Atenção: esse artigo tem um vídeo complementar. Clique e assista!
O artigo aborda a visualização analítica de informações associadas ao acesso e interação com propagandas em um blog. Durante o decorrer do artigo um modelo de dados multidimensional é apresentado para que seja possível criar um cubo OLAP a partir das dimensões e medidas descritas passo a passo.
Em que situação o tema é útil:
O modelo de dados apresentado neste artigo é útil para a visualização de informações relacionadas a estatísticas de acesso em um blog. A partir do modelo sugerido pode-se modificar as entidades, dimensões, hierarquias, membros, atributos, medidas e relacionamentos para adequar a estrutura de acordo com outras características associadas à visualização de informações de acesso e de retorno de propagandas fornecidas por programas de afiliados.
Resumo DevMan:
Atualmente a publicação de conteúdo na internet está calçada em uma plataforma de publicação conhecida como blog. Muitos mantenedores deste tipo de site fazem parte de programas de afiliados para monetizar seus posts e garantir alguma renda. De acordo com este contexto, este artigo apresentará um modelo de dados multidimensional para facilitar a visualização de dados analíticos relacionados à quantidade de acesso e interação nas propagandas exibidas nos posts de um blog. O modelo apresentado é genérico e pode ser modificado para atender a necessidades específicas de visualização de informações.
A popularização da internet incentivou o surgimento de diversos mecanismos que permitem a publicação de conteúdo on-line cujo principal representante são os blogs. Este tipo de site facilita a publicação rápida de diferentes tipos de conteúdo (texto, vídeo, imagem, áudio, etc.) que, dependendo da qualidade, quantidade e frequência de postagem, pode gerar grande audiência e repercussão.
Contudo, para que tal blog gere receita através de um processo de monetização, é comum a utilização de algum programa de afiliados que vai utilizar áreas pré-definidas do layout do blog para exibir algum tipo de propaganda de forma dinâmica e contextualizada, de acordo com o tema que o blog se propõe a apresentar.
Apesar de já existirem algumas ferramentas simples para geração de relatórios e acompanhamento de audiência para blogs e afins, é raro encontrar ferramentas de visualização analíticas que permitam ao mantenedor do blog estudar, analisar e compreender os dados de acesso e eficácia dos anúncios com todas as funcionalidades proporcionadas por um pacote de ferramentas de BI.
A partir deste cenário este artigo apresentará como montar um modelo multidimensional (veja a Nota DevMan 1) que se baseia em dados de acesso a blogs e também em métricas de mídias sociais relacionadas. O modelo apresentado é multidimensional e pode ser implementado em bancos de dados relacionais e visualizado com qualquer ferramenta que utilize a tecnologia OLAP (OnLine Analytical Processing), com o objetivo de apresentar as informações estatísticas de acesso do blog e seus anúncios para aqueles que precisam delas. O modelo conta com diversas entidades que abordam os principais aspectos relacionados ao acesso e conteúdo, assim como dados relacionados ao gerenciamento de propagandas que vêm de programas de afiliados.
Apesar de contemplar diversas situações e cenários, o modelo apresentado neste artigo é razoavelmente simples e pode ser adaptado para diferentes tipos de bancos de dados de acordo com os requisitos e cenários de utilização. As entidades do modelo são criadas para a visualização dos dados em um modelo multidimensional. Contudo, o artigo não detalha como obter as informações que foram armazenadas nas entidades do modelo.
A modelagem multidimensional é uma técnica de modelagem conceitual de negócios que facilita a investigação, o resumo e a organização de dados para a análise de indicadores relevantes ao negócio. Esta modelagem envolve a especificação da estrutura e relações entre dimensões e fatos. O modelo multidimensional relaciona tabelas de fatos com tabelas de dimensões em um banco de dados do tipo OLAP, possibilitando inúmeras combinações. Além disso, esta modelagem é realizada de forma a ganhar performance nas consultas, possuindo regras diferentes da modelagem relacional padrão, ou seja, a aplicação de formas normais no modelo. O modelo multidimensional visa somente consultas analíticas.
Para começar a compreender o cenário no qual vamos nos basear para montar o modelo, é preciso primeiro estudar um pouco como os dados que precisamos são apresentados em um blog. Como atualmente existem diversas informações e maneiras diferentes de apresentar tais informações, faz sentido delimitar o escopo e escolher um tipo de blog comum que possa ser utilizado como cenário para a elaboração e detalhamento dos dados com os quais precisamos trabalhar.
Geralmente a criação de um blog é realizada por meio da utilização de uma ferramenta de CMS, tal como o Wordpress, Magento, Drupal e outros. Esta ferramenta permite que o mantenedor do blog possa montar rapidamente seu site a partir de diversos layouts pré-existentes. Uma vez definido o layout, a disposição do conteúdo seguirá este formato cada vez que o mantenedor utilizar o editor on-line fornecido pelo CMS para editar e publicar seu conteúdo.
...