Introdução
Antes de tudo: um erro muito comum é confundir as palavras 'algoritmo' e 'logaritmo'. São palavras parecidas, mas com significado bem diferente: 'Logaritmo' é uma ferramenta matemática. Algoritmo é uma ferramenta de computação, e é o tema deste artigo.
Na computação, um algoritmo é uma sequência bem definida de passos que levam à solução de um problema ou à execução de uma tarefa.
No entanto, o termo "algoritmo" pode ser entendido de duas formas:
- Como uma ferramenta didática no ensino de programação ou
- Como um recurso para resolver problemas computacionais complexos.
O foco desse artigo é no item 1: o uso de algoritmos como um recurso para o aluno que está começando a estudar programação.
O item 2 são algoritmos construídos para simplificar o brainstorming na construção de comportamentos de sistemas mais complexos. Vamos falar um pouco mais sobre isso no tópico a seguir.
Porém, independentemente do nível de complexidade, o aprendizado de algoritmos segue uma evolução natural, passando por diferentes etapas de compreensão. Neste artigo também, exploramos essa progressão e os principais mecanismos fundamentais que compõem os algoritmos.
Algoritmo para sistemas complexos
Por exemplo, quando é dito: “o algoritmo do Tiktok recomendou esse vídeo.”
Significa que a equipe do Tiktok construiu um 'algoritmo de recomendação', que representa, de forma mais simples, o código que de fato executa a inteligência para sugerir conteúdos baseado no seu perfil de consumo.
Outro exemplo: “o algoritmo do Uber seleciona o motorista mais próximo”. A ideia aqui é a mesma: foi construído um algoritmo para simplificar o funcionamento do aplicativo Uber, antes do código em si ser implementado.
Fazer um algoritmo antes de implementar o código é uma forma de otimizar o processo de construção de sistemas mais complexos.
Contudo, neste artigo vamos focar aqui no primeiro tema, o uso de algoritmos para o aprendizado de programação, para o aluno iniciante.

Algoritmo como ferramenta didática
A ideia é a seguinte: o primeiro passo para o aluno de programação é aprender o que chamamos de 'lógica'.
A lógica de programação é um fundamento, pois é através dela que o aluno vai conseguir programar sistemas.
Em termos simples, produzir uma 'lógica' significa pegar um problema, dividir esse problema em pedaços menores e colocar esses pedaços em uma ordem, em uma sequência.
É aí que entra o algoritmo: ele é uma ferramenta para exercitar a 'lógica'.
Ou seja, primeiro o aluno treina a organização de problemas em sequências menores através da construção de algoritmos.
Depois qu ...