Na programação, funções são blocos de código que realizam determinadas tarefas que normalmente precisam ser executadas diversas vezes dentro de uma aplicação. Quando surge essa necessidade, para que várias instruções não precisem ser repetidas, elas são agrupadas em uma função, à qual é dado um nome e que poderá ser chamada/executada em diferentes partes do programa.
A sintaxe de uma função é definida por três partes: nome, parâmetros e corpo, o qual agrupa uma sequência de linhas que representa algum comportamento. No código abaixo, temos um exemplo de declaração de função em Python:
Para executar a função, de forma semelhante ao que ocorre em outras linguagens, devemos simplesmente chamar seu nome e passar os parâmetros esperados entre parênteses, conforme o código a seguir.
Caso seja necessário, também é possível definir funções com nenhum ou vários argumentos, como no código abaixo:
Agora, ao invocar essa função, também é necessário informar o segundo parâmetro, que representa a idade que será impressa após o nome:
As funções em Python tem suporte a parâmetros nomeados. O exemplo a seguir mostra um caso onde podemos usar nomes nos parâmetros da função.
Observe que quando chamamos a função calculo_imc, não há uma identificação do que cada valor representa dentro daquela função. Nesse mesmo exemplo usando essa funcionalidade, conseguimos ver melhor como podemos dar nome aos parâmetros.
A biblioteca do Python contém vários componentes embutidos, que podem ser utilizados em qualquer parte do código sem a necessidade de um import. Um exemplo disso é a função max(), que retorna o maior elemento de uma lista que lhe é passada por parâmetro.
Leia o conteúdo completo:
Leia mais
Sua nova carreira começa aqui
Baixe agora
Veja quem já conseguiu chegar lá
Grátis por tempo limitado
Cadastre-se
Junte-se a nós