Injeção de dependência em Android com RoboGuice e Butter Knife
Este artigo apresenta como podemos evoluir o código de aplicações Android utilizando dois dos mais importantes design patterns: RoboGuice e Butter Knife.
ArtigosMobileInjeção de dependência em Android com RoboGuice e Butter Knife
Por que eu devo ler este artigo:Este artigo mostra como o desenvolvedor pode utilizar a injeção de dependência em suas aplicações Android fazendo uso de duas bibliotecas conhecidas do mercado: a RoboGuice e a Butter Knife. Injeção de dependência é um padrão de projeto que visa diminuir o acoplamento entre classes deixando o código mais limpo e legível. Para fixar os conceitos, é desenvolvida uma aplicação de login. A discussão desse tema é útil para todo desenvolvedor Android que esteja procurando uma melhora no seu código, seguindo as boas práticas de programação e uso extensivo de Design Patterns. Como resultado, sua aplicação terá um código mais enxuto, coeso e de fácil entendimento.
Existem
diversos indicadores que podem ser utilizados para mostrar o poder e o status
da computação móvel no mundo atualmente. Poderíamos citar o número de
aplicativos nas app stores, talvez o grande número de vagas de emprego e a
média salarial oferecida. Talvez, falar também sobre o número de vendas de
smartphones e sua taxa de crescimento constante e vertiginosa.
Porém,
existe um outro grande indicativo que as vezes não é tratado. Nos últimos anos,
cada vez mais, percebemos a adaptação de bibliotecas e frameworks de
plataformas maiores e mais tradicionais para o mobile. Por exemplo, API´s do
Java EE que migram ou têm uma cópia para o mundo móvel.
Além
disso, também é comum vermos a adoção de novos design patterns no
desenvolvimento Android, iOS ou Windows Phone. Isso só prova a relevância que
estas plataformas possuem, muito diferente dos anos 2004 e 2005, quando o Java
ME começava a ganhar destaque.
Até
mesmo os sistemas operacionais trabalham de forma diferente com aplicativos de
terceiros. No Java ME, que trabalhava na maioria das vezes para um sistema
operacional chamado Symbian, seus aplicativos eram vistos de forma totalmente
diferente e preconceituosa em relação aos aplicativos nativos. Prova disso era
o conceito de sandbox que permeava o desenvolvimento Java ME.
Hoje em
dia os sistemas tratam de forma igual todos os aplicativos, seja ele feito por
você, Google, Oracle ou Apple. O Android, por exemplo, permite até que você
entregue ao usuário uma alternativa aos aplicativos nativos, como telefone,
agenda, calendário, galeria de fotos, dentre outros.
Somado a
este fato, existem alguns frameworks e/ou design patterns que vêm de encontro a
uma dificuldade latente de uma plataforma. Por exemplo, na plataforma Android,
existe o já conhecido método findViewById, que procura em um recurso visual de
uma Activity uma View em específico, buscando pelo id fornecido como parâmetro
para este método.
Para
desenvolvedores iniciantes na plataforma, o uso deste método para recuperar e
trabalhar com recursos visuais no código Java soa estranho. Além disso,
dependendo do tamanho da interface, pode existir uma quantidade considerável de
linhas somente para este objetivo. Para aqueles que buscam um código limpo, com
certeza esta não seria a melhor solução.
Neste
contexto, temos a possibilidade de trabalhar com bibliotecas para injeção de
dependência no Android. A premissa da injeção de dependência é fazer com que
atributos locais e globais não precisem ser instanciados diretamente no código.
Um uso comum na injeção é a Annotation. Sendo assim, basta inserir uma anotação
específica de algum framework (como o Butter Knife que veremos neste artigo)
para que o mesmo entenda a necessidade de acoplar o referido objeto na classe
adjacente.
Existem
duas possibilidades que estão sendo mais utilizadas no mercado: RoboGuice e
Butter Knife. Ambas, além de evitar este problema do uso do findViewById, foram
criadas para uso de injeção de dependência na plataforma. Sendo assim, trazem
outros benefícios como diminuição do acoplamento entre as classes. O
acoplamento entre as classes se refere à quantidade de relacionamentos que uma
determinada classe possui com outras. Quanto maior for esse número, maior será
seu acoplamento. O ideal é manter este número baixo uma vez que altos níveis de
acoplamento tendem a aumentar a complexidade da evolução da classe afetada pelo
problema.
Outro problema que estas ferramentas resolvem é o uso extensivo da
classe Context em qualquer aplicação Android. A classe Context pode ser vista
basicamente como um coringa na plataforma. Ela é utilizada para disparar
Activities, Services, Broadcast Receivers, Intents, recuperar recursos como
strings, cores, animações, shapes, dentre outros. Porém, algumas vezes, o
código é construído de uma forma que instâncias da referida classe são passadas
para outros construtores, criando um emaranhado de código confuso e de difícil
manutenção.
O
objetivo deste artigo é construir uma aplicação com funções comuns à grande
maioria dos aplicativos Android. Porém, mostrando a forma comum e com uso das
duas bibliotecas. Com isso, o leitor enxergará de forma clara os benefícios
obtidos com o uso do RoboGuice e Butter Knife.
Aplicação utilizada
A
aplicação proposta é apenas uma tela de login. Ao clicar em um botão de login,
o usuário é direcionado para a tela de boas-vindas caso as credenciais estejam
corretas ...
Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.
Em quanto tempo vou me tornar um programador?
O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.
Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.
Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos dois tipos de planos: o plano recorrente e o plano anual. No plano recorrente, a cobrança é lançada mensalmente no cartão de crédito, necessitando apenas do limite para uma parcela. No plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX ou no Boleto parcelado (sujeito à analise de crédito)
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias, tanto no plano anual quanto no plano recorrente. Após esse período, se você estiver no plano recorrente e optar por cancelar antes de completar 12 meses, há uma taxa de 10% sobre o valor total. No plano anual, não há multas adicionais, mas o valor pago não é reembolsável.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
A renovação é automática?
Sim, nosso plano anual renova automaticamente após 12 meses, proporcionando conveniência e continuidade no seu aprendizado. Na renovação automática não é debitado do seu cartão as 12 parcelas. Para facilitar e não prejudicar o seu limite, a renovação é feita no modelo recorrente, cobrando uma mensalidade a cada mês.
Além disso, a renovação não tem fidelidade, oferecendo total flexibilidade. Você também tem a liberdade de desativar a renovação automática a qualquer momento, garantindo controle absoluto sobre sua assinatura.
Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?
Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
Eu sabia pouquíssimas coisas de programação antes de começar a estudar com
vocês, fui me especializando em várias áreas e ferramentas que tinham na plataforma, e com essa
bagagem consegui um estágio logo no início do meu primeiro
período na faculdade.
Estudo aqui na Dev desde o meio do ano passado!
Nesse período a Dev me ajudou a crescer muito aqui no trampo. Fui o primeiro desenvolvedor contratado pela minha
empresa. Hoje eu lidero um time de desenvolvimento! Minha meta é continuar estudando e praticando para ser um
Full-Stack Dev!
Economizei 3 meses para assinar a plataforma e sendo sincero valeu muito a
pena, pois a plataforma é bem intuitiva e muuuuito
didática a metodologia de ensino. Sinto que estou EVOLUINDO a cada dia. Muito
obrigado!
Nossa! Plataforma maravilhosa. To amando o curso de desenvolvimento
front-end, tinha coisas que eu ainda não tinha visto. A
didática é do jeito que qualquer pessoa consegue aprender. Sério, to apaixonado,
adorando demais.
Adquiri o curso de vocês e logo percebi que são os melhores do Brasil. É
um passo a passo incrível. Só não aprende quem não quer.
Foi o melhor investimento da minha vida!
Foi um dos melhores investimentos que já fiz na vida e tenho aprendido
bastante com a plataforma. Vocês estão fazendo parte da minha jornada nesse mundo da
programação, irei assinar meu contrato como programador
graças a plataforma.
Wanderson Oliveira
Comprei a assinatura tem uma semana,
aprendi mais do que 4 meses estudando outros cursos. Exercícios práticos que não tem
como não aprender, estão de parabéns!
Obrigado DevMedia, nunca presenciei uma plataforma de ensino tão presente na vida acadêmica de
seus alunos, parabéns!
Eduardo Dorneles
Aprendi React na plataforma da DevMedia há cerca de 1 ano e meio... Hoje estou há 1 ano empregado trabalhando 100% com
React!
Adauto Junior
Já fiz alguns cursos na área e nenhum é tão bom quanto o de vocês. Estou aprendendo
muito, muito obrigado por existirem. Estão de parabéns... Espero um dia conseguir um emprego na
área.