Iniciando no Symbian C++ para Serie 60 - Parte 02
- estrutura do SDK
- IDE´s
- testando no emulador vs testando no device
- esqueleto de uma aplicação básica
- conclusão
Estrutura do SDK
Estrutura de pastas:
O SDK para Series 60 segue um padrão semelhante, diferindo em pequenos detalhes de uma versão para a outra. em geral, para Series 60 1.0, temos as seguintes pastas
As pastas:
Epoc32 - contem o emulador, não há nada de importante para o desenvolvedor aqui
Series60doc- esta pasta contem a documentação do SDK . é mais fácil acessar pela IDE Series60Ex - contem exemplos específicos para Series 60. são excelentes e valem uma analise detalhada Epoc32Ex- exemplos de Symbian OS , estes exemplos são mais simples e genéricos. normalmente estes podem ser até mesmo ignorados.
Estrutura lógica do SDK:
O SDK é capaz de gerar 4 tipos de montagem diferentes, WINS debug, WINS release, ARMi debug e ARMi release. O mais comum é trabalhar compilando da seguinte forma
· compila em WINS debug, funcionando no emulador debug, tentar compilar em WINS release, funcionando no emulador release, passar para ARMi release e executar no aparelho
· dependendo do SDK e da IDE utilizada, outras opções podem estar disponíveis, mas em geral é preferível usar ARMi, pois as outras opções comuns , ARM4 e Thumb, são incompatíveis entre si, enquanto ARMi é compatível com as duas.
Como essa diferença é percebida pelo sistema de montagem:
O sistema de montagem é constituído de diversos scripts em Perl, que usam as bibliotecas e arquivos objeto apropriados para cada plataforma. trocar de plataforma alvo significa executar um script diferente. Por isso a principio o SDK por ser um bocado amedrontador, mas é apenas questão de tempo para o homem dominar a maquina (no caso, as duas maquinas) e não o contrário.
A diferença das plataformas ARMi e WINS:
Como o próprio nome sugere, WINS é uma plataforma baseada em Microsoft Windows. consiste justamente num executável de windows, no formato Portable Executable, que roda dentro de uma DLL típica do windows, mas que utiliza uma série de controles que se assemelham com o Symbian OS. Logo, o que temos na verdade não é um emulador e sim um simulador.
Enquanto isso, temos a ARMi, que é genuinamente ARM, ou seja, não roda no emulador , que é baseado na plataforma Intel X86 (uma arquitetura radicalmente diferente).
Ferramentas extras:
O SDK também conta com um pequeno ,porem extremamente importante, conjunto de ferramentas importantes- em sua maioria baseadas em Java- sendo as de uso mais comum a Sisar , que monta pacotes de instalação symbian (arquivos SIS , o AifBuilder,para criar um ícone para sua aplicação e o Bmpconv para converter bitmaps do windows para o formato Symbian Multi-bitmap (MBM), que é mais apropriado para um ambiente restrito.
IDE´s:
Entre as opções para o desenvolvedor novato estão:
· Borland C++Builder 6 mobile edition 6
· Borland C++BuilderX mobile edition
· Microsoft Visual C++ 6
· Metrowerks Codewarrior
Existe também a opção de não usar nenhuma IDE e trabalhar pela linha de comando, mas considerando que as ferramentas da Borland encontram-se disponíveis gratuitamente, não há motivo para não usar. Inclusive a nokia oferece uma grande facilidade em seu site de desenvolvedores, o Fórum Nokia:
um pacote que inclui tudo que você precisa para desenvolver para Series 60. é instalar e começar a criar. O pacote inclui:
C++Builder 6 mobile edition + SDK 1.2 for Series 60 + Active Perl + JRE
O SDK incluso é capaz de criar aplicações para aparelhos como o N-Gage, o Nokia 3650 e o 7650 (CONSERTAR!!!) etc.
Atualmente, a Symbian Ltd tem se voltado mais para o CodeWarior, que é uma ferramenta mais apropriada para o desenvolvimento embedded e cross plataform , enquanto o Builder oferece uma interface mais intuitiva e simples. Vale lembrar que a versão 1.5 do BuilderX oferece uma facilidade inédita: RAD para Series 60. Monte interfaces gráficas simplesmente arrastando os controles desejados!