MVC
Em uma arquitetura MVC, temos três camadas com diferentes responsabilidades. Em qual destas camadas deveria estar a regra de negócio da aplicação? Saiba isso e muito mais nesta série.
O que é MVC?
O MVC é um padrão de projeto arquitetural que separa a aplicação em três camadas: Model, View e Controller.
Essa separação de camadas ajuda na redução de acoplamento e promove o aumento de coesão nas classes do projeto. Assim, quando o modelo MVC é utilizado, pode facilitar em muito a manutenção do código e sua reutilização em outros projetos.
O termo Padrões de Projeto ou Design Patterns descreve soluções para problemas recorrentes no desenvolvimento de sistemas de software orientados a objetos. O conceito principal do padrão MVC é utilizar uma solução já definida para separar partes distintas do projeto reduzindo suas dependências ao máximo.
A seguir, as camadas e suas responsabilidades:
-
Model
- Modela as entidades do sistema
- Manipulação com o banco de dados
-
View
- Exibe a interface de comunicação com o usuário
- Permite a interação do usuário com o sistema
-
Controller
- Se responsabiliza pelas requisições do usuário
- Responde as requisições feitas pelo usuário
- Faz a integração entre a camada Model e a camada View
Por que aprender MVC?
O aprendizado de um padrão de arquitetura de software é muito importante para o programador, pois como vimos, ele afeta a forma como o sistema vai funcionar. Um padrão de projeto pode separar um projeto em camadas, pode definir a forma como os dados serão consumidos pelo sistema e até mesmo usar padrões de código já prontos para serem implementados na solução.
Com o MVC você consegue organizar sua aplicação em camadas, o que ajuda a separar as responsabilidades, deixando a aplicação mais organizada e fácil de manter.
É importante para um programador aprender esse tipo de padrão de arquitetura, pois muitas aplicações no mercado de trabalho utilizam frameworks baseados no MVC, como:
- ASP.NET MVC escrito em C#
- Spring Framework escrito em Java e Kotlin
- Laravel escrito com PHP
Assim o conhecimento do padrão MVC é bastante requisitado nas vagas no mercado de trabalho.
Exemplo de MVC
A figura abaixo demonstra que a entrada do usuário, a modelagem do mundo externo e o feedback visual para o usuário são separados e gerenciados pelos objetos Modelo (Model), Visão (View) e Controlador (Controller).
- O usuário interage com a View (pagina/tela da aplicação)
- A View faz a requisição dos dados ao Controller
- O Controle trata a requisição feita pela View e busca os dados no Model
- O Model devolve dados os para o Controller, que trata os dados e envia para View, onde os dados são exibidos para o usuário
Saiba mais sobre MVC
O que você vai aprender sobre MVC
Por que aprender na DevMedia?
Estudar tecnologia na DevMedia é uma experiência única. Nossa metodologia de ensino é baseada nos seguintes pilares:
Orientar
Plano de estudo
Apresentar um caminho claro de por onde você deve começar os estudos e qual a ordem para se aprender cada matéria faz total diferença no resultado final. Assim você não vai perder tempo estudando tecnologias desnecessárias para aquela etapa do aprendizado e poderá se dedicar inteiramente aos temas propostos.
Suporte ao aluno
Temos uma equipe especializada para tirar todas as dúvidas que surgirem durante os estudos. Todas as perguntas são respondidas por especialistas e somente você e a nossa equipe terão acesso as dúvidas postadas.
Orientação individual
Sempre que necessário fazemos contato individual com cada aluno para auxiliar no uso da plataforma, a fim de agilizar os estudos. Esse serviço está incluso no valor da sua assinatura e você poderá solicitá-lo quando desejar.
Ensinar
A DevMedia ensina programação há 20 anos, por isso conhecemos bem as principais dificuldades que os iniciantes enfrentam, de modo geral, são elas: excesso de termos técnicos, muitas tecnologias sendo vistas ao mesmo tempo, pouca prática e quase nenhum entendimento do que estão fazendo.
Baseado nesses problemas montamos uma metodologia de fácil compreensão, que possibilita aprender e praticar ao mesmo tempo, priorizando apenas os conteúdos que são essenciais para aquela fase do aprendizado. Evitando perdas de tempo e confusões desnecessárias.
Todo aprendizado é feito através de missões que simulam o dia a dia de um programador em começo de carreira. Ao iniciar uma missão, você tem acesso a todo o material teórico que deve ser estudado para conseguir concluí-la com sucesso. Cada missão concluída é um mini-projeto que você poderá anexar em seu portfólio.
Praticar
Programação não se aprende sem praticar. Por isso nosso foco é incentivar a prática o tempo todo. São muitas as formas de praticar na plataforma, entre elas:
Certificados para o Linkedin
Os exercícios também podem garantir um Certificado de Autoridade. Nele a DevMedia afirma para o mercado que, baseado nos exercícios realizados, você comprovou que tem conhecimentos sobre determinado assunto. Depois é só publicar no Linkedin e multiplicar as chances de conseguir sua vaga.
Missões práticas
Todo nosso ensino é baseado em concluir missões. Entre as missões iniciais estão "Construa seu primeiro site", "Desenvolva uma calculadora", "Monte um App simples". Cada missão concluída é um passo a mais na sua carreira de programador e mais um projeto concluído em seu portfólio. Isso vai te dar um bom empurrão em suas primeiras entrevistas de emprego com programador!
Suporte em tempo real
Suporte a dúvidas em tempo real
Outro ponto muito importante durante seus estudo é conseguir tirar dúvidas rapidamente. Na DevMedia temos um time de programadores que tem a missão de tirar sua dúvida em tempo real.
Veja o que nossos usuários dizem sobre o Suporte em tempo real :)
Agradeço e venho aqui reconhecer o trabalho de vocês, pois eu nunca fico sem solucionar uma dúvida, seja pelas respostas aos outros usuários ou a mim.
Vocês se dedicam muito ao suporte e fico feliz por ter escolhido a DevMedia tendo em vista este quesito. Acho importante esse feedback pois é o mínimo que posso fazer.
Muito obrigada! Super claro e objetivo, adorei a atenção que vocês dão aos alunos... Parabéns!!! Até a próxima...
Exercícios Gamificados
Fortaleça o conhecimento com games de exercícios
Todos os conteúdos da Plataforma possuem exercícios práticos e todos eles são gamificados. Isso significa que ao acertar você ganha pontos, medalhas, participa do ranking mensal e vê o seu card de programador evoluir a cada dia. A gamificação vai te motivar a estudar com frequência e seguir progredindo.
Para te manter motivado e fortalecer os conhecimentos adquiridos na memória, a plataforma DevMedia também é um game de exercícios de programação.
Cada tópico de estudos contém um game de exercícios! Ao acertar os exercícios você ganha pontos, medalhas e também sobe sua posição ranking da plataforma.
Além disso toda vez que você acerta exercícios de programação você evolui o seu card! Veja abaixo:
Certificados de Autoridade
Os Certificados de Autoridade são a sua nova maneira de certificar seus conhecimentos para o mercado!
Após responder corretamente 30 exercícios de um tópico, você desbloqueia o seu certificado.
Este evolui conforme você pratica mais exercícios e consome mais conteúdos da tecnologia escolhida por você.
Seus Certificados de Autoridade podem ser compartilhados diretamente no seu perfil do LinkedIn!
Casos de sucesso da DevMedia
Feedback dos Alunos
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