O HTML

Quando desenvolvemos páginas web, utilizamos como base a linguagem de marcação de hipertexto (HTML), que forma toda a estrutura do documento a partir de tags, trechos de código que são identificados e interpretados pelo navegador para montar algum elemento.

Porque usar Javascript?

Aliando essa estrutura às CSS (Cascading Style Sheets), conseguimos estilizar os elementos da página, garantindo uma formatação visual mais completa e de fácil manutenção. Temos assim uma página bem estruturada, com vários elementos visuais (e não visuais) como formulários e tabelas bem formatados, com bordas, cores de plano de fundo, imagens, etc.

A história do JavaScript

JavaScript é uma linguagem de programação interpretada. Foi originalmente implementada como parte dos navegadores web para que scripts pudessem ser executados do lado do cliente e interagissem com o usuário sem a necessidade deste script passar pelo servidor, controlando o navegador, realizando comunicação assíncrona e alterando o conteúdo do documento exibido.

Inserindo o código JavaScript na página HTML

Os códigos JavaScript podem ser inseridos na página HTML de duas formas:

  • Interno no documento: para inserir o código direto na estrutura do HTML, utilizamos as tags <script> e </script>.
  • Externo ao documento: o código JavaScript também pode ser mantido em um arquivo separado do HTML. Para isso, deve-se referenciar tal arquivo na página.
Código 1. Maneiras e inserir JavaScript no HTML.

Sintaxe da linguagem JavaScript

JavaScript foi criada com base na ECMAScript e sua sintaxe é bastante semelhante a linguagens de alto nível muito utilizadas como C e Java, como veremos a seguir.

Usando variáveis no JavaScript

Essa linguagem possui tipagem dinâmica, ou seja, não é necessário definir o tipo das variáveis ao declará-las, para isso basta usar a palavra reservada var. No Código 2 temos alguns exemplos de utilização de variáveis.

Código 2. Utilizando variáveis.

Trabalhando com funções

JavaScript fornece também suporte a funções, aliado às facilidades da tipagem dinâmica, o que torna a definição de métodos simples e prática. Para criar funções, utilizamos a palavra reservada function.

As funções podem receber parâmetros e retornar valores, mas o tipo de retorno e o tipo dos parâmetros não precisa ser previamente definido. No Código 3 temos exemplos de funções com e sem parâmetros e retorno.

Código 3. Exemplo de funções em JavaScript.

Estruturas de controle de fluxo

Assim como a maioria das linguagens de alto nível, JavaScript possui estruturas condicionais e de repetição para controle de fluxo. No Código 4 temos a sintaxe e um exemplo de uso de tais estruturas.

Código 9. Código do componente Usuario (arquivo usuario.js).

Exibindo mensagens

A linguagem JavaScript possui um número imenso de funções nativas que precisariam de vários artigos para serem explicadas detalhadamente. Aqui, serão mostradas apenas algumas das mais utilizadas por quem está iniciando os estudos.

A primeira função apresentada é a alert, que serve para exibir uma mensagem em uma janela popup. Essa função recebe apenas um parâmetro, que é o texto a ser exibido.

Leia o conteúdo completo:

Leia mais

Sua nova carreira começa aqui

Confira

Baixe agora

Veja quem já conseguiu chegar lá

3 Aulas para
Iniciantes

Grátis por tempo limitado

Cadastre-se

Está esperando
o quê?
Se mova!!

Junte-se a nós