Padrões de Projeto
Atualmente não se concebe um processo de desenvolvimento de software sério sem a utilização da orientação a objetos, pois esta permite agregar qualidades importantes aos sistemas desenvolvidos sob seus paradigmas, como a extensibilidade e a reusabilidade Mas somente por estar utilizando-a, não é garantia de se obter essas qualidades.
O que é Padrões de Projeto?
Atualmente não se concebe um processo de desenvolvimento de software sério sem a utilização da orientação a objetos. Mas ‘somente’ adotar orientação a objetos não é garantia de qualidade.
Uma coisa que os projetistas avançados sabem que não devem fazer é resolver cada problema a partir de princípios elementares ou do zero. Ao invés disso, eles reutilizam soluções que funcionaram no passado, e os utilizam repetidamente em seus projetos.
É por isso que os padrões de projetos, design patterns, tem chamado a atenção e despertado o interesse dos projetistas de software, por proporcionar elementos que conduzem ao reaproveitamento de soluções para projetos, e não apenas a reutilização de código.
Os padrões de projeto tornam mais fácil reutilizar soluções e arquiteturas bem sucedidas para construir softwares orientados a objetos de forma flexível e fácil de manter.
O uso de padrões de projeto pode reduzir a complexidade do processo de projetar software. Além disso, o software orientado a objetos bem projetado possibilita aos projetistas reutilizar e empregar componentes preexistentes em sistemas futuros.
Por que aprender Padrões de Projeto?
Padrões de projeto são soluções para os problemas de design de software que você encontra repetidamente no desenvolvimento de aplicativos no mundo real. Mas não são qualquer solução, são soluções que foram testadas e que pela experiência de outros que se utilizaram deles, têm sua funcionalidade comprovada.
Aplicar padrões de projeto na sua aplicação te concede diversos benefícios, entre eles: código mais enxuto, limpo e organizado, aumentando a qualidade e diminuindo a complexidade. Aumenta a produtividade, maximiza a reutilização de código e facilita a manutenção futura.
Aprender padrões de projeto é muito importante para a carreira de desenvolvedor, pois com eles conseguimos evitar problemas na estrutura, além de facilitar o processo de desenvolvimento da aplicação.
GoF e os Padrões de Projeto
Em 1994, antes mesmo de James Gosling apresentar a linguagem de programação Java para o mundo, Erich Gamma,Richard Helm,Ralph Johnsone John Vlissides, também conhecidos como “The Gang of Four” lançaram o livro “Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software”. Onde foram catalogados vinte e três Padrões de Projeto.
Os 23 padrões de Gang of Four (GoF) são geralmente considerados a base para todos os outros padrões. E eles são classificados em três grupos:
- Padrões de criação – Abstract Factory, Builder, Factory Method, Prototype e Singleton;
- Padrões estruturais – Adapter, Bridge,Composite, Decorator, Facade, Flyweight e Proxy;
- Padrões comportamentais – Chain of responsibility, Command, Interpreter,Iterator, Mediator, Memento, Observer, State, Strategy, Template method e Visitor.
Para muitos evangelistas da linguagem orientada a objetos, esse foi o divisor de águas entre programar orientado a objetos e compreender o conceito real de programar orientado a objetos.
Carreira Programador e Padrões de Projeto
No desenvolvimento de um sistema espera-se alguns requisitos que sejam garantidos, como por exemplo: desempenho, robustez, compreensão, facilidade na reutilização, modificação e uso.
A utilização dos padrões de projeto nos ajuda a solucionar de forma mais rápida os desafios, fornece uma linguagem comum durante a documentação e auxilia na organização do código fonte do software.
Adicionar conhecimentos de PostgreSQL no seu portfólio vai abrir portas e criar um diferencial no seu currículo.
Os padrões de projeto são implementados em quase todo projeto de software profissional.
Conhecer padrões de projeto é fundamental no desenvolvimento de qualquer software. É um conhecimento ainda mais valoroso para quem está concorrendo a uma vaga no mercado de programação.
O que você vai aprender sobre Padrões de Projetos na DevMedia
Por que aprender na DevMedia?
Estudar tecnologia na DevMedia é uma experiência única. Nossa metodologia de ensino é baseada nos seguintes pilares:
Plano de estudo orientado
Didática simples e fácil de entender
Exercícios gamificados para praticar
Suporte ao aluno 24 horas
Comunidade ativa de alunos
Encontro semanais com experts
Casos de sucesso da DevMedia
Confira outros conteúdos
Veja todos os conteúdos
1 Conquista
O Docker é um projeto de software livre para automatizar a publicação de sistemas através de contêineres.
O que é o Docker?
Primeiros passos
Hello World!
Deploy com Docker
Heroku e Amazon AWS
50 exercícios
5 conteúdos
Avançado

2 Conquistas
Teste de software consiste em uma série de processos com o objetivo de verificar a qualidade de um software.
Testes unitários
Testes funcionais
Testes de integração
Testes de performance
Testes de segurança
50 exerícios
27 conteúdos
Avançado

5 Conquistas
O Scrum é um framework estrutural para gestão de projetos com o foco no produto final.
Product Owner
Scrum Master
Time
Backlog
Kanban
50 exercícios
25 conteúdos
Intermediário

1 Conquista
Git é um Sistema de Controle de Versão que nos permite controlar as mudanças ocorridas em arquivos de forma segura.
Controle de Versão com Git
Comandos do Git
Github
Medindo a evolução do código
Controlando projetos de software
100 exercícios
7 conteúdos
Avançado

2 Conquistas
Unified Modeling Language é uma linguagem de modelagem padrão para descrever/documentar projetos de software.
Diagramas da UML
Diagramas de caso de uso
Diagramas de Classes
Diagramas de sequência
50 Exercícios
9 Conteúdos
Iniciante

2 Conquistas
SQL (Structured Query Language) é a linguagem padrão de manipulação de bancos de dados relacionais.
Fundamentos do SQL
Comandos SQL
Group by e Funções
Join
Subqueries
100 exercícios
41 conteúdos
Iniciante