Agilidade em seu desenvolvimento?
Que a agilidade no desenvolvimento de software sempre foi o sonho de equipes e clientes, isso não é segredo. O problema sempre esteve em como conseguir ser ágil com qualidade, entregando o que o cliente quer e o que o usuário necessita, possibilitando feedback da organização em seus projetos, dentre tantas das variáveis fundamentais. Por isso é necessário entender o que é a agilidade e como pode ser adaptada à realidade de cada equipe.
Figura 1: Agilidade
O conceito ágil busca agilidade e produtividade, sem comprometer a qualidade do produto.
A documentação, os problemas burocráticos, como hierarquia e coordenações, são deixados de lado, pois o foco principal esta em satisfazer o usuário final, atendendo suas necessidades e contando com o apoio de todos.
Esse conceito foi iniciado pelo Manifesto Ágil, que consistiu em uma mobilização que originou várias metodologias ágeis.
O manifesto ágil possui princípios claros, como:
1º - Focar em indivíduos e em interações mais do que em processos e ferramentas.
Figura 2: Indivíduos
Buscando derrubar qualquer barreira de comunicação e processo burocrático que existir, permitindo uma interação entre todos os envolvidos.
2º - Focar mais em funcionamento do software do que em documentação.
Figura 3: Documentação
Possibilitando maior agilidade e produtividade, buscando alinhar seus objetivos ao do negócio do cliente.
3º Permitir a colaboração de cliente e usuários no desenvolvimento, e não apenas na negociação de contratos.
Figura 4: Cliente na equipe
Aproximando o cliente da equipe, possibilitando validações e acompanhamento do projeto.
4º - Possibilitar respostas a mudanças mais do que seguir um plano.
Figura 5: Respostas rápidas
Oportunizando soluções rápidas e vindas de todos os envolvidos.
São esses princípios que norteiam metodologias ágeis, como SCRUM, ATDD, TDD, BDD e também a técnica de Estórias, as quais serão apresentadas nesse artigo.
SCRUM
É um processo de desenvolvimento iterativo e incremental para construir e gerenciar projetos de software, onde cada parte do software é concluída em curto espaço de tempo e entregue ao cliente.
A figura 6 apresenta a visão geral do Scrum.
Figura 6: Visão geral do Scrum
Na figura 6 pode ser observado o fluxo de processo Scrum, que apresenta como principais componentes:
Product Backlog – Que representa a visão geral do produto. O Pacote de requisitos do produto. Sendo esse de responsabilidade do PO (Product Owner), o qual é o responsável por alimentar o backlog, definindo o que deve ser feito, assim como suas prioridades e a ordem em que deve ser realizado.
Sprint Backlog – São pacotes menores de requisitos, priorizados, vindos do Product Backlog. Destacando que a Sprint é definida na reunião de planejamento.
Sprint – As Sprint duram de 2 a 4 semanas, e possuem início e fim definidos. Resultam na entrega de um incremento do produto, planejado pelos requisitos definidos na Sprint Backlog. A Equipe de Scrum executa a Sprint e realiza reuniões diárias, discutindo o que foi realizado no dia anterior, o que será realizado no dia atual e as barreiras possíveis.
A cada Sprint concluída há uma reunião de Retrospectiva, que verifica se o que foi planejado foi realizado.
O fluxo se repete até o Product Backlog ser totalmente desenvolvido.
ESTÓRIAS DE USUÁRIO
As Estórias de usuários são fundamentais para a compreensão das necessidades do negócio e auxiliam a equipe na buscar de um objetivo comum, por simularem situações reais de usuários, como:
O vendedor quer cadastrar um cliente
As estórias podem ser registradas em cartões e terem prioridades associadas, como dos requisitos de negócio convencionais.
O vendedor quer cadastrar um cliente
Prioridade: 3 Pontos
As estórias podem ser detalhadas e posteriormente terem sua prioridade alterada, conforme exemplo abaixo:
O vendedor deve poder cadastrar um cliente. O sistema não poderá gravar um cliente já cadastrado. O CEP e CPF devem ser validados.
Complexidade: 5 PONTOS
Como pode ser observado, quanto mais detalhada a estória, mais fácil ficam as fases posteriores, de desenvolvimento e testes, por exemplo.
TDD - DESENVOLVIMENTO DIRIGIDO POR TESTES
O TDD é também uma prática ágil de desenvolvimento, que resulta em uma suíte automatizada de testes unitários e permite praticar um desenvolvimento orientado a testes, onde antes de desenvolver efetivamente, se define expectativas do software, buscando atender a necessidade do usuário, como apresentado no exemplo de estórias, antes de criar o requisito, foi identificada a necessidade de validar CEP e CPF, por exemplo, rotinas as quais podem ser automatizadas.
ATDD - DESENVOLVIMENTO DIRIGIDO Á TESTES DE ACEITAÇÃO
ATDD é uma variação do TDD, mas que dirige seu processo de construção baseado em testes de aceitação.
Para entender na prática, vamos definir antes o que são critérios de aceitação.
Trata-se de uma lista de regras para atender requisitos definidos, no caso, podem ser estórias definidas.
Baseado na estória do vendedor cadastrar um cliente, podemos exemplificar os critérios como sendo:
- Não gravar um cliente já cadastrado;
- CEP válido;
- CPF válido.
Sendo esses os critérios básicos a serem atendidos. Destacando que esses são apenas exemplos, que podem ser detalhados e quebrados em estórias menores, conforme a necessidade identificada pela equipe ou pelo negócio.
BDD - DESENVOLVIMENTO ORIENTADO A COMPORTAMENTO
Como todos os modelos ágeis, o BDD é baseado em usuários, buscando agregar valor de negócio, através de um vocabulário comum, possibilitando comum entendimento entre TI (Tecnologia de Informação) e Negócio.
Cria-se comportamentos baseados no usuário, facilitando a compreensão de todos os envolvidos.
Esse modelo defende que o negócio e tecnologia devem “falar” a mesma língua, também que o valor de “negócio” deve estar claro e que nada deve ser construído precocemente, sem definir o comportamento do usuário.
Os pilares do BDD são “Dado” (Given), “Quando” (When) e “Então” (Then).
Para melhor entender, vamos exemplificar utilizando o exemplo anterior, baseado em um critério de aceitação (CA):
CA1 - Não gravar um cliente já cadastrado.
- DADO: um cliente;
- QUANDO o cliente já estiver com CPF cadastrado em outro cliente;
- ENTÃO o sistema emite uma mensagem que já existe cliente cadastrado com esse CPF;
- E não salva o cadastro;
- E retorna a tela de edição.
Como pode ser observado, quando detalhado o CA, baseado no BDD, é possível visualizar o comportamento do usuário e mesmo não havendo sido descrito uma linha de código, a lógica fica nítida, o que facilita as fases posteriores.
CONCLUSÃO
Foram apresentados alguns conceitos básicos e a possível utilização, associando uns aos outros, mas o principal objetivo foi mostrar através de exemplos, de maneira prática, que é possível associar técnicas e modelos ágeis a realidade de equipes, que muitas vezes tem pouco tempo e recurso.
Os exemplos podem ser formalizados e documentados, servindo de feedback de projetos, e melhorando a interação e entendimento de todos os envolvidos.
Links Úteis
- http://improveit.com.br/scrum:
- SCRUM:
No Scrum, os projetos são dividos em ciclos (tipicamente mensais) chamados de Sprints. O Sprint representa um Time Box dentro do qual um conjunto de atividades deve ser executado. Metodologias ágeis de desenvolvimento de software são iterativas, ou seja, o trabalho é dividido em iterações, que são chamadas de Sprints no caso do Scrum. - Desenvolvimento ágil de software:
Desenvolvimento ágil de software (em inglês: Agile software development) ou Método ágil é uma expressão que define um conjunto de metodologias utilizadas no desenvolvimento de software. As metodologias que fazem parte do conceito de desenvolvimento ágil, tal como qualquer metodologia de software, providencia uma estrutura conceitual para reger projetos de engenharia de software.
Saiba mais sobre Metodologia Ágil ;)
- Apresentação do Scrum:
Veja neste artigo uma apresentação do framework de gerenciamento de projetos Scrum com seus papéis, cerimônias e artefatos, no contexto de projetos de software baseada no Guia do Scrum. - Desenvolvimento ágil com Scrum: uma visão geral:
Veja neste artigo uma discussão, em termos gerais, sobre como a metodologia ágil Scrum pode ser empregada em projetos de software. Isto será feito através de um estudo das características e prováveis benefícios possíveis de se alcançar com seu uso. - Scrum: Por dentro do Framework de desenvolvimento ágil mais utilizado no mundo:
Scrum é o framework de desenvolvimento mais procurado por empresas que necessitam de agilidade no desenvolvimento de softwares. Traz consigo muitos aspectos que melhoram o ambiente de desenvolvimento, tornando os times mais produtivos e efetivos