De que se trata o artigo: O padrão de projeto Observer é responsável por observar e notificar a mudança de estado entre objetos distintos através de uma dependência um-para-muitos. Este padrão possui duas formas de implementação: uma delas é fazendo uso das classes nativas do JDK, enquanto a outra parte do princípio que o programador desenvolva suas próprias classes. Por fim, o artigo apresenta um pequeno projeto onde há a união do padrão Observer com o MVC.
Em que situação o tema é útil: O tema é útil a todo programador que desconhece o uso do padrão Observer e deseja saber como aplicá-lo.
Também é indicado para quem tem interesse em utilizar o padrão Observer em conjunto com o padrão MVC.
Resumo DevMan: O uso de padrões de projeto é considerado uma boa prática no desenvolvimento de sistemas de software. Empregar padrões é sinônimo de organização e reutilização. Neste contexto, o Observer tem como objetivo manter o estado de objetos sempre atualizados através do conceito de observadores e observados. Além disso, este padrão pode muito bem ser usado em conjunto com outros, bem como com o padrão MVC.
Em meados da década de 70 o Engenheiro Civil ChristopherAlexander documentou os padrões mais utilizados no ramo da Engenharia Civil, e este feito o fez ser considerado o inventor dos padrões de projeto (Design Patterns). Tempos depois a área da informática adotou tal técnica e termo, e assim, deu início aos seus próprios padrões de projeto. Alguns desses padrões já são bastante conhecidos, como: o DAO, utilizado para separar as regras de persistência de dados das classes de negócios; o MVC, que possui a finalidade de dividir as tarefas dentro da aplicação, criando um baixo acoplamento e uma alta coesão das classes; entre vários outros.
Entre esses padrões, existe um denominado Observer. Este padrão define a dependência um-para-muitos entre objetos. Dessa forma, quando um objeto mudar seu estado, todos os seus dependentes serão avisados e atualizados automaticamente. O processo funciona mais ou menos da seguinte maneira: uma classe é marcada como observada e outras classes são marcadas como observadoras. Quando o objeto observado sofre uma alteração, ele envia uma mensagem do tipo “fui modificado” para seus observadores e estes são atualizados para o estado atual com tais alterações. A implementação do Padrão Observer pode ser realizada de duas formas distintas, uma sendo toda ela desenvolvida pelo programador, e a outra utilizando a própria implementação disponível nas classes do JDK, especificamente no pacote java.util.
Outro ponto que será abordado no artigo é a união entre padrões de projeto. Para isso, vamos demonstrar como desenvolver um projeto que utilize ao mesmo tempo os padrões Observer e MVC.
Definindo o Padrão Observer
Como saber quando usar o padrão Observer? Essa é uma dúvida recorrente não somente para o padrão Observer, mas para qualquer outro padrão de projeto. Para saber quando usar um padrão específico é necessário conhecer o problema que deve ser resolvido e então buscar um padrão que possa solucioná-lo. O Observer pode ser usado quando existe no projeto a necessidade de fazer com que um conjunto de objetos seja notificado e atualizado automaticamente após um determinado evento no sistema. Este conjunto de objetos, que pode pertencer a classes distintas, observa e é notificado quando o estado de um outro objeto, que seja comum a eles, é alterado.
Este padrão de projeto utiliza basicamente duas classes: a que será observada (Subject ou Observable) e a observadora (Observer). As classes observadoras devem implementar uma interface específica, já a classe que será observada implementa uma interface ou estende uma superclasse.
A vantagem encontrada neste padrão é que tanto os observadores quanto os sujeitos (observados) podem ser reutilizados, já que existe um baixo acoplamento entre eles, devido ao uso de interfaces e classes abstratas, o que é um bom princípio de design. Com isso, é possível aumentar o número de observadores sem precisar modificar a classe observada. O observador pode ser implementado de forma que, quando receber uma notificação de mudança de estado do objeto observado, ele tenha autonomia em considerá-la ou ignorá-la.
A desvantagem é que usar este padrão de forma indiscriminada pode causar sério impacto na performance do sistema. Quando todos notificam todos a cada mudança, o sistema acaba ficando inundado de requisições, o que poderá levar a um desempenho mais lento.
Métodos que definem o padrão
O Observer é formado por métodos que possuem padrões de nomenclatura e comportamentos específicos. É importante seguir estes padrões para que implementações diferentes do Observer possam ser facilmente identificadas por desenvolvedores que não as codificaram. Os métodos listados a seguir estão presentes na implementação nativa do JDK:
- addObserver(Observer o) – adiciona o observador, recebido como parâmetro, a uma lista de observadores que devem implementar a Interface Observer;
- removeObserver(Observer o) – remove o objeto observador, recebido como parâmetro, da lista de observadores;
- hasChanget() – retorna true quando o método setChange() é invocado, e false quando o método clearChange() for invocado;
- setChange() – este método é invocado quando o objeto for modificado, alertando o método hasChanged() a retornar true;
- clearChange() – sua função é alertar que as alterações já foram realizadas e então o método hasChanged() passa a retornar false. Geralmente esse método é invocado por notifyObservers() após este realizar sua função;
-
notifyObservers() e notifyObservers(Object o) – notifica os observadores que houve alteração nos objetos
observados. O método ...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo
Confira outros conteúdos:
Por Marcio Em 2011Black November
Desconto exclusivo para as primeiras 200 matrículas!
Pagamento anual
12x no cartão
De: R$ 69,00
Por: R$ 59,00
Total: R$ 708,00
Garanta o desconto
- Formação FullStack Completa
- Carreira Front-end I e II, Algoritmo e Javascript, Back-end e Mobile
- +10.000 exercícios gamificados
- +50 projetos reais
- Comunidade com + 200 mil alunos
- Estude pelo Aplicativo (Android e iOS)
- Suporte online
- 12 meses de acesso
Pagamento recorrente
Cobrado mensalmente no cartão
De: R$ 79,00
Por: R$ 64,00 /mês
Total: R$ 768,00
Garanta o desconto
- Formação FullStack Completa
- Carreira Front-end I e II, Algoritmo e Javascript, Back-end e Mobile
- +10.000 exercícios gamificados
- +50 projetos reais
- Comunidade com + 200 mil alunos
- Estude pelo Aplicativo (Android e iOS)
- Suporte online
- Fidelidade de 12 meses
- Não compromete o limite do seu cartão
<Perguntas frequentes>
Nossos casos de sucesso
Eu sabia pouquíssimas coisas de programação antes de começar a estudar com vocês, fui me especializando em várias áreas e ferramentas que tinham na plataforma, e com essa bagagem consegui um estágio logo no início do meu primeiro período na faculdade.
Estudo aqui na Dev desde o meio do ano passado! Nesse período a Dev me ajudou a crescer muito aqui no trampo.
Fui o primeiro desenvolvedor contratado pela minha empresa. Hoje eu lidero um time de desenvolvimento!
Minha meta é continuar estudando e praticando para ser um Full-Stack Dev!Economizei 3 meses para assinar a plataforma e sendo sincero valeu muito a pena, pois a plataforma é bem intuitiva e muuuuito didática a metodologia de ensino. Sinto que estou EVOLUINDO a cada dia. Muito obrigado!
Nossa! Plataforma maravilhosa. To amando o curso de desenvolvimento front-end, tinha coisas que eu ainda não tinha visto. A didática é do jeito que qualquer pessoa consegue aprender. Sério, to apaixonado, adorando demais.
Adquiri o curso de vocês e logo percebi que são os melhores do Brasil. É um passo a passo incrível. Só não aprende quem não quer. Foi o melhor investimento da minha vida!
Foi um dos melhores investimentos que já fiz na vida e tenho aprendido bastante com a plataforma. Vocês estão fazendo parte da minha jornada nesse mundo da programação, irei assinar meu contrato como programador graças a plataforma.
Wanderson Oliveira
Comprei a assinatura tem uma semana, aprendi mais do que 4 meses estudando outros cursos. Exercícios práticos que não tem como não aprender, estão de parabéns!
Obrigado DevMedia, nunca presenciei uma plataforma de ensino tão presente na vida acadêmica de seus alunos, parabéns!
Eduardo Dorneles
Aprendi React na plataforma da DevMedia há cerca de 1 ano e meio... Hoje estou há 1 ano empregado trabalhando 100% com React!
Adauto Junior
Já fiz alguns cursos na área e nenhum é tão bom quanto o de vocês. Estou aprendendo muito, muito obrigado por existirem. Estão de parabéns... Espero um dia conseguir um emprego na área.
Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.
Aceitar