Diante do crescente fluxo de informações, as organizações tendem a melhorar a capacidade de gerir seus processos. Em virtude disso, grande parte desses processos precisa ser remodelada, promovendo uma manutenção que, na maioria dos casos, envolvem os próprios sistemas. A partir desse ponto, surge a necessidade dos usuários de fazerem mudanças em determinadas partes ou em todo o sistema e, para isso, é preciso refazer organogramas e fluxogramas, até chegar à manutenção do software.
Para ser feita uma reestruturação do processo de forma organizada, existem modelos e notações que facilitam a modelagem, comunicação e organização das partes envolvidas. Com a intenção de apresentar novas formas de melhoria contínua, neste artigo será utilizado o modelo de processo BPMN.
Este artigo tem a proposta de apresentar a ferramenta Oryx Standalone Client e a modelagem de processo através do BPMN 2.0 Process. Propõe seus conceitos e representação visuais e, por fim, apresentará um estudo de caso utilizando a notação para representar um processo de negócio de uma das áreas de uma organização.
As empresas têm que se preocupar com a qualidade e a disponibilização dos seus produtos. Para garantir essa qualidade, existem os processos, que nada mais são do que um padrão de atividades que serão realizadas para atingir um objetivo específico. O uso de processos proporciona o desenvolvimento de um produto com melhor qualidade pelo fato de ser gerado através de etapas e procedimentos que permitem a identificação e correção de erros ou defeitos, para assim trazer um produto final de qualidade.
Algumas definições de processo são: “maneira de operar, resolver ou ensinar”, “técnica”, “série de fenômenos que se sucedem e são ligados por relações de causa e efeito” e “os diversos períodos da evolução de um fenômeno”. Um processo é uma sequência de passos que deverão ser seguidos a fim de atingir um objetivo. Processo também pode ser descrito como um conjunto de atividades e resultados associados que geram um produto de software.
As empresas também precisam estar preocupadas em analisar e melhorar seus próprios processos, visto que um processo bem definido proporciona à organização um produto bem construído, prevenindo falhas em todas as etapas de sua produção.
Nos métodos de criação de um processo, o que mais a empresa deve se preocupar é em criar u ...