Jogos em Cordova: Desenvolvendo um jogo 2D com Enchat.js – Parte 2
Este artigo complementa conceitos muito importantes do Cordova e do Enchant.js, como detecção de colisão entre personagens, implementação de sons, efeitos de animação, etc. tornando a experiência do usuário mais completa.
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Por que eu devo ler este artigo:Neste artigo vamos focar na finalização do nosso jogo usando o Enchant.js, bem como na publicação do mesmo via Apache Cordova, efetuando todos os testes diretamente de um simulador Android, o Genymotion, e viabilizando a geração do arquivo de instalação apk para distribuição a nível de produção. Ao final deste, o leitor estará apto também a entender como detectar colisões entre objetos, implementar sons de fundo e de efeitos usando a API de áudio da HTML5, criar transições de tela entre menu, jogo e tela de game over, bem como gerar a impressão de personagens de forma aleatória usando somente os recursos do Enchant.js aliados aos seus plugins e interface de linha de comando.
Na primeira parte do curso iniciamos a implementação do
nosso jogo “Fuga dos Dragões” com a inclusão do plano de fundo animado e do
personagem principal (dragão) ao mesmo. Entendemos não só o que tange à
configuração e instalação do Apache Cordova e do Enchant.js, mas também como
ambos os frameworks se comportam em conjunto com conceitos como orientação a
objetos, animação, canvas, bem como performance e superposição de imagens. Tais
conceitos não só moldam o universo de games 2D na web como também definem novos
fluxos de execução que serão totalmente regidos pela criatividade dos
desenvolvedores e suas equipes.
Neste artigo iremos tratar de finalizar o jogo por completo,
adicionando os personagens inimigos, os marcadores de pontuação e as transições
de telas para quando o jogador for atingido e o jogo precisar exibir uma
mensagem de Game Over com a opção de começar uma nova partida. Para essa
implementação em especial, destaca-se o uso que faremos da API nativa do
Cordova para salvar as informações referentes ao melhor resultado atingido pelo
jogador naquele dispositivo em específico, dado este que poderá ser usado nas
partidas futuras exibindo para o mesmo qual a sua melhor pontuação desde que
começou a jogar.
Além disso, algumas definições são sempre menos vistas em
tutoriais desse estilo, tais como a criação de menus, ou a definição de rotas que
o jogador pode seguir atreladas a níveis de dificuldade que vão aumentando com
o passar do tempo. Ao final faremos um tour pelos principais plugins
disponíveis para o framework e você poderá ver que tipos de tecnologias podem
ser acrescentadas ao seu projeto para ajudar a maximizar o poder de criação nos
seus jogos.
Criando os inimigos
Após a implementação do dragão e toda a lógica envolvida em
exibi-lo na horizontal e movimentá-lo na vertical, você já tem em mãos uma
ligeira impressão de como esse código poderá ser reaproveitado para construir a
lógica dos inimigos. Assim como para os demais objetos desenháveis que
representamos no código anteriormente, o Inimigo também deverá ter a sua
própria classe. Logo, para isso, adicione o código contido na Listagem 1 ao final do nosso arquivo
main.js observando as semelhanças com o objeto Dragao, por exemplo, bem como as
sobrescritas de métodos na herança estabelecida.
Listagem 1. Criando a classe de Inimigo e
adicionando ao main.js.
01 /**
02 * Classe Inimigo
03 */
04 var Inimigo = Class.create(Sprite, {
05 /**
06 * O inimigo que o dragão deve evitar
07 */
08 initialize: function(faixa) {
09 Sprite.apply(this,[48, 49]);
10 this.image = Game.instance.assets['res/bola-fogo.png'];
11 this.rotationSpeed = 0;
12 this.setFaixa(faixa);
13 this.duracaoAnimacao = 0;
14 this.addEventListener(Event.ENTER_FRAME, this.atualizar);
15 },
16 });
Antes de entendermos a listagem é preciso que saibamos como
o código de pintura dos objetos de inimigo irá se comportar. A ideia é que
dividamos a tela em três “faixas” horizontais que tomarão todo o espaço
vertical da tela do jogo. Cada faixa terá um identificador e servirá para ações
como definir onde o próximo objeto será impresso, bem como criar certas regras
que impossibilitem mais de um objeto ser impresso na mesma faixa ao mesmo
tempo. Após um objeto ser impresso,
automaticamente setamos um tempo x que será contado para a impressão do
objeto posterior e assim sucessivamente. Isso irá nos poupar o trabalho de ter
de criar divisões verticais também para definir onde cada objeto deveria ser
impresso sem que essa repetição ocorresse.
Perceba que logo no início do código estamos usando uma
estrutura ainda não vista no artigo, a chamada ao método create() com a classe Sprite (do Enchant.js) passada como primeiro
argumento. Isso por que a classe Inimigo será uma subclasse de Sprite e esta
irá nos ajudar a definir as configurações de posicionamento dos objetos através
do parâmetro faixa que recebemos no
construtor do método initialize. Na
linha 9 temos a aplicação das dimensões da imagem do inimigo. Perceba que
estamos usando apenas a imagem da bola de fogo (linha 10), mas mais na frente
configuraremos o jogo para lidar com mais personagens randomicamente. Em
seguida, definimos a velocidade de rotação para zero (linha 11), uma vez que o
personagem fará uma movimentação vertical retilínea e que necessariamente não
poderá ter desvios. Após isso, configuramos a duração da animação inicialmente
com zero também, mas esse dado será atualizado mais à frente. Note que esses
tipos de configurações servem somente para declarar os nomes dos atributos que
precisaremos nesse objeto, mesmo que seus valores estejam zerados.
Na linha 14 temos a adição do evento de ENTER que, na
verdade, irá capturar o momento em que devemos atualizar o objeto, de fato.
Note que ainda não implementamos duas outras funções que estão sendo usadas na
função initialize: a função setFaixa()
que definirá a posição do objeto de acordo com o seu número de faixa, e a
função atualizar() que será chamada
a cada novo frame impresso na tela.
Agora adicionemos o código relativo à primeira função das
duas (Listagem 2).
Listagem 2. Adicionando a função setFaixa() à
classe Inimigo.
Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.
Em quanto tempo vou me tornar um programador?
O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.
Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.
Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos dois tipos de planos: o plano recorrente e o plano anual. No plano recorrente, a cobrança é lançada mensalmente no cartão de crédito, necessitando apenas do limite para uma parcela. No plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX ou no Boleto parcelado (sujeito à analise de crédito)
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias, tanto no plano anual quanto no plano recorrente. Após esse período, se você estiver no plano recorrente e optar por cancelar antes de completar 12 meses, há uma taxa de 10% sobre o valor total. No plano anual, não há multas adicionais, mas o valor pago não é reembolsável.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
A renovação é automática?
Sim, nosso plano anual renova automaticamente após 12 meses, proporcionando conveniência e continuidade no seu aprendizado. Na renovação automática não é debitado do seu cartão as 12 parcelas. Para facilitar e não prejudicar o seu limite, a renovação é feita no modelo recorrente, cobrando uma mensalidade a cada mês.
Além disso, a renovação não tem fidelidade, oferecendo total flexibilidade. Você também tem a liberdade de desativar a renovação automática a qualquer momento, garantindo controle absoluto sobre sua assinatura.
Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?
Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
Eu sabia pouquíssimas coisas de programação antes de começar a estudar com
vocês, fui me especializando em várias áreas e ferramentas que tinham na plataforma, e com essa
bagagem consegui um estágio logo no início do meu primeiro
período na faculdade.
Estudo aqui na Dev desde o meio do ano passado!
Nesse período a Dev me ajudou a crescer muito aqui no trampo. Fui o primeiro desenvolvedor contratado pela minha
empresa. Hoje eu lidero um time de desenvolvimento! Minha meta é continuar estudando e praticando para ser um
Full-Stack Dev!
Economizei 3 meses para assinar a plataforma e sendo sincero valeu muito a
pena, pois a plataforma é bem intuitiva e muuuuito
didática a metodologia de ensino. Sinto que estou EVOLUINDO a cada dia. Muito
obrigado!
Nossa! Plataforma maravilhosa. To amando o curso de desenvolvimento
front-end, tinha coisas que eu ainda não tinha visto. A
didática é do jeito que qualquer pessoa consegue aprender. Sério, to apaixonado,
adorando demais.
Adquiri o curso de vocês e logo percebi que são os melhores do Brasil. É
um passo a passo incrível. Só não aprende quem não quer.
Foi o melhor investimento da minha vida!
Foi um dos melhores investimentos que já fiz na vida e tenho aprendido
bastante com a plataforma. Vocês estão fazendo parte da minha jornada nesse mundo da
programação, irei assinar meu contrato como programador
graças a plataforma.
Wanderson Oliveira
Comprei a assinatura tem uma semana,
aprendi mais do que 4 meses estudando outros cursos. Exercícios práticos que não tem
como não aprender, estão de parabéns!
Obrigado DevMedia, nunca presenciei uma plataforma de ensino tão presente na vida acadêmica de
seus alunos, parabéns!
Eduardo Dorneles
Aprendi React na plataforma da DevMedia há cerca de 1 ano e meio... Hoje estou há 1 ano empregado trabalhando 100% com
React!
Adauto Junior
Já fiz alguns cursos na área e nenhum é tão bom quanto o de vocês. Estou aprendendo
muito, muito obrigado por existirem. Estão de parabéns... Espero um dia conseguir um emprego na
área.