Uma dúvida frequente por parte de novos conhecedores de soluções de BI é referente ao ponto de partida para a construção de uma solução de BI, além de qual parte do fluxo de todo o desenvolvimento é mais determinante para geração de resultados.

Para responder a essas dúvidas, o ideal é que comecemos primeiramente a entender as razões pelas quais ferramentas como a de BI foram concebidas. Fazendo um breve resumo, o conceito de BI trata de um melhor aproveitamento de informações de cunho gerencial, para que as empresas possam potencializar seus resultados e consequentemente atingir as metas previamente definidas. O objetivo é que as ferramentas de BI coloquem este conceito em prática.

Soluções e resultados positivos na prática

 Diante disso, fica mais claro entender as razões pelas quais os clientes buscam este tipo de solução. Para maximizar os resultados, obter mais lucro, melhorar a produtividade de pessoas ou processos, reduzir gastos, e por que não identificar deficiências e fraudes? Esses são alguns dos objetivos estratégicos que fazem parte da realidade de grande parte das empresas do mercado.

Se analisarmos cada um desses objetivos ou metas estratégicas descritas, é possível observar que cada uma delas nos leva a mais uma série de perguntas que, quando respondidas, possibilitam a compreensão por parte dos gestores sobre o caminho a ser seguido para otimizar os resultados.

O exemplo clássico disso é o cliente que deseja agilizar o andamento de seus processos jurídicos. Esse tipo de ação gera naturalmente algumas perguntas como:

  • Quantas são as pessoas que fazem parte da análise dos processos? Quem são elas?
  • Em qual fase do processo analisado houve maior demora? Quando isso ocorreu?
  • Qual a previsão de término de cada análise de processo?
  • Qual a tendência em termos de tempo de execução para o segundo trimestre do ano?

As respostas dessas questões gerenciais ajudam a entender as razões de cada resultado obtido, apresentando um panorama completo para que o gestor consiga analisar e tomar suas decisões com eficiência.

Gerenciando fases de desenvolvimento em BI

Podemos então concluir que o ponto de partida para o desenvolvimento de soluções de BI são exatamente as questões gerenciais. Uma representação fiel disso é a imagem de uma esfera.

Imagine uma esfera e que esta seja dividida em duas camadas: o núcleo e toda a área ao redor do núcleo. A área externa ao núcleo contém todas as fases de desenvolvimento de soluções de BI, como o levantamento de requisitos, modelagem de dados e etc.

O núcleo, por sua vez, contém as questões gerenciais a serem respondidas para os gestores. Diante desse conjunto, todas as fases de um projeto giram em torno deste núcleo de questões gerenciais - que representa o coração do BI.

Em resposta ao segundo questionamento, referente à que parte do desenvolvimento de uma solução de BI é mais determinante para a geração de resultados, todas são fundamentais. Porém, algumas exigem uma maior atenção como levantamento de requisitos e a modelagem de dados pelo fato de fazerem parte do início do desenvolvimento.

Conclusão

O fato é que quando soluções de BI são construídas e direcionadas há um conjunto bem definido de questões gerenciais e o cliente tem entendimento claro do que ele procura, os resultados são atingidos com maior fluidez e a equipe responsável pela construção não sofre tanto com alterações de escopo de última hora.