os principais desafios e benefícios relacionados a testes de temas para dispositivos móveis. Em seguida será apresentado um processo que sugere uma organização para as atividades propostas, e por fim, será relatado como testes de imagens, ícones, fundo de telas, textos e cores podem ser feitos de maneira objetiva.

Em que situação o tema é útil:

O processo apresentado neste artigo facilita a realização de testes de temas para dispositivos móveis; e vai além, mostrando que a sua aplicação pode ser estendida para uma análise objetiva de questões que a princípio parecem subjetivas. Através da realização de testes nas áreas de usabilidade e testes de software, é reforçada a importância da interdisciplinaridade entre estas duas grandes áreas da engenharia de software como uma maneira de alcançar melhores resultados.

Resumo DevMan:

A criação de temas para dispositivos móveis representa um desafio porque envolve diversos aspectos, tais como: construir corretamente um conceito, que é o próprio tema com seus ícones, imagens e a mensagem que este deve passar para quem o utiliza; elaborar um produto fácil de usar e de entender sua iconografia; e além de tudo, ser visualmente atrativo. Testar estas situações requer muito mais do que subjetividade.

O aumento nas vendas de smartphones, tablets e afins, aliada a facilidade de download e uso dos aplicativos que podem ser instalados neles, podem estar diretamente relacionados ao aumento do interesse dos usuários na customização da interface gráfica de seus dispositivos. Uma das maneiras de atender a esta expectativa crescente é estimular o consumo de temas por parte dos usuários. Um tema é um pacote contendo arquivos com um conjunto de propriedades agrupadas, tais como: tamanho de texto, cor de fundo da tela, ícones e outros elementos [1] que, quando aplicados aos dispositivos, fazem com que estes apresentem um visual alternativo ao que originalmente ali se encontrava, modificando assim a relação entre aquele e seu usuário.

Pensando no lado de quem está disponibilizando estes temas, surge uma preocupação: como oferecer temas de qualidade para este crescente número de usuários que compram dispositivos e querem deixá-los cada vez mais customizados?

Esta pergunta pode ser respondida através das respostas de muitas outras perguntas. É possível verificar se as imagens e ícones em um smartphone têm qualidade? Não seria esta uma atividade muito subjetiva? Como testar um tema?

Este artigo se propõe a apresentar algumas alternativas de como temas podem ser testados. São listadas atividades que podem ser realizadas com o intuito de diminuir um pouco a subjetividade na avaliação de temas para dispositivos. Propõe ainda a organização destas atividades em formato de processo, agrupadas em fases e com fluxos e responsabilidades bem definidas.

A equipe que elaborou este trabalho realizou buscas na internet e em livros tentando encontrar maneiras, dicas e sugestões para testes de temas. Pouco conteúdo foi encontrado, mas nenhum processo. Então, este processo foi proposto e rodado tantas vezes (aproximadamente cinquenta vezes) que é possível afirmar que ele funciona, e traz ganhos para o projeto que o implanta. Traz, além de tudo, confiança do trabalho que está sendo realizado. Vamos a ele!

Preciso testar um tema! Por onde começar?

Baixar o tema, aplicar no dispositivo e ver se o visual agrada é um bom começo, mas é muito subjetivo, e não é suficiente para atestar a qualidade deste produto. Como olhar para um tema e não deixar então que aspectos subjetivos prejudiquem uma avaliação? Onde termina a opinião pessoal do avaliador e onde começa a avaliação imparcial de um conteúdo? É importante que o observador não faça relação com seus interesses pessoais.

O tema pode ser visualmente interessante, mas trazer elementos que não condizem com sua proposta inicial. Podem ainda confundir o usuário com conceitos que dificultam o uso do seu dispositivo. Em outras palavras, o tema pode não ser inteiramente consistente com ele mesmo. Estas questões são bem mais importantes do que estar ou não visualmente interessante.

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