Neste artigo destacamos a medição de software como uma área fundamental na melhoria de processo, abrangendo conceitos e suas abordagens para implantação no programa MPS.BR.
Para que serve
O processo de medição de software ajuda na identificação de pontos positivos e falhos da organização, na tomada de decisão baseada em fatos e a prever melhor a entrega de produtos, assim como no ciclo da melhoria de processo.
Em que situação o tema útil
Para obter melhor entendimento dos processos aplicados e dos produtos desenvolvidos utilizando medição de software, o que influencia na tomada de decisões baseado em informações reais da organização e na implantação de programas de melhoria de processo de software.
Autores: Bernardo Estácio e Kaio Valente
A sobreposição e o sucesso de uma organização são determinados pelo serviço ou produto apresentado. A qualidade é então o grau de variação, a qual pode ser analisada durante o processo de desenvolvimento e produção. Em organizações de TI, é necessário que se use dados para determinar boas práticas, melhorar modelos de processos, analisar tendências, melhorar estimativas, estabelecendo um conhecimento sobre a organização que vai de gerentes a desenvolvedores.
A partir desse contexto, percebe-se a importância da qualidade do produto por ser um fator que influencia diretamente na competitividade de mercado e prima, sobretudo, em satisfazer as necessidades e requisitos do cliente, da melhor forma possível. Entretanto, alcançar determinados graus de qualidade é uma tarefa árdua, e deve ser almejada desde o processo de desenvolvimento de software.
Este artigo aborda a medição como uma área fundamental na melhoria do processo de software, abrangendo conceitos do processo de medição, suas abordagens para implantação de um processo consistente e seu contexto no programa MPS.BR.
Medição
A medição é um componente chave de qualquer engenharia, portanto, com o amadurecimento da engenharia de software ela tem se tornado fundamental na coleta de dados significativos, na identificação de pontos positivos e falhos da organização, assim como no ciclo da melhoria de processo.
O processo de medição ajuda a organização a gerenciar e tomar decisões baseadas em fatos, a prever melhor a entrega de seus produtos, a melhorar seu processo de desenvolvimento e a utilizar recursos com maior eficiência. Sua importância pode ser evidenciada nas palavras de Tom de Marco: "Você não pode gerenciar o que não pode medir" [3].
Dessa forma, a medição pode ser considerada como o ato de determinar uma indicação quantitativa da extensão, quantidade, dimensão, capacidade ou tamanho de algum atributo de um produto ou processo [9]. Várias são as razões que podem influenciar o uso da medição no âmbito organizacional, entre elas:
- Obter melhor entendimento dos processos aplicados, dos produtos, recursos e ambientes, e poder comparar em futuras avaliações;
- Avaliar o andamento do projeto em relação aos planos;
- Direcionar ações, baseado nas informações coletadas e analisadas;
- Identificar gargalos no processo que possam vir a causar impedimentos ou queda na qualidade do produto final.
Terminologia e Conceitos
O processo de medição de software é caracterizado pela existência de vários termos, entres os mais conhecidos pode-se citar: medida, métrica e indicador.
A medida representa uma indicação quantitativa da extensão, quantidade, dimensão, capacidade ou tamanho de algum atributo de um processo ou produto. As medidas podem ser básicas ou derivadas. A medida básica é aquela definida em termos de um único atributo por método de medição, sendo funcionalmente independente de outras medidas, por exemplo, peso, altura, LOC (sigla do termo em inglês para linhas de código – Lines of Code), horas trabalhadas etc. A medida derivada é aquela definida em função de dois ou mais valores de medidas básicas ou derivadas. Por exemplo, produtividade (LOC / horas trabalhadas).
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