Criando Objetos
Como vimos no artigo anterior, podemos ilustrar, elucidar problemas do cotidiano como se fossem objetos, assim facilitando o entendimento de algo complexo deixando o mais simples possível, ou seja, abstraindo.
Para ilustrar como criar um objeto vou usar uma linguagem orientada à objetos, tal qual como Java.
É muito fácil ilustrar através da linguagem Java, visto que ela é totalmente orientada à objetos e como se trata de uma das mais usadas nos dias de hoje, você não irá ter dificuldades de encontrar mais informações sobre ela. Mas mesmo assim se precisar de mais informações pode contar comigo e com o meu DevSpace, aqui mesmo no site da Devmedia, onde contamos com o maior acervo de cursos online, vídeos-aula e artigos sobre Java.
Mas voltamos ao que realmente interessa, vamos criar nosso objeto!
Primeiro devemos ter em mente o que vamos controlar, o que vamos significar (classe é tudo que você queira manter, controlar ou ajustar que você possa identificar um significado).
Ex: O usuário quer controlar e manter seus produtos e notas fiscais dos mesmos. Então teremos que criar uma classe chamada, PRODUTO e outra Classe chamada NOTAFISCAL.
Assim teríamos:
PRODUTO | NOTAFISCAL |
---|---|
NOME:STRING | NUMERO:INTEGER |
CODIGO:INTEGER | DATA:DATE |
VALOR:NUMERIC(8,2) | FORNECEDOR:INTEGER |
METODOS | METODOS |
---|---|
PRODUTO(); | NOTAFISCAL(); |
INSERIR(); | INSERIR(); |
EXCLUIR(); | EXCLUIR(); |
ALTERAR(); | ALTERAR(); |
IMPRIMIR(); | IMPRIMIR(); |
CONSULTAR(); | CONSULTAR(); |
Essa nota, acima, que diz sobre os construtores merece um tópico todo especial, vamos estudar juntos.
CONSTRUTORES
São métodos especiais, que dentro de uma classe definem como um determinado objeto será criado, no momento de sua instância.
Mas o que é instância, ou instanciar objetos que tanto ouvimos falar?
R= Uma instancia, é uma “cópia”, um exemplar da classe que foi criada em memória para o uso, para sua finalidade. É somente através de uma instancia de uma classe que conseguiremos abstraí-la e usar objetos da mesma classe.
Ou seja é necessário instanciar uma classe para termos um objeto do tipo da classe que criamos. Lê-se da seguinte maneira.: “.. tenho um objeto do tipo produto..”, ou “.. tenho um objeto do tipo notafiscal...” e assim por diante. Sempre teremos um objeto que manipula dados de uma classe, a qual tem o seu significado bem presente e bem semântico.
No Java, para criarmos um objeto precisamos de uma classe, qualquer classe que quisermos, no nosso exemplo, continuaremos a usar as classes acima, PRODUTO e NOTAFISCAL. Para criarmos siga o exemplo abaixo:
PRODUTO p = new Produto();
Show de bola, fizemos um objeto “p” do tipo produto, assim como lemos na parte superior desse artigo. Lê-se objeto “p” do tipo produto, assim como:
PRODUTO p = new Produto();
Aqui a mesma coisa, temos um objeto “ nota” do tipo ... NotaFiscal.
A partir daí temos então o acesso aos métodos da classe, como por exemplo:
p.Inserir();
nota.Excluir();
E lembram, que o método construtor eu tinha dito que é um método especial? Pois é notem que ele é quem diz como a classe será inicializada, no momento de sua instancia.
PRODUTO p = new Produto(); ← método construtor da classe NOTAFISCAL nota = new NOTAFISCAL(); ← método construtor da classe
Podemos ver mais adiante, como criar métodos construtores que recebem métodos na sua inicialização.
No próximo artigo veremos os tipos de relacionamentos que temos entre as classes e como se dá a comunicação entre elas.