Jogos em Cordova: Como criar um jogo 2D com Enchant.js – Parte 1
Este artigo explora conceitos muito importantes do Cordova, além de fazer uma análise completa de como usá-lo em conjunto com o Enchant.js, que é um framework muito poderoso e famoso para criação de jogos 2D em HTML5.
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Por que eu devo ler este artigo:Neste artigo vamos aprender o que é o framework Enchat.js, seus conceitos arquiteturais, que privilegiam a composição e o reaproveitamento de objetos, abstrações, APIs de desenvolvimento de jogos e as principais funcionalidades que o mesmo traz atrelado ao JavaScript/HTML5, através do desenvolvimento de um jogo 2D completo. Deste modo será possível entender porque ele é uma opção viável para o desenvolvimento de aplicativos escaláveis que exigem multiprocessamento, animação e manipulação de eventos. Além disso, trataremos de explorar o framework Apache Cordova que lida com a geração de aplicativos móveis para diversos sistemas operacionais (iOS, Android, etc.).
O mercado de jogos movimenta milhões todos os anos e, longe
de todo o complexo aparato estrutural usado por grandes companhias para criar
jogos em 3D e com recursos gráficos cada vez mais robustos, quando se trata do
mercado de jogos para dispositivos móveis, a indústria de jogos 2D é que ganha
a preferência dos usuários com seus personagens simplistas e histórias bem
elaboradas.
Ao mesmo tempo, e do outro lado do jogo, temos a “corrida do
desenvolvimento”, a qual se destaca por empresas e profissionais autônomos
dessa área que buscam incessantemente por tecnologias novas que possam atender
aos objetivos programáticos dos produtos desenvolvidos de forma produtiva,
rápida e eficiente. Isso quando estes mesmos profissionais não desenvolvem seus
próprios frameworks e ferramentas para abraçar mais uma área dessa indústria
rentável.
E quando se trata de desenvolvimento produtivo, cada vez mais
empresas estão considerando a criação de aplicativos usando linguagens simples
e fáceis de encontrar pessoal qualificado, como JavaScript, HTML5 e CSS. Isso é
possível através de ferramentas que encapsulam o código fonte implementado via
scripts e geram instaladores para os diferentes sistemas operacionais móveis do
mercado, como Android, iOS, etc., abstraindo a comunicação que antes era feita
totalmente de forma nativa, com códigos próprios de cada plataforma. O conceito
se assemelha ao que temos em máquinas virtuais, porém com um trabalho de
conversão feito antes do código chegar ao SO, ou seja, o código é convertido em
“linguagem de máquina” (lê-se linguagem de dispositivo móvel) antes de ser
gerado o instalador do aplicativo.
Dentre os diversos frameworks que trabalham dessa forma, um
se destaca pelo suporte nativo ao SO, bem como por ter uma forte comunidade de
desenvolvimento, trata-se do Cordova, da Apache. Este nada mais é que uma
plataforma integrada que permite a construção de aplicativos móveis através da
geração de WebViews e execução via JavaScript. Além disso, ele também permite
que o desenvolvedor possa acessar recursos do dispositivo móvel via API, bem
como fazer chamadas a código da plataforma em que irá rodar.
Neste artigo, faremos uso do Apache Cordova, em conjunto com
o JavaScript, HTML5, CSS e o framework front-end Enchant.js para criar um jogo
2D do zero chamado “Fuga dos Dragões”, onde o jogador controlará um personagem
principal (o dragão) que terá de desviar dos obstáculos (inimigos em formatos
diversos, bombas, foguetes, etc.) que virão na horizontal em três linhas de
frente e em uma velocidade pré-definida mais rápida que a do jogador. À medida
que os obstáculos forem sendo desviados, o player irá acumular pontos e o jogo
perdura enquanto o mesmo não for atingido. Uma vez em contato com um dos
inimigos, o jogo termina, e é exibida a pontuação do jogador, junto com o seu
melhor resultado. Isso será possível graças ao acesso nativo que faremos para
salvar a informação no disco rígido do dispositivo. Para controlar o player, o
jogador fará uso do clique do mouse, ou do toque na tela quando o mesmo estiver
executando no celular, tablet, etc., em três regiões invisíveis criadas verticalmente
para delimitar tais escopos físicos.
É importante salientar que nem todos os frameworks
JavaScript trabalham com a criação de aplicativos responsivos (isto é, que conseguem
se adequar aos diferentes tamanhos de telas dos diversos dispositivos móveis em
que executam), por isso escolhemos o Enchant.js que irá atuar nessa frente,
principalmente.
Para este artigo, serão pré-requisitos conhecimentos básicos
nas tecnologias referidas. Entendamos, portanto, como funcionam os dois
principais atores no desenvolvimento do nosso jogo.
O que é o Enchant.js?
O framework Enchant.js é uma engine de jogos baseada em
JavaScript e HTML5 e uma biblioteca de código stand-alone que permite o
desenvolvimento de aplicativos que podem ser executados em um PC, Mac ou no
iPhone, iPad e Android. Embora os aplicativos de jogos criados usando a engine possam
ser executados em muitos tipos diferentes de dispositivos, a maioria deles foi
criado e otimizado para uso em smartphones.
Originalmente criado pela Ubiquitous Entertainment Inc., o
framework atualmente encontra-se na versão 0.8.2, que será a versão usada neste
artigo. A Figura 1 representa a tela
inicial da biblioteca, cujo link pode ser encontrado na seção Links, podendo ser visualizada em
português, inglês, espanhol e japonês.
Figura 1. Página home do Enchant.js.
As principais características da biblioteca são sua
metodologia orientada a objetos, a forma específica que processa o código do
jogo, sua extensibilidade através de plug-ins, e sua biblioteca de conteúdo, a
saber:
·
Programação
Orientada a Objetos: O Enchant.js tem uma preferência implícita pela forma
como os objetos são enfatizados no código em vez de como o processo da operação
acontece em si. Para ilustrar isso, o framework cria cada um dos gráficos que
são exibidos num jogo por intermédio de um objeto JavaScript. Assim como em
outras linguagens OO, o Enchant.js tem um objeto pai que representa a raiz da
hierarquia dos demais objetos, que é comumente chamado de display object tree, ou árvore de objetos exibíveis. Veja na Listagem 1 um exemplo bem básico de
como os objetos são criados no Enchant.js e compare a forma como eles se
assemelham aos de outras linguagens.
Listagem 1. Usando Programação Orientada a Objetos
para criar dois objetos e adicioná-los na tela.
1 // Criando objeto jogador
2 jogador = new Sprite(32, 32);
3 jogador.image = game.assets['jogador.png'];
4
5 // Criando objeto inimigo
6 var inimigo = new Sprite(32, 32);
7 ini ...
Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.
Em quanto tempo vou me tornar um programador?
O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.
Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.
Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos dois tipos de planos: o plano recorrente e o plano anual. No plano recorrente, a cobrança é lançada mensalmente no cartão de crédito, necessitando apenas do limite para uma parcela. No plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX ou no Boleto parcelado (sujeito à analise de crédito)
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias, tanto no plano anual quanto no plano recorrente. Após esse período, se você estiver no plano recorrente e optar por cancelar antes de completar 12 meses, há uma taxa de 10% sobre o valor total. No plano anual, não há multas adicionais, mas o valor pago não é reembolsável.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
A renovação é automática?
Sim, nosso plano anual renova automaticamente após 12 meses, proporcionando conveniência e continuidade no seu aprendizado. Na renovação automática não é debitado do seu cartão as 12 parcelas. Para facilitar e não prejudicar o seu limite, a renovação é feita no modelo recorrente, cobrando uma mensalidade a cada mês.
Além disso, a renovação não tem fidelidade, oferecendo total flexibilidade. Você também tem a liberdade de desativar a renovação automática a qualquer momento, garantindo controle absoluto sobre sua assinatura.
Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?
Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
Eu sabia pouquíssimas coisas de programação antes de começar a estudar com
vocês, fui me especializando em várias áreas e ferramentas que tinham na plataforma, e com essa
bagagem consegui um estágio logo no início do meu primeiro
período na faculdade.
Estudo aqui na Dev desde o meio do ano passado!
Nesse período a Dev me ajudou a crescer muito aqui no trampo. Fui o primeiro desenvolvedor contratado pela minha
empresa. Hoje eu lidero um time de desenvolvimento! Minha meta é continuar estudando e praticando para ser um
Full-Stack Dev!
Economizei 3 meses para assinar a plataforma e sendo sincero valeu muito a
pena, pois a plataforma é bem intuitiva e muuuuito
didática a metodologia de ensino. Sinto que estou EVOLUINDO a cada dia. Muito
obrigado!
Nossa! Plataforma maravilhosa. To amando o curso de desenvolvimento
front-end, tinha coisas que eu ainda não tinha visto. A
didática é do jeito que qualquer pessoa consegue aprender. Sério, to apaixonado,
adorando demais.
Adquiri o curso de vocês e logo percebi que são os melhores do Brasil. É
um passo a passo incrível. Só não aprende quem não quer.
Foi o melhor investimento da minha vida!
Foi um dos melhores investimentos que já fiz na vida e tenho aprendido
bastante com a plataforma. Vocês estão fazendo parte da minha jornada nesse mundo da
programação, irei assinar meu contrato como programador
graças a plataforma.
Wanderson Oliveira
Comprei a assinatura tem uma semana,
aprendi mais do que 4 meses estudando outros cursos. Exercícios práticos que não tem
como não aprender, estão de parabéns!
Obrigado DevMedia, nunca presenciei uma plataforma de ensino tão presente na vida acadêmica de
seus alunos, parabéns!
Eduardo Dorneles
Aprendi React na plataforma da DevMedia há cerca de 1 ano e meio... Hoje estou há 1 ano empregado trabalhando 100% com
React!
Adauto Junior
Já fiz alguns cursos na área e nenhum é tão bom quanto o de vocês. Estou aprendendo
muito, muito obrigado por existirem. Estão de parabéns... Espero um dia conseguir um emprego na
área.