De que se trata o artigo:

Modelagem de uma Data Warehouse para armazenamento de informações históricas de um sistema de e-commerce (comércio eletrônico).


Para que serve:

Disponibilizar um modelo inicial para a construção de um Data Warehouse que facilitará a geração de informação para tomada de decisão dos gestores.


Em que situação o tema é útil:

O modelo apresentado neste artigo é útil para iniciar o desenvolvimento de um Data Warehouse, apresentando os principais conceitos envolvidos durante a sua construção. Apresenta também um estudo de caso de uma empresa de e-commerce que deseja analisar algumas necessidades de negócio com relação à venda de seus produtos.

Hoje em dia, o volume de dados inseridos diariamente nos bancos de dados das empresas surpreende os administradores de banco de dados (DBAs) que precisam analisá-los e transformá-los rapidamente em informação com valor agregado para auxiliar nas tomadas de decisão da empresa. A empresa que é capaz de disponibilizar estas informações com maior rapidez terá um diferencial no mercado, o que pode resultar em vantagens não apenas estratégicas, mas também financeiras.

Neste cenário, surge mais um desafio para os DBAs, que precisam encontrar maneiras de modelar seus bancos de dados para atender esta nova necessidade.

Uma das soluções utilizadas é criação de um Data Warehouse (DW), que consiste em um banco de dados projetado e construído para auxiliar as empresas no processo de tomada de decisão. A sua modelagem visa à organização dos dados de maneira a criar novos conhecimentos de negócios no processo decisório.

No presente artigo, serão apresentados os principais conceitos utilizados no desenvolvimento de um Data Warehouse, bem como um estudo de caso no qual será desenvolvida passo-a-passo a modelagem do banco de dados para uma empresa e-commerce.

Conhecendo Data Warehouse

Data Warehouse (ou armazém de dados) é um banco de dados utilizado para armazenar informações relativas às atividades de uma organização de forma consolidada. A modelagem da base de dados favorece a geração de relatórios e a análise de grandes volumes de dados. Este tipo de repositório tem como outro objetivo facilitar a obtenção de informações estratégicas para a tomada de decisão.

O banco de dados de um Data Warehouse tem como principal finalidade organizar grandes volumes de dados históricos em um formato adequado para análise e recuperação da informação. Dessa forma, deve ser possível combinar dados de diversas fontes de dados heterogêneas em uma estrutura unificada e simples que facilitará a execução de consultas analíticas.

Além disso, o Data Warehouse não deve ser visto apenas como um sistema de banco de dados ou ferramenta estática e isolada de auxílio no processo de tomada de decisão, mas sim como um conjunto de tecnologias de suporte à decisão. Este representa um processo contínuo e integrado que não termina com sua implementação, mas segue continuamente enquanto ocorrerem mudanças de objetivos ou rumos de negócios.

O principal objetivo de um Data Warehouse é auxiliar as organizações a controlar e otimizar melhor os seus processos, onde o foco está na maneira como os dados são armazenados. Para alcançar tal objetivo, é preciso conhecer o ciclo de vida de criação e gerenciamento de um Data Warehouse (ver Figura 1).

Figura 1. Ciclo de vida do Data Warehouse

FASE 1: Definição de um Pré-Data Warehouse

O Data Warehouse armazena uma agregação dos dados de uma empresa que contenham valor de negócio. A identificação destes dados ocorre em uma fase definida como pré Data Warehouse (Figura 1), que é uma análise cuidadosa nos bancos de dados OLTP (Online Transaction Processing). Nestes bancos estão armazenados os dados operacionais das atividades da empresa, que podem ser originados a partir de aplicativos como ERP (Enterprise Resource Processing), pontos de venda, ordens de serviço ou vendas. Enfim, é neste local em que estão armazenadas todas as informações diárias da vida da empresa.

Este tipo de ambiente é comum para o controle operacional da organização, pois ele é voltado para os usuários que realmente controlam os processos. No entanto, este mesmo ambiente muitas vezes se apresenta num formato que dificulta a análise de usuários que são responsáveis pelas tomadas de decisão na organização, que definem estratégias de negócios, planos de marketing, campanhas promocionais, dentre outras ações. Por esta razão é importante existir uma pré-seleção dos dados que irão compor o ...

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