O modelo de dados
apresentado neste artigo busca estabelecer conceitos comuns na análise de
situações problema educacionais, além de possuir uma estrutura que permite
maior produtividade na seleção de dados para mineração, uma vez que seu conjunto
de entidades e atributos, devidamente justificados, facilita a identificação
dos fatores mais relevantes nas diversas situações problemas analisados.
Autores: Péricles Magalhães e Rodrigo Oliveira Spínola
Construir um conjunto de atributos genéricos e úteis em aplicações de mineração de dados educacionais é uma atividade complexa e muitas vezes limitada pelas informações disponíveis nas bases de dados de instituições de ensino.
Além disso, é importante definir também qual será o foco do modelo de dados identificando claramente qual será o seu uso.
Neste contexto, o modelo de dados apresentado neste artigo define os principais pontos de observação considerados importantes em estudos sobre evasão de estudantes – atributos do estudante anteriores ao seu ingresso, informações sobre seu comprometimento em graduar-se e seu esforço de estudo, a sua experiência com a instituição, tanto no aspecto acadêmico quanto na sua integração social e, finalmente, seus resultados na aprendizagem. Serão considerados atributos relacionados aos estudantes, como indivíduos, tais como:
· Sexo, idade, características e limitações físicas;
· Dados relativos à localização geográfica de sua residência;
· Dados sobre seu histórico familiar, como estado civil, profissão e formação dos pais, renda familiar;
· Dados sobre seu histórico escolar e profissional, como o seu grau de escolaridade, sua origem escolar (se proveniente de instituição pública ou privada), eventuais graduações anteriores, situação laboral.
O comprometimento do estudante com o objetivo de se graduar inicia no seu processo de ingresso na instituição, acompanhando-o durante todo o seu curso.
Podemos identificar como atributos desse grupo o tipo de ingresso no curso (se veio através de uma transferência, como portador de diploma ou através de concurso), o resultado obtido (caso tenha ingressado por concurso), a sua prontidão em matricular-se, uma vez aprovado.
Durante o curso, sua frequência de participação nas disciplinas cursadas e atividades, sua prontidão em pagar as mensalidades e seu grau de adimplência são exemplos de atributos que registram o seu esforço no curso.
Do ponto de vista da experiência institucional, podemos identificar características do curso escolhido tais como:
· A sua natureza (bacharelado, licenciatura, graduação tecnológica), a área da ciência na qual o curso está inserido, a modalidade do curso;
· Sua duração, sua periodicidade de integralização, a quantidade de disciplinas cursadas simultaneamente;
· Características físicas das instalações frequentadas, tais como a sua localização geográfica, quantidade e qualidade dos recursos disponíveis (ar condicionado, cadeiras, projetores, acesso à internet, laboratórios);
· Características do estudante no curso, como:
o Seu vínculo financeiro (se pagante ou bolsista), seu grau de adimplência, sua prontidão em quitar os débitos;
o Sua frequência nos mecanismos disponibilizados, sejam eles em sala de aula ou em ambientes virtuais, seu nível de participação nas atividades e recursos de interação;
o Participação em eventos extracurriculares;
o Seus resultados acadêmicos, como quantidade de disciplinas pendentes (reprovações) e disciplinas concluídas, quantidade de períodos (semestres, trimestres) concluídos.
A definição de um modelo de dados comum para mineração de dados na área educacional deve pressupor as suas possíveis utilizações em diferentes situações-problema e instituições.
Um modelo, para ser genérico, deve conter os elementos mínimos necessários para ser utilizado em pesquisas e trabalhos que busquem investigar questões, não apenas acadêmicas, mas também de caráter administrativas dos estudantes e instituições analisados.
Definição do esquema de dados
O esquema de dados proposto estratifica
os atributos dos estudantes de acordo ...