Por que eu devo ler este artigo:Gerenciar projetos de desenvolvimento de software não é uma tarefa simples, pois o uso de guias como o PMBOK leva muitas empresas a adotarem métodos muito rígidos e
trabalhosos enquanto o mercado busca por agilidade. Por outro lado, os métodos ágeis como o Scrum resolvem a questão da agilidade e entrega de valor agregado e tornam mais
clara a visibilidade e previsibilidade da entrega do produto do projeto, porém com certas perdas não tratadas por metodologias ágeis como controle de custo, riscos,
contratações, aquisições, entre outros. Desta forma, o melhor caminho é a união dos pontos fortes de cada uma, respeitando aquilo que é de mais valioso em um projeto – a
entrega do escopo. Este artigo é útil por mostrar como é possível trabalhar com abordagens ágeis e tradicionais em conjunto no gerenciamento de projetos. Essa abordagem híbrida
traz benefícios e permite aos gestores definir um modelo de gestão ágil, documentalmente estruturado, eficiente, eficaz e bem aceito em modelos de maturidade como o MPS.BR e o
CMMI.
O gerenciamento de projetos envolve um conjunto de atividades não triviais que possuem variações ágeis e nem tão ágeis assim. Dois arcabouços que se destacam para apoiar as
atividades do gerenciamento são PMBOK e Scrum. Neste artigo não abordaremos como estes são diferentes, nem mesmo as diferenças entre eles. O foco será na união dos pontos
fortes e como os processos podem coexistir tranquilamente e de uma maneira enxuta.
Este artigo é resultado de experiências anteriores em empresas de software as quais necessitavam ter controles mais tradicionais, até mesmo de forma a controlar os trabalhos e
esforços despendidos, bem como ciclos rápidos de desenvolvimento gerando entregas de valor ao cliente utilizando-se o método Scrum. Durante a execução de todos os seus
processos são geradas diversas informações relevantes aos clientes e partes interessadas através da aplicação de conceitos e artefatos tradicionais construídos tendo como base
o PMBOK.
Um projeto antes de ser iniciado dentro da empresa, foi orçado e precificado, ou seja, houve uma análise prévia da equipe sobre o escopo onde foram estimados os esforços e,
principalmente, estabelecidas as prioridades por entregável considerando-se o valor agregado a cada uma das entregas. Isso significa já existir um Product Backlog (lista de
itens do produto) orçada e priorizada. As etapas seguintes, conforme estabelecido no Guia PMBOK como iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e, o
encerramento ocorrerão levando em conta este artefato – Product Backlog o qual foi extraído do contrato firmado entre as partes.
Sendo assim, o presente artigo descreverá os papéis, ferramentas utilizadas e artefatos gerados, processos e iterações durante todo o período de desenvolvimento do software
contratado. Parte-se do pressuposto do conhecimento prévio da existência e do funcionamento básico do Guia PMBOK e da metodologia Scrum.
É necessário também contextualizar o projeto, cujo escopo está determinado no product backlog o qual contém diversas estórias. Não é relevante a ordenação das estórias as quais
compõem o product backlog, mas sim, a prioridade ou o valor agregado gerado a cada estória produzida. Outra informação relevante é o esforço planejado para o desenvolvimento de
cada estória. Sendo assim, o projeto contém várias estórias que serão agrupadas e produzidas em cada Sprint (a cada duas ou quatro semanas). Por exemplo: o projeto possui 10
estórias que foram priorizadas e organizadas em três Sprints. A primeira Sprint entregará cinco estórias, a segunda Sprint entregará três estórias e a terceira Sprint entregará
dois estórias. A grosso modo, entendemos que o projeto terá duração de 12 semanas, considerando que cada Sprint possuirá quatro semanas de duração. Então, o plano do projeto
constará exatamente esta informação.
Papéis e responsabilidades – Definindo quem faz o que
Todo e qualquer projeto de desenvolvimento de software depende, em sua maioria, de pessoas. Estabelecer os papéis e responsabilidades de cada um, em qualquer metodologia, é a
principal atividade. Em um modelo híbrido de gestão existirão os papéis complementares e exclusivos para que não haja sobreposição de funções, otimizando e especializando
determinadas atividades. Os papéis e suas responsabilidades estão descritos na Tabela 1.
Tabela 1. Papéis e Responsabilidades.
Papel
Sigla
Descrição e Responsabilidade
Gerente de Projetos
GP
É a pessoa de contato e responsável geral pelo projeto, ou seja, aquele que garantirá o bom andamento do projeto tanto pela ótica do cliente como internamente,
acompanhando e controlando o andamento do projeto, auxiliando nas dificuldades, monitorando e corrigindo possíveis desvios, mantendo as comunicações entre as
partes, controlando os riscos, escopo, custo, prazo, entre outros.
Product Owner
PO
Gerenciar o Product Backlog garantindo que o que será produzido pela equipe está de acordo com as expectativas do cliente. Em outras palavras, o PO é o detentor das
regras de negócio de cada item do product backlog, o representante dos desejos do cliente no que se refere ao produto a ser produzido e entregue. O PO também é
responsável por manter a visibilidade a todos do product backlog.
Scrum Master
SM
Disseminador da adoção da metodologia Scrum junto à equipe, auxiliando na organização dos membros da equipe, permitindo que evoluam em sua auto-organização e
aumentem sua produtividade. Também é o responsável por remover quaisquer impedimentos os quais interrompam ou possam vir a interromper o bom andamento do
desenvolvimento das atividades durante a Sprint.
Equipe
EQ
Equipe são as pessoas que trabalham no projeto e na Sprint. Na metodologia Scrum utiliza-se o termo auto organizada e multidisciplinar. Isso não quer dizer que
todos os membros da equipe fazem todas as atividades, pois isso não seria nada produtivo. Ao dizer auto organizada e multidisciplinar deve-se entender:
Auto organizada: todos os membros da equipe sabem o que precisa ser feito e quem deverá fazer o que e no momento adequado, afim de garantir a entrega
do objetivo;
Multidisciplinar: Não restringe o papel principal de cada membro da equipe. Por exemplo: um arquiteto de software poderá ser o administrador do banco
de dados; um Desenvolvedor poderá fazer uma documentação necessária; um analista de testes também pode ser o analista de requisitos, etc.
O principal ponto a ser observado é a equipe ser composta por membros experientes e suficientes para a construção do software conforme o estabelecido.
O tamanho da equipe também poderá variar conforme a necessidade, porém é fortemente recomendado que os membros da equipe possuam forte conhecimento da
metodologia Scrum para viabilizar o trabalho em conjunto com os demais. Em outras palavras, caso seja preciso aumentar a equipe, os novos integrantes devem
possuir os conhecimentos da metodologia e da dinâmica de trabalho, bem como estarem confortáveis com os valores e a cultura da organização, caso contrário, a
performance poderá não ser a esperada.
Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.
Em quanto tempo vou me tornar um programador?
O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.
Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.
Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos dois tipos de planos: o plano recorrente e o plano anual. No plano recorrente, a cobrança é lançada mensalmente no cartão de crédito, necessitando apenas do limite para uma parcela. No plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX ou no Boleto parcelado (sujeito à analise de crédito)
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias, tanto no plano anual quanto no plano recorrente. Após esse período, se você estiver no plano recorrente e optar por cancelar antes de completar 12 meses, há uma taxa de 10% sobre o valor total. No plano anual, não há multas adicionais, mas o valor pago não é reembolsável.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
A renovação é automática?
Sim, nosso plano anual renova automaticamente após 12 meses, proporcionando conveniência e continuidade no seu aprendizado. Na renovação automática não é debitado do seu cartão as 12 parcelas. Para facilitar e não prejudicar o seu limite, a renovação é feita no modelo recorrente, cobrando uma mensalidade a cada mês.
Além disso, a renovação não tem fidelidade, oferecendo total flexibilidade. Você também tem a liberdade de desativar a renovação automática a qualquer momento, garantindo controle absoluto sobre sua assinatura.
Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?
Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
Eu sabia pouquíssimas coisas de programação antes de começar a estudar com
vocês, fui me especializando em várias áreas e ferramentas que tinham na plataforma, e com essa
bagagem consegui um estágio logo no início do meu primeiro
período na faculdade.
Estudo aqui na Dev desde o meio do ano passado!
Nesse período a Dev me ajudou a crescer muito aqui no trampo. Fui o primeiro desenvolvedor contratado pela minha
empresa. Hoje eu lidero um time de desenvolvimento! Minha meta é continuar estudando e praticando para ser um
Full-Stack Dev!
Economizei 3 meses para assinar a plataforma e sendo sincero valeu muito a
pena, pois a plataforma é bem intuitiva e muuuuito
didática a metodologia de ensino. Sinto que estou EVOLUINDO a cada dia. Muito
obrigado!
Nossa! Plataforma maravilhosa. To amando o curso de desenvolvimento
front-end, tinha coisas que eu ainda não tinha visto. A
didática é do jeito que qualquer pessoa consegue aprender. Sério, to apaixonado,
adorando demais.
Adquiri o curso de vocês e logo percebi que são os melhores do Brasil. É
um passo a passo incrível. Só não aprende quem não quer.
Foi o melhor investimento da minha vida!
Foi um dos melhores investimentos que já fiz na vida e tenho aprendido
bastante com a plataforma. Vocês estão fazendo parte da minha jornada nesse mundo da
programação, irei assinar meu contrato como programador
graças a plataforma.
Wanderson Oliveira
Comprei a assinatura tem uma semana,
aprendi mais do que 4 meses estudando outros cursos. Exercícios práticos que não tem
como não aprender, estão de parabéns!
Obrigado DevMedia, nunca presenciei uma plataforma de ensino tão presente na vida acadêmica de
seus alunos, parabéns!
Eduardo Dorneles
Aprendi React na plataforma da DevMedia há cerca de 1 ano e meio... Hoje estou há 1 ano empregado trabalhando 100% com
React!
Adauto Junior
Já fiz alguns cursos na área e nenhum é tão bom quanto o de vocês. Estou aprendendo
muito, muito obrigado por existirem. Estão de parabéns... Espero um dia conseguir um emprego na
área.