Internet das Coisas com a Plataforma Universal do Windows
Veremos neste artigo como desenvolver aplicativos para a Internet das Coisas utilizando C# e Plataforma Universal do Windows 10, acompanhando desde a instalação do Windows IoT Core no Raspberry Pi 2 até o deploy da aplicação.
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Por que eu devo ler este artigo:Este artigo é útil para desenvolvedores que desejam começar a trabalhar com Windows IoT e Raspberry Pi, ampliando seu campo de atuação no desenvolvimento de software e começar a criar projetos para a Internet das Coisas. Veremos nesse artigo que com a Plataforma Universal do Windows podemos criar aplicações para o mini-computador Raspberry Pi e ainda utilizar a mesma aplicação para outros dispositivos que também executem Windows 10. Se você deseja embarcar soluções para automatização de tarefas utilizando Visual Studio, XAML e C#, esse artigo apresentará os primeiros passos para atingir esse objetivo.
A
Plataforma Universal do Windows (ou UWP da sigla em inglês) é uma plataforma
criada pela Microsoft e introduzida no Windows 10 para permitir o
desenvolvimento de aplicações para seu mais recente sistema operacional. Antes
da UWP tínhamos SDK`s específicos para plataformas diferentes, como o Windows
SDK, Windows Phone SDK, Silverlight SDK, dentre outras. Neste cenário era necessário criar aplicações diferentes
para cada plataforma que se desejava alcançar. Ainda que pudéssemos
compartilhar parte do código de nossas aplicações utilizando Portable Class
Libraries, ainda tínhamos de ter, por exemplo, no Visual Studio, dentro de uma
solução um projeto para cada plataforma específica, o que representava mais
tempo de desenvolvimento e repetição de trabalho.
A
proposta da UWP é ser uma plataforma que permita criarmos uma aplicação que
possa ser executada em diferentes dispositivos. Com ela podemos criar uma única
uma aplicação e executá-la em um desktop com Windows 10, em um dispositivo
móvel com Windows 10 Mobile, no Xbox One (já atualizado para Windows 10) e no
Raspberry Pi com Windows IoT, como mostra a Figura 1.
Figura 1. Múltiplos dispositivos compatíveis com a
UWP.
Nota: Se esse for seu primeiro
contato com a Plataforma Universal do Windows você pode estar imaginando que
com ela é possível construir aplicativos móveis para dispositivos com Android e
iOS. Isso não é suportado atualmente, para esse fim você pode utilizar Xamarin
ou Apache Cordova, que possuem total suporte dentro do Visual Studio e possuem
propostas diferentes para a criação de aplicativos (nativos com C#/XAML no
Xamarin ou híbridos HTML/JavaScript/CSS no Cordova).
Neste artigo
veremos como utilizar a UWP para construir uma aplicação com Windows IoT e o
Raspberry Pi 2 (BOX 1). Esse
dispositivo ficou mundialmente conhecido como “o computador do tamanho de um
cartão de crédito” e começou a ser vendido em fevereiro de 2012 ao preço de 35
dólares. Inicialmente, apenas versões Linux eram suportadas oficialmente até
que em 2 de fevereiro de 2015 a Microsoft anunciou pela primeira vez que o Windows
10 teria suporte para Raspberry Pi 2.
BOX 1. Especificação de hardware Raspberry Pi 2
O Raspberry Pi 2 model B
possui as seguintes especificações de hardware: processador 900MHz quad-core ARM,
1 GB de memória RAM, qutro portas USB, 40 pinos para I/O, uma porta HDMI, 1
porta Ethernet, uma porta de saída de áudio, um slot para micro SD-Card, além
de uma interface para Display e um para Câmera. Diferentemente do Arduino, o
Raspberry tem como proposta ser um computador completo para uso, precisando
apenas de um sistema operacional.
O Windows 10
IoT é composto por três versões: Core, Mobile Enterprise e Enterprise, sendo a
versão Windows IoT Core otimizada para pequenos dispositivos, que é o caso do
Raspberry Pi. Essa versão também oferece suporte para Arrow DragonBoard 410c e
MinnowBoard MAX.
O Windows 10 IoT Core é
gratuito e pode ser obtido no GitHub. É importante mencionar que ele não possui
todos os recursos de uma versão completa do Windows 10, ou seja, não é possível
utilizar o Windows IoT para executar aplicações como Office, Visual Studio,
etc. Essa versão do Windows deve ser utilizada para aplicações embarcadas. Se
você deseja utilizar o Raspberry Pi como um computador pessoal com todas as
características que você já está acostumado nas versões anteriores do Windows,
isso não será possível com o Windows IoT.
Atualmente o
Raspberry se encontra em sua terceira geração, sendo que a última versão foi
lançada em 29 de fevereiro de 2016 e a Microsoft já anunciou que está
trabalhando em uma nova versão do Windows IoT que será compatível com a nova
placa.
Internet of Things - IoT
Foi em 1991 que começou a
discussão sobre a conexão de objetos, quando a conexão de TCP/IP e a Internet
que conhecemos começou a se tonar acessível, e foi em 1999 que Kevin Ashton, do
MIT, propôs o termo Internet of Things, ou Internet das Coisas. Após dez anos
de estudo e projetos, ele escreveu o artigo “A Coisa da Internet das Coisas”
para oRFID Journal, e a partir daí o termo se popularizou.
Composta por
milhões de sensores e dispositivos que geram fluxos incessantes de dados, a IoT
pode ser usada para melhorar nossas vidas e de nossas empresas em muitos
aspectos. A Internet das Coisas é composta de três partes principais: as coisas – por exemplo, um relógio, um
óculos, uma geladeira, e tudo mais que possa, de alguma forma, se conectar e
gerar algum tipo de informação; as redes
– que é o meio através do qual as coisas
irão se comunicar, seja através de uma rede local ou através da internet, por
isso a adoção do IPv6 se faz necessária, uma vez que teremos que ter todos
esses dispositivos com um endereço IP único para que possam se comunicar; e por
fim os sistemas – que usam os dados
gerados pelas nossas coisas e de alguma forma os manipulam, gerando informações.
Várias
experiências têm sido realizadas através do uso da IoT e algumas já fazem parte
do nosso cotidiano. Alguns exemplos disso são: pulseiras conectadas à internet que registram
a atividade física do usuário, como distância percorrida, velocidade, etc; máscaras
que monitoram sono a partir de horários e com alguns ajustes ela acha intervalos
de horários livres do usuário e o ajuda descansar durante o dia; na indústria
automobilística, temos o desenvolvimento de sistemas de detecção para colisões
iminentes, com base em radar e outros tipos de tecnologias remotas - a ...
Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.
Em quanto tempo vou me tornar um programador?
O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.
Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.
Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos dois tipos de planos: o plano recorrente e o plano anual. No plano recorrente, a cobrança é lançada mensalmente no cartão de crédito, necessitando apenas do limite para uma parcela. No plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX ou no Boleto parcelado (sujeito à analise de crédito)
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias, tanto no plano anual quanto no plano recorrente. Após esse período, se você estiver no plano recorrente e optar por cancelar antes de completar 12 meses, há uma taxa de 10% sobre o valor total. No plano anual, não há multas adicionais, mas o valor pago não é reembolsável.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
A renovação é automática?
Sim, nosso plano anual renova automaticamente após 12 meses, proporcionando conveniência e continuidade no seu aprendizado. Na renovação automática não é debitado do seu cartão as 12 parcelas. Para facilitar e não prejudicar o seu limite, a renovação é feita no modelo recorrente, cobrando uma mensalidade a cada mês.
Além disso, a renovação não tem fidelidade, oferecendo total flexibilidade. Você também tem a liberdade de desativar a renovação automática a qualquer momento, garantindo controle absoluto sobre sua assinatura.
Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?
Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
Eu sabia pouquíssimas coisas de programação antes de começar a estudar com
vocês, fui me especializando em várias áreas e ferramentas que tinham na plataforma, e com essa
bagagem consegui um estágio logo no início do meu primeiro
período na faculdade.
Estudo aqui na Dev desde o meio do ano passado!
Nesse período a Dev me ajudou a crescer muito aqui no trampo. Fui o primeiro desenvolvedor contratado pela minha
empresa. Hoje eu lidero um time de desenvolvimento! Minha meta é continuar estudando e praticando para ser um
Full-Stack Dev!
Economizei 3 meses para assinar a plataforma e sendo sincero valeu muito a
pena, pois a plataforma é bem intuitiva e muuuuito
didática a metodologia de ensino. Sinto que estou EVOLUINDO a cada dia. Muito
obrigado!
Nossa! Plataforma maravilhosa. To amando o curso de desenvolvimento
front-end, tinha coisas que eu ainda não tinha visto. A
didática é do jeito que qualquer pessoa consegue aprender. Sério, to apaixonado,
adorando demais.
Adquiri o curso de vocês e logo percebi que são os melhores do Brasil. É
um passo a passo incrível. Só não aprende quem não quer.
Foi o melhor investimento da minha vida!
Foi um dos melhores investimentos que já fiz na vida e tenho aprendido
bastante com a plataforma. Vocês estão fazendo parte da minha jornada nesse mundo da
programação, irei assinar meu contrato como programador
graças a plataforma.
Wanderson Oliveira
Comprei a assinatura tem uma semana,
aprendi mais do que 4 meses estudando outros cursos. Exercícios práticos que não tem
como não aprender, estão de parabéns!
Obrigado DevMedia, nunca presenciei uma plataforma de ensino tão presente na vida acadêmica de
seus alunos, parabéns!
Eduardo Dorneles
Aprendi React na plataforma da DevMedia há cerca de 1 ano e meio... Hoje estou há 1 ano empregado trabalhando 100% com
React!
Adauto Junior
Já fiz alguns cursos na área e nenhum é tão bom quanto o de vocês. Estou aprendendo
muito, muito obrigado por existirem. Estão de parabéns... Espero um dia conseguir um emprego na
área.