Dentre as vantagens estão o menor risco de mudanças e falhas no design da aplicação, diminuição de gastos com manutenção e suporte, maior satisfação do usuário, diferenciais do produto no mercado e maior chance de sucesso do produto final.
Para alcançar esses resultados, será apresentada a definição de usabilidade e suas vantagens, descrita a área de Engenharia de Usabilidade e abordados os métodos mais importantes e conhecidos para avaliação de interfaces.
Nos anos 80 a maioria dos computadores e softwares era desenvolvida presumindo que os usuários deveriam ter o conhecimento e a formação necessária para operá-los, tais como ter conhecimento do vocabulário técnico, conhecer a arquitetura de computadores e até saber resolver problemas computacionais.
Esse tipo de pressuposto foi rapidamente ficando obsoleto com a popularização dos computadores e a insatisfação de usuários não especializados que os utilizavam, gerando assim grande frustração por parte destes.
Desde então, a usabilidade de computadores se tornou o objetivo chave para o design e desenvolvimento de softwares interativos voltados para o público em geral.
O design da interface de softwares começou a ficar cada vez mais importante à medida que era uma característica essencial para um alcance maior de usuários. Assim, estudos na área de usabilidade de computadores se intensificaram para melhorar e expandir o acesso a computadores pela população.
Entretanto, quanto mais os cientistas estudavam sobre usabilidade e tentavam criar definições, padrões, técnicas e métodos, mais complexa e confusa a área de usabilidade ficava. Até os dias de hoje, a definição de usabilidade não foi definida completamente, mostrando que a usabilidade de computadores é uma área complexa e nebulosa.
Neste contexto, métodos para avaliação de interfaces foram criados a partir de estudos realizados para avaliar o design de softwares e tentar guiar o desenvolvimento de interfaces. Os métodos de avaliação mostraram-se um caminho mais eficaz para o aprimoramento da usabilidade de um software.
No entanto, todas as definições são basicamente guias superficiais e genéricos de o que fazer e como fazer uma avaliação para atingir uma usabilidade de qualidade. O processo não se baseia em simplesmente escolher um método e segui-lo à risca, sendo necessário, portanto, saber como realizá-lo no contexto em que o software se encontra. Para empregar um método é necessário:
· Escolher os critérios adequados para o recrutamento de usuários para o teste;
· Desenvolver perguntas específicas para a identificação de problemas que o usuário apresenta;
· Escolher os critérios para seleção das tarefas testadas;
· Desenvolver roteiros e instruções adequadas para os usuários;
· Escolher os dados que serão coletados e analisados;
· Realizar a análise dos dados corretamente.
Para isso é necessário ter experiência em design de softwares, no domínio e no contexto em que este se apresenta. Antes disso, é necessário também entender os conceitos e métodos existentes para aplicá-los de forma correta e de modo eficaz para cada situação.
Com base nisso, este artigo irá apresentar uma explicação do que é usabilidade nos dias atuais e qual a sua importância no desenvolvimento de aplicações web, os conceitos básicos existentes na área e os métodos mais utilizados e estudados ultimamente para a avaliação e aprimoramento do design de interfaces para aplicativos web.
Usabilidade
Usabilidade é um atributo de qualidade que avalia a facilidade de uso da interface de um objeto qualquer, como por exemplo, um livro, uma ferramenta, um software, um processo, ou qualquer coisa que interage com o ser humano.
Segundo o padrão ISO 9241-11, que se trata de requisitos ergonômicos para trabalho de escritório com terminais visuais, a usabilidade é “a capacidade de um produto ser usado por usuários específicos em um contexto específico para atingir objetivos com eficácia, eficiência e satisfação”. Já segundo a norma ISO/IEC 9126, que se trata de qualidade de software, usabilidade é “um conjunto de atributos que evidenciam o esforço necessário para a utilização de um determinado produto”.
Como podemos perceber, a usabilidade não possui uma definição única. Isso acontece por ser uma área ampla e multidisciplinar que está presente em áreas como desenvolvimento de sistemas, qualidade de software, ergonomia, psicologia, dentre outros.
Contudo, pode-se dizer que a usabilidade é um atributo de qualidade de um produto ou serviço que mede o esforço necessário para utilizá-lo com o intuito de realizar as tarefas propostas e chegar a um objetivo desejado facilmente, rapidamente e intuitivamente, resultando na satisfação do usuário.
Resumindo, a usabilidade é uma característica de qualidade que mede a adequação de utilização do sistema pelo usuário.
Qual a importância da Usabilidade?
De acordo com Jacob Nielsen, precursor na área de usabilidade, ao investir 10% do orçamento de um projeto na qualidade de usabilidade, é possível dobrar a qualidade de aplicações e sites web, resultando no aumento das vendas, número de usuários inscritos, número de acessos, dentre outros.
Esse investimento também dobra a produtividade dos funcionários de empresas, diminuindo o tempo de realização das tarefas e reduzindo pela metade os custos com treinamento, desenvolvimento de manuais, suporte, etc. Uma usabilidade de qualidade beneficia todos os envolvidos com o produto, desde a empresa desenvolvedora, o cliente que irá adquirir o produto até o usuário final.
Será descrito a seguir os principais benefícios para todos os envolvidos no desenvolvimento de aplicações web:
· Benefícios para a empresa desenvolvedora do produto:
o Satisfação do cliente;
o Melhoria da imagem do produto e da empresa, resultando em uma probabilidade maior de sucesso no mercado;
o Diminuição dos riscos de mudanças e rejeições;
o Diminuição do retrabalho causado por falha na concepção do projeto;
o Maior probabilidade de sucesso do produto final;
o Diminuição da necessidade de documentação e suporte;
o Maior frequência de utilização do produto, por exemplo, compras em um site e-commerce;
o Diminuição de gastos e aumento de lucro.
· Benefícios para o cliente:
o Mais segurança e confiança de que o resultado final realmente irá suprir suas necessidades;
o Melhoria na produtividade de trabalho;
o Diminuição do custo de manutenção do produto, treinamento e suporte;
o Diminuição dos riscos de falha do produto ao atender as necessidades do usuário.
· Benefícios para o usuário final do produto:
o Facilidade de uso e aprendizado dos usuários, facilitando assim a inserção da aplicação em seu ambiente e reduzindo a rejeição do produto;
o Eficiência no desempenho das atividades, resultando em uma maior produtividade;
o Menos esforço físico e cognitivo para a realização de atividades, reduzindo o stress dos funcionários, deixando seu esforço para as tarefas essenciais do seu trabalho e não para a ferramenta em si;
o Menos tempo perdido com dúvidas e aprendizado;
o Menos consulta a documentos ou suporte do produto;
o Maior chance de atender as necessidades e desejos do usuário, resultando em maior satisfação.
Todas essas características agregam vantagens competitivas e diferenciais para o produto no mercado, o que hoje em dia na área da tecnologia é de fundamental importância devido à alta competitividade do mercado.
Um dos principais diferenciais de uma aplicação web é sua usabilidade, fazendo com que muitos dos usuários escolham um produto pela satisfação que ele os proporciona. Se um sistema de uma empresa não atende de forma ampla as necessidades e desejos de seus funcionários, a empresa não irá adquirir seu produto.
Se um sistema de uma empresa for difícil de aprender e ineficiente de usar, ela irá mudar para algum dos vários outros existentes no mercado. Se um sistema de e-commerce não fornecer rapidamente o produto que o usuário quer comprar e não tiver um processo de compra simples, rápido e seguro o usuário desistirá da compra.
No final, quem decide quem tem sucesso ou não no mercado são os usuários. Assim, é de extrema importância que o produto satisfaça a quem realmente sustenta a sua sobrevivência.
O impacto que a usabilidade tem em uma aplicação web pode ser exemplificado em um caso que virou notícia em 2009, conhecida como “O botão de 300 milhões de dólares”.
Esse caso aconteceu em uma das principais empresas de e-commerce da época, na qual a alteração de um formulário rendeu um aumento de 300 milhões de receita ao ano. O formulário era de login e registro no site que aparecia sempre antes do usuário finalizar a comp ...