O marketing evoluiu muito com o passar do tempo. Antes, havia preocupação em apenas vender produtos, mas, como o mercado mudou e surgiram mais alternativas para os clientes, as empresas tiveram que se preocupar em desenvolver diferenciais. É por isso que hoje experiência do cliente, marketing e SEO caminham lado a lado.
Para vender uma solução, não basta apresentar o produto ou serviço para o cliente. É preciso agir de forma estratégica para entregar a mensagem correta para as pessoas certas. Além disso, cada decisão deve ser muito bem pensada para colocar a empresa em destaque.
Diante dessas e outras necessidades, dados e estatísticas se tornaram fundamentais para o marketing, e isso fez nascer um novo profissional: o Growth hacker. Você já ouviu falar sobre ele? Neste artigo você vai conhecer essa nova opção de carreira e como aproveitar a tendência do mercado. Continue lendo!
O que é o profissional Growth Hacker?
Os hábitos de consumo e o comportamento do consumidor passam por mudanças constantes. Isso leva ao mercado de um modo geral a se adequar à novas expectativas e exigências que os clientes apresentam.
Toda essa dinâmica também exige que o setor de marketing se reinvente. É preciso repensar as estratégias adotadas atualmente para que elas consigam acompanhar as novas tendências. Essas mudanças são fundamentais para que as empresas se destaquem dentre as suas concorrentes e possam atrair a atenção do público, ganhando a sua preferência.
Todas essas transformações fizeram com que surgissem diferentes versões de marketing. Hoje estamos vivendo a era do marketing 5.0, que é aquele em que tecnologia e fator humano são associados para oferecer qualidade de vida e bem-estar para as pessoas.
Ou seja, o interesse já não é mais apenas vender um produto, mas sim entregar algo que tenha um impacto positivo na vida de uma pessoa. A personalização da experiência entra em cena e os dados se tornaram o grande tesouro da vez.
Mas para que o marketing possa aproveitar todo o potencial que eles entregam, é preciso trabalhar do jeito certo com esse material, e quem faz isso é o Growth Hacker. Esse profissional tem por objetivo promover resultados superiores para a empresa, utilizando tecnologias ferramentas e estratégias modernas voltadas para a análise de dados.
Ele alia a sua criatividade aos números que recolhe no mercado para levantar hipóteses, fazer testes e experimentos, a fim de encontrar as estratégias ideais que podem fazer com que a empresa alcance seus objetivos sem aumentar os investimentos e recursos utilizados.
Assim, o Growth Hacker é o profissional que trabalha com o marketing 5.0. Os recursos tecnológicos são seus grandes aliados porque complementam as suas habilidades na área de humanas, que são fundamentais para quem atua com publicidade e em contato com o público.
Esse especialista tem um conhecimento técnico aprofundado e, por isso, pode aproveitar da melhor forma os dados que consegue recolher. Faz isso utilizando conhecimentos como em programação e estatística, que citamos, para encontrar oportunidades de fazer a empresa se destacar oferecendo a melhor experiência para atrair cada vez mais clientes.
Por que o Growth Hacker é tão importante?
O Growth Hacker é um profissional muito importante para as empresas porque ele ajuda a otimizar as estratégias de marketing. Como você viu, trabalha com base em dados, hipóteses, testes e experimentos, por isso, a tendência é de que as decisões sejam cada vez mais precisas.
Como o mercado está muito competitivo, as empresas não podem perder tempo e muito menos recursos para tentar implementar uma estratégia que talvez possa dar certo. O Growth Hacker encurta esse caminho e utiliza a tecnologia para definir aquilo que tem maior chance de trazer excelentes resultados. Assim, a empresa consegue fazer investimentos mais certeiros por meio de uma abordagem científica.
O Growth Hacker permite que a empresa onde ele trabalha alcance uma expansão mais rápida. O foco desse profissional é fazer com que ela tenha os maiores resultados com os menores investimentos. O intuito é fazer mais com aquilo que já se tem.
O segredo para isso está no levantamento de dados, que permite fazer um alinhamento com os objetivos da empresa para propor ideias inovadoras, ou mais eficientes, para obter retornos positivos.
Vale ressaltar que não é sempre que uma ideia do Growth Hacker vai trazer excelentes resultados logo de primeira. As estratégias também necessitam de adequações ao longo do processo, e cabe a esse profissional definir métricas para fazer as análises de sucesso, entender se os objetivos foram alcançados, se houve falhas, o que falhou e o que pode ser feito para melhorar a estratégia.
Portanto, o Growth Hacker também precisa ser um profissional resiliente. É fundamental que ele consiga testar e analisar suas novas ideias gerando aprendizado para que novos testes sejam realizados e essa estratégia se mostre cada vez mais eficiente.
Quais são as características do perfil desse profissional?
Um detalhe interessante é que o profissional Growth Hacker não precisa, necessariamente, ter formação na área de marketing. Ele pode pertencer a outro setor da empresa e desenvolver conhecimentos e habilidades que permitam atuar dessa forma.
Entretanto, quem é do ramo já tem um conhecimento mais aprofundado de marketing e SEO, além de outras competências da área de humanas, fundamentais para saber como lidar da melhor maneira com as exigências e expectativas do público.
Porém, o Growth Hacker também precisa de algumas habilidades que pertencem à área de exatas, como no caso da programação. Afinal, você viu que ele vai usar métodos científicos e a tecnologia para atuar no dia a dia.
Assim, fazemos a junção de dois setores que parecem diferentes, mas que na verdade se complementam de uma forma muito eficiente para trazer bons resultados para organizações de todos os ramos.
Agora que você já sabe, confira a seguir algumas características do perfil do profissional Growth Hacker.
Graduação ou experiência de trabalho na área
É interessante que o Growth Hacker tenha formação na área de marketing, publicidade ou propaganda. Isso porque, como dito, ser um profissional da área vai facilitar bastante na hora de definir as estratégias ideais para cada empresa, mas também explicamos que isso não é obrigatório.
Pode ser que um profissional da área comercial, por exemplo, tenha perfil para desenvolver as habilidades necessárias para ser um Growth Hacker. A experiência de trabalho na área, e até mesmo a curiosidade e habilidades naturais, podem ajudar a entrar nesse ramo.
Conhecimento aprofundado de fatores de otimização, rankeamento e atualizações de algoritmos
As técnicas de SEO são fundamentais para que conteúdos, páginas e outros materiais divulgados pelas empresas na internet se destaquem em meio a um mar de informações. Por isso, o growth hacker precisa de um conhecimento aprofundado dos fatores de otimização.
É fundamental que ele conheça as técnicas e as estratégias e saiba como implementar as melhores práticas em cada situação. Afinal, o objetivo é alcançar um excelente rankeamento nos motores de busca, e somente por meio das melhores práticas de SEO isso será possível.
Contudo, os fatores de rankeamento são definidos pelos algoritmos dos sites de busca, como o Google, e eles passam por atualizações constantes. Isso significa que as estratégias mudam com o passar do tempo, e às vezes muito rápido, estabelecendo novos critérios para que um certo conteúdo seja ranqueado.
O Growth Hacker precisa estar consciente dessas mudanças e saber onde fazer as pesquisas para que possa adequar o seu trabalho àquilo que os algoritmos estão exigindo agora. Assim pode adequar as suas estratégias e ranquear.
Conhecimento de HTML5, CSS3, JavaScript e jQuery
O conhecimento em programação é uma parte importante do perfil do Growth Hacker. É isso que faz com que ele se diferencie de especialistas que atuam somente com o marketing ou com SEO.
O conhecimento em CSS3, por exemplo, permite o desenvolvimento de animações com efeitos como rotação, transição e movimento, muito utilizados nas peças de marketing digital divulgadas na internet.
Além disso, as linguagens HTML5 e JavaScript são algumas das principais que estão presentes na web. O conhecimento em JavaScript também traz ao Growth Hacker o domínio de jQuery, uma biblioteca de código aberto que ajuda a simplificar as linhas de código e possibilita introduzir diferentes efeitos visuais, com um grau mais alto de complexidade, na interface de um site.
Ou seja, o Growth Hacker pode fazer mudanças e otimizações nas páginas web para que elas sejam mais atrativas. Esse recurso permite a realização de experimentos e testes para observar aquilo que funciona melhor para a empresa.
Expertise nas melhores práticas de UX
De nada adianta ter todo esse conhecimento técnico se o Growth Hacker não estiver familiarizado com as melhores práticas de UX, ou seja, de User Experience. Afinal, o objetivo é fazer com que a estratégia seja atrativa e ofereça uma boa experiência para o usuário.
Hoje em dia os consumidores não desejam apenas preços baixos. Eles querem vivenciar algo diferenciado, uma experiência positiva. Esse é o tipo de valor procurado nas soluções disponibilizadas pelas empresas.
Em todas as estratégias de marketing, é fundamental pensar na experiência do usuário para que ela seja agradável. Não pode haver ruídos, dificuldades ou qualquer tipo de burocracia que dificulte a interação com a empresa e com aquilo que ela oferece.
O Growth Hacker precisa estar atento às tendências do mercado, às exigências e expectativas do consumidor moderno, considerando também o perfil do público-alvo da organização para qual ele trabalha. Somente assim será possível trabalhar as suas estratégias e ideias com foco naquilo que esse público está procurando para que a empresa consiga alcançar os seus objetivos.
O que é preciso para se tornar um profissional Growth Hacker?
Para se tornar um profissional growth hacker você precisa seguir apenas três passos. São eles: o desenvolvimento de habilidades finas (soft skills), a capacitação técnica e a atualização de conhecimentos.
Desenvolvimento de soft skills
O Growth Hacker é um profissional que trabalha muito com a criatividade. Ele precisa ser criativo e ter um pensamento disruptivo para apresentar ideias inovadoras para a empresa. Além disso, deve ter uma visão sistêmica da organização, dos públicos dela e também do mercado de modo geral para implementar estratégias pensando nesses três aspectos de forma associada.
As soft skills são fundamentais para ter uma percepção daquilo que funciona melhor para o público, mas, ao mesmo tempo, associando aos dados, métodos científicos e à tecnologia. É aqui que entra a capacitação técnica.
Capacitação técnica
Ter apenas habilidades finas desenvolvidas não forma um Growth Hacker porque ele vai trabalhar com técnicas e tecnologias também. Sendo assim, é preciso buscar conhecimento e formação em campos como a programação.
Ela é fundamental, como você viu, para dominar diferentes linguagens que trazem recursos e ferramentas para esse profissional trabalhar. Ao mesmo tempo, permite conhecer mais a fundo as próprias ferramentas já usadas no marketing para que elas sejam aproveitadas da melhor forma possível.
A capacitação técnica é o que faz o diferencial do Growth Hacker, conforme explicamos. Sem esse conhecimento, ele seria um profissional com uma formação comum como outros, seja em marketing, em vendas ou publicidade e propaganda, por exemplo.
Atualização de conhecimentos
Desde o começo deste artigo estamos reforçando que as mudanças acontecem de forma constante. Sendo assim, para se tornar um profissional bem-sucedido, é fundamental acompanhar essas transformações.
O Growth Hacker precisa ser adepto do lifelong learning, a fim de fazer com que o aprendizado seja algo constante em sua vida. Isso é fundamental em relação ao marketing, às técnicas de SEO, ao User Experience, às tendências de mercado, às novas ferramentas do setor de marketing e relacionamento com o cliente.
Sem falar, é claro, da programação, das ferramentas, sistemas, softwares e outros recursos utilizados para a implementação do método científico e técnico praticados pelo Growth Hacker.
Não se esqueça que essas tecnologias também evoluem como uma velocidade muito grande. Logo, é indispensável que esse profissional esteja atento a essas mudanças e inovações para que se mantenha sempre muito bem atualizado e, de preferência, um passo à frente das empresas concorrentes.
Como o curso de programação da DevMedia pode ajudar?
O curso de programação da DevMedia foi desenvolvido para proporcionar um conhecimento estruturado em programação, de modo que o aprendizado seja adquirido de uma forma escalada. Existe uma lógica na organização do curso para que qualquer pessoa consiga aprender a programar do zero.
A metodologia do curso da DevMedia faz com que o aprendizado da programação aconteça de uma forma fluida, natural e agradável. O programador iniciante passa por diferentes missões e, em cada uma delas, aprende um conceito da programação.
Por meio das técnicas de gamificação, recebe recompensas e acompanhe a sua própria evolução dentro do curso, para que tenha cada vez mais motivação para continuar estudando. É a escolha ideal para quem deseja se tornar Growth Hacker, uma vez que também aborda as linguagens que são fundamentais para o trabalho desse profissional.
Além de um conhecimento estruturado com temas que se complementam, no curso da DevMedia você ainda encontra o suporte de professores, que estão à disposição para ajudar naquilo que for preciso e esclarecer qualquer dúvida. Ou seja, ninguém estuda sozinho.
Formação e capacitação são fundamentais para quem deseja atuar como Growth Hacker. Esse é um profissional que encontra boas oportunidades no mercado devido às necessidades que as empresas têm agora. Então, invista em suas habilidades e competências para que você possa ter sucesso nessa carreira.
Comece conhecendo o curso de JavaScript da DevMedia, uma capacitação fundamental para quem deseja atuar como Growth Hacker.