Olá galera, nesta Quick Tips, irei falar sobre um assunto não muito abordado, porém muito interessante, Pacote ou Package. Veremos a definição,  tipos de pacotes, como distribuir e também algumas vantagens e desvantagens sobre este recurso poderoso e não muito abordado.

 

O que é um Pacote ou Package ?

         Eles foram introduzidos no Delphi 3, sendo uma das maneiras mais fáceis de dividirmos nossa aplicação em módulos ou simplesmente distribuirmos componentes, como no artigo ( //www.devmedia.com.br/articles/viewcomp.asp?comp=17951 ), onde temos a VCL do Crystal Reports XI, em forma de pacotes, e neste seus componentes.

 

 

         Pacotes são DLLs específicas que são utilizadas por aplicações em Delphi, somente pela IDE,ou ambos.

 

Quais são os tipos de pacotes ?

 

         Existem dois tipos de pacotes: os pacotes de RunTime Packages e Design-Time Packages.

 

·         RunTime Packages – Fornecem funcionalidades de um programa ao mesmo tempo que o programa esta sendo executado.

·         Design-Time Packages – Estes pacotes sevem apenas para a IDE do Delphi, são os componentes ou editores de propriedade especiais para componentes que podem ser personalizados.

 


Como distribuir?

         Caso você vá distribuir para seus clientes, basta enviar junto com a aplicação os arquivos de extensão .BPL, agora se você for distribuir para outros desenvolvedores ou até mesmo vender para alguém que vá alterar alguma coisa em seus pacotes, você tem que enviar os arquivos de extensão .BPL e .DCP

 

Quais as vantagens e desvantagens?

         Uma grande desvantagem do pacote em relação a uma DLL, é que o mesmo só pode ser usado ou alterado por aplicativos em Delphi, já a DLL não tem esta necessidade. Porém a manutenção e construção de um pacote é muito melhor do que a da DLL, caso você vá apenas usar em aplicativos em Delphi.

         Pacotes que são vinculados dinamicamente reduzem e muito o tamanho do executável do seu aplicativo.

         Podemos colocar formulários dentro de pacotes e daí compartilhar por vários aplicativos ao mesmo tempo.

         Logicamente se você construir aplicativos baseados em pacotes compartilhados, você terá menos códigos em seus aplicativos, tendo assim mais facilidade na hora de dar manutenção.

 

Fico por aqui ate à próxima Quick Tips.

Um abraço

 

Wesley Y

wyamazack@lithic.com.br

http://www.lithic.com.br