Neste artigo, vamos abordar alguns padrões do grupo Estrutural, que têm por finalidade mostrar como formar objetos a partir de funcionalidades de outros objetos, seja por herança de abstrações, associações e composição.
Mentoring:Padrões de projeto são
soluções prontas e reutilizáveis para problemas recorrentes da orientação a
objetos, entre eles os principais são: forte acoplamento entre classes,
dificuldade de reutilização de componentes, falta de modularização, duplicação
de código e altos custos com manutenção. Os padrões de projeto são apresentados
no livro “Design Patterns: Elements of Reusable
Object-Oriented Software”, dos autores E. Gamma, R. Helm, R.
Johnson e J. Vlissides, mais conhecidos como Padrões GoF (Gang of Four), ver
referências bibliográficas na sessão Links.
No artigo da edição 152 da Revista ClubeDelphi foram abordados os padrões da
categoria criacionais, incluindo Abstract Factory, Factory Method, Singleton e
Builder, que tinham por finalidade resolver problemas com forte acoplamento de
classes devido a criação de objetos concretos. Neste artigo, vamos abordar
alguns padrões do grupo Estrutural, que têm por finalidade mostrar como formar
objetos a partir de funcionalidades de outros objetos, seja por herança de
abstrações, associações e composição. Os padrões apresentados neste
artigo são o Adapter, Bridge, Composite, Decorator e Façade.
Em
que situação o tema é útil Padrões
de projeto estruturais são úteis para criar softwares mais fáceis de serem
mantidos, evoluídos, promovendo reutilização de código, uso de boas práticas de
programação orientada a objetos, redução de custos com manutenção, já que
permitem que alterações em um determinado sistema não quebrem outras
funcionalidades, reduzindo a dependência entre classes, através do uso
exaustivo de abstrações. Dos padrões tratados neste artigo, o Adapter serve
para permitir a comunicação entre duas classes com interfaces distintas; Bridge
serve para separar totalmente a interface de um objeto de sua implementação
concreta; Composite permite criar composições de objetos; Decorator permite
adicionar funcionalidades a um objeto sem usar herança estática, usando herança
de “caixa-preta”, através da implementação por delegação; Façade ajuda a tornar
um subsistema de classes mais fácil de utilizar. Como na edição anterior,
primeiramente será apresentada uma descrição formal de cada padrão segundo GoF,
depois um exemplo prático em Delphi.
Adapter
A
intenção do padrão Adapter, também conhecido como Wrapper, é converter a interface de uma classe em outra
interface esperada pelos clientes. Permite que classes trabalhem em conjunto,
pois de outra forma não poderiam, devido ao fato de terem interfaces
incompatíveis. O
padrão pode ser usado quando se quiser usar uma classe existente, mas sua
interface não corresponder à interface que necessita; ou quando quiser criar
uma classe reutilizável que coopere com classes não relacionadas ou não
previstas, ou seja, classes que não necessariamente tenham interfaces
compatíveis; você precisa usar várias subclasses existentes, porém, quando for
impraticável adaptar essas interfaces criando subclasses para cada uma. O
padrão traz alguns benefícios. Um adaptador de classe adapta Adaptee a Target
através do uso efetivo de uma classe Adapter concreta, com isso, permite a
Adapter substituir algum comportamento do Adaptee, uma vez que Adapter é uma
subclasse de Adaptee. Um adaptador de objeto permite que um único Adapter
trabalhe com muitos Adaptees. O Adapter também pode acrescentar funcionalidades
a todos os Adaptees de uma só vez.
Os participantes do padrão de projeto são:
·
Target – define a interface específica do domínio que o Client
usa;
·
Client – colabora com objetos compatíveis com a interface de
Target;
·
Adaptee – define uma interface existente que necessita ser
adaptada;
·
Adapter – adapta a interface do Adaptee à interface do Target;
Para entender melhor o padrão Adapter, vamos recorrer a alguns
objetos do mundo real. Por exemplo, digamos que quiséssemos conectar nosso
notebook em uma tomada para recarregar sua bateria. Ao entrar em uma sala e
encontrar um ponto livre, reparamos que a tomada fêmea segue o novo padrão
brasileiro NBR 14136, enquanto nosso notebook tem um cabo com plug macho no
padrão norte americano NEMA 5. Ou seja, estamos com problemas para conectar
dois objetos, pois eles possuem interfaces
incompatíveis. A solução para este problema no mundo real é fácil de ser
resolvida, precisamos de um Adaptador,
ou Adapter. Ele vai se encarregar de converter o a interface do Adaptee (o plug
do nosso notebook) em um formato que o Target entenda (o alvo, a tomada, onde
realmente queremos conectar). A Figura 1
mostra um exemplo de como seriam nossos personagens do padrão de projeto em
objetos do mundo real.
Figura 1. Adaptador no mundo real conecta duas
interfaces distintas
No mundo orientado a objetos, um Adapter é frequentemente
encontrado em muitas situações. No Delphi, por exemplo, temos dezenas de
aplicações deste padrão. Vamos observar a arquitetura do novo DataSnap. No
modelo antigo do DataSnap (e primeiras versões do MIDAS), tínhamos um
componente de conexão remoto para cada tipo de protocolo que nosso servidor de
aplicação pudesse trabalhar. Por exemplo, um DCOMConnection era utilizado no
cliente para conectar a um servidor DCOM, MTS ou COM+. A partir do Delphi 6,
com o suporte a Web Services, foi possível utilizar um SOAPConnection para
conectar em um servidor de aplicação baseado em SOAP (Simple Object Access
Protocol). E poderíamos citar outros tipos de conexão, como CorbaConnection,
WebConnection, SocketConnection e etc. Um ClientDataSet pode então se conectar
a qualquer um desses componentes concretos para obter dados de diferentes tipos
de servidores, independente do protocolo que usem. Para isso, basta aponta-los
para a propriedade RemoteServer de ClientDataSet (Figura 2), que é do tipo TCustomRemoteServer, classe base para
todos os componentes de conexão (SOAPConnection, DCOMConnection,
SocketConnection, WebConnection, CorbaConnection etc.). Com o novo DataSnap, do
Delphi 2009 em diante, uma grande mudança foi feita, ao invés de termos um
componente com uma implementação concreta para cada protocolo de comunicação
DataSnap, passamos a usar um único componente de conexão, o próprio
SQLConnection do DBExpress. O código de acesso dependente de protocolo passou a
residir então em um driver do DBExpress (DLL). Agora vem o problema, se
tentarmos conectar um ClientDataSet em um SQLConnection pela propriedade
RemoteServer, o que acontece? O SQLConnection nem aparece na lista, pois este
descende de TCustomConnection, e não de TCustomRemoteServer. Como é impossível
usar herança múltipla no Delphi, pelo menos de forma estática, não há uma forma
de resolver o problema sem causar uma mudança profunda na VCL, modificar a
classe base de um dos tipos citados, o que iria ferir princípios fundamentais
da orientação a objetos (e uma reação em cadeia de alterações em todo
framework). Então, um padrão de projeto foi aplicado para resolver o problema
de forma elegante. A classe TDSProviderConnection funciona como uma “ponte”
entre um ClientDataSet e um SQLConnection, fazendo com que o SQLConnection
“finja” ser um RemoteServer para o ClientDataSet ( ...
Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.
Em quanto tempo vou me tornar um programador?
O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.
Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.
Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos dois tipos de planos: o plano recorrente e o plano anual. No plano recorrente, a cobrança é lançada mensalmente no cartão de crédito, necessitando apenas do limite para uma parcela. No plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX ou no Boleto parcelado (sujeito à analise de crédito)
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias, tanto no plano anual quanto no plano recorrente. Após esse período, se você estiver no plano recorrente e optar por cancelar antes de completar 12 meses, há uma taxa de 10% sobre o valor total. No plano anual, não há multas adicionais, mas o valor pago não é reembolsável.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
A renovação é automática?
Sim, nosso plano anual renova automaticamente após 12 meses, proporcionando conveniência e continuidade no seu aprendizado. Na renovação automática não é debitado do seu cartão as 12 parcelas. Para facilitar e não prejudicar o seu limite, a renovação é feita no modelo recorrente, cobrando uma mensalidade a cada mês.
Além disso, a renovação não tem fidelidade, oferecendo total flexibilidade. Você também tem a liberdade de desativar a renovação automática a qualquer momento, garantindo controle absoluto sobre sua assinatura.
Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?
Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
Eu sabia pouquíssimas coisas de programação antes de começar a estudar com
vocês, fui me especializando em várias áreas e ferramentas que tinham na plataforma, e com essa
bagagem consegui um estágio logo no início do meu primeiro
período na faculdade.
Estudo aqui na Dev desde o meio do ano passado!
Nesse período a Dev me ajudou a crescer muito aqui no trampo. Fui o primeiro desenvolvedor contratado pela minha
empresa. Hoje eu lidero um time de desenvolvimento! Minha meta é continuar estudando e praticando para ser um
Full-Stack Dev!
Economizei 3 meses para assinar a plataforma e sendo sincero valeu muito a
pena, pois a plataforma é bem intuitiva e muuuuito
didática a metodologia de ensino. Sinto que estou EVOLUINDO a cada dia. Muito
obrigado!
Nossa! Plataforma maravilhosa. To amando o curso de desenvolvimento
front-end, tinha coisas que eu ainda não tinha visto. A
didática é do jeito que qualquer pessoa consegue aprender. Sério, to apaixonado,
adorando demais.
Adquiri o curso de vocês e logo percebi que são os melhores do Brasil. É
um passo a passo incrível. Só não aprende quem não quer.
Foi o melhor investimento da minha vida!
Foi um dos melhores investimentos que já fiz na vida e tenho aprendido
bastante com a plataforma. Vocês estão fazendo parte da minha jornada nesse mundo da
programação, irei assinar meu contrato como programador
graças a plataforma.
Wanderson Oliveira
Comprei a assinatura tem uma semana,
aprendi mais do que 4 meses estudando outros cursos. Exercícios práticos que não tem
como não aprender, estão de parabéns!
Obrigado DevMedia, nunca presenciei uma plataforma de ensino tão presente na vida acadêmica de
seus alunos, parabéns!
Eduardo Dorneles
Aprendi React na plataforma da DevMedia há cerca de 1 ano e meio... Hoje estou há 1 ano empregado trabalhando 100% com
React!
Adauto Junior
Já fiz alguns cursos na área e nenhum é tão bom quanto o de vocês. Estou aprendendo
muito, muito obrigado por existirem. Estão de parabéns... Espero um dia conseguir um emprego na
área.