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Requisitos, Modelagem e UML

Neste guia você encontrará o conteúdo que precisa para saber como elicitar requisitos, gerenciá-los e modelar o software com as principais técnicas do mercado. Abaixo, confira os posts que te auxiliarão ao longo desse aprendizado.

Engenharia de Requisitos

Atividade fundamental no desenvolvimento de software, a Engenharia de Requisitos é a etapa na qual são elicitadas/identificadas as funcionalidades a serem implementadas, assim como as condições a serem atendidas pela aplicação. A partir deste tópico você aprenderá como coletar, especificar, detalhar e rastrear requisitos.

Elicitação e gerência de requisitos

Como você já deve ter notado, a elicitação de requisitos é a fase na qual identificamos os requisitos do software e avaliamos como eles devem ser desenvolvidos. No entanto, não basta identificar. Também é importante que os requisitos sejam gerenciados. Para que você possa ter o primeiro contato com a elicitação de requisitos, e aprenda como fazer isso como gerenciá-los, confira os posts abaixo:

Ferramentas para a gestão de requisitos

Para uma boa gestão dos requisitos, o mais indicado, obviamente, é o uso de uma boa ferramenta. Sem ela, torna-se inviável o controle daquilo que representa a base para qualquer projeto de software. Para conhecer algumas das opções mais utilizadas no mercado, acesse:

Boas práticas com Requisitos

Uma boa maneira de encurtar o caminho no aprendizado de qualquer ciência é conhecer boas práticas. Nesta seção, separamos alguns posts que abordam práticas e soluções recorrentes que podem lhe ajudar quando você estiver na fase de elicitação de requisitos. Confira:

Requisitos e os Métodos Ágeis

Independentemente de você adotar algum processo tradicional de desenvolvimento de software ou adotar alguma metodologia ágil, a engenharia de requisitos estará. Mas, existem diferenças na execução dessa fase quando estamos em um projeto ágil? Para obter essa resposta, indicamos as publicações a seguir.

Engenharia de Requisitos e o MPS.BR

E no que diz respeito ao MPS.BR? O que dita esse modelo que visa a melhoria de processos para o desenvolvimento no Brasil no que tange a Engenharia de Requisitos? Para abordar esse assunto, recomendamos os posts:

Engenharia de Requisitos na prática

Agora que você já conhece os principais fundamentos sobre a Engenharia de Requisitos e até mesmo se aprofundou no assunto, que tal pôr em prática todo esse conhecimento? Nos posts a seguir abordamos como documentar e detalhar os requisitos de software.

E para que você possa ver como uma reunião de levantamento de requisitos é conduzida, bem como acompanhar o processo de amadurecimento das ideias que levam a concepção e, posteriormente a codificação de um programa, sugerimos o curso abaixo:

Tudo bem, agora que você tem os requisitos, o que fazer com eles? Por onde começar a programar a aplicação? Assista no DevCast abaixo uma conversa cheia de dicas sobre esse próximo passo.

Tópicos especiais sobre Requisitos

Como visto, a Engenharia de Requisitos é uma ciência ampla e que não para de evoluir. O avanço nessa área nos ajuda a identificar requisitos com mais precisão e, com isso, planejar software com maior grau de precisão para atender ao que realmente o cliente deseja.

Nos posts a seguir reunimos mais alguns tópicos que podem lhe ajudar a identificar com mais facilidade o que realmente é desejado para o sistema a ser desenvolvido.

Modelagem de Software

Tão importante quanto definir os requisitos e a arquitetura do software é estruturar essas informações de forma que arquitetos e programadores possam compreendê-las. Para intermediar esse processo utilizamos hoje diferentes opções de modelagem.

É sobre esse que trataremos a partir de agora. Assim, você terá uma introdução às técnicas mais utilizadas, com destaque para a Modelagem de Software com UML.

Com o intuito de introduzi-lo à modelagem de software, confira os posts abaixo:

Modelagem de Software com UML

A UML é a linguagem mais utilizada quando o assunto é modelagem de software. Definida de forma simples como um conjunto de diagramas que representam elementos, características e comportamentos de um software, essa opção traduz para o programador como ele deve transformar os requisitos do software em código, ao mesmo tempo em que respeita a arquitetura proposta.

Aprenda agora o que é UML e como realizar a análise e projeto de forma orientada a objetos, usando para isso diagramas UML, um recurso indispensável a todo profissional da área de desenvolvimento.

Diagrama de Casos de Uso

Utilizado para representar os requisitos funcionais de um software, o diagrama de casos de uso é um importante elemento para a documentação do projeto, comunicação interna do time de desenvolvimento e, mesmo, comunicação com o cliente. Por isso, é um ponto fundamental a todo engenheiro, arquiteto, programador, entre outras ocupações que atuam em um projeto, compreender e saber criar diagramas de casos de uso.

Para começar a aprender sobre eles, acesse:

Casos de Uso na prática

Para saber como criar diagramas de casos de uso, confira os posts abaixo. Neles você poderá identificar uma relação direta entre a especificação de requisitos e o assunto tratado neste tópico. Ao utilizar diagramas de casos de uso estamos representando, de forma visual, requisitos funcionais do software a ser desenvolvido.

Diagramas de classes e de sequência

A UML não se limita ao diagrama de Casos de Uso. O diagrama de classes e o diagrama de sequência são mais duas opções. Dessa vez com um nível mais baixo de abstração, com esses diagramas representamos não mais funcionalidades, mas artefatos diretamente relacionados ao código do projeto em desenvolvimento.

Com os posts abaixo você aprenderá como criar e interpretar esses dois diagramas:

UML na prática

A seguir reunimos mais alguns posts que abordam a linguagem de modelagem unificada na prática:

Tópicos especiais sobre UML

Para se aprofundar em mais alguns assuntos nos quais podemos fazer uso de UML, acesse as seguintes publicações. Entre elas você aprenderá, por exemplo, como lidar com a UML quando utiliza o framework ágil Scrum.

Modelagem Ágil

Além da modelagem tradicional, com o advento dos projetos ágeis também foi criada a Modelagem Ágil. Se você está interessado em como ela funciona, seus princípios, valores, entre outros aspectos a ela relacionados, acesse os posts:

Modelagem de Serviços

E a modelagem de serviços? A UML oferece alguma ferramenta para nos apoiar nesse momento? Como você poderá notar nas publicações abaixo a UML também pode nos dar suporte à modelagem de projetos SOA.

Modelagem Orientada a Agentes

Também podemos utilizar técnicas de modelagem para modelar softwares orientados a agentes. Para aprender sobre a Engenharia de Software Orientada a Agentes e como se dá a modelagem de software que adotam essa proposta, confira os posts:

Mais sobre Engenharia de Software

Além dos vídeos e artigos contidos nesse guia, a DevMedia publica com frequência novos conteúdos sobre engenharia de software, os quais você encontra nos Guias de Consulta abaixo:

Você também pode listar todo o conteúdo de Engenharia de Software clicando aqui.

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<Perguntas frequentes>

Carreira
Por onde devo iniciar os estudos?

Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.

Em quanto tempo vou me tornar um programador?

O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.

Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?

Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.

Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?

A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.

Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?

Didática e Metodologia Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.

O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?

Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.

Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?

  1. Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
  2. Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
  3. Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens

A plataforma oferece certificados?

Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.

A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?

Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.

A DevMedia me forma como programador Full Stack?

Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!

Tem horário para as aulas?

Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.

Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?

Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.

Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?

Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.

Eu consigo estudar pelo celular?

Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.

A DevMedia tem aplicativo?

Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.

Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?

Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.

Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?

Oferecemos dois tipos de planos: o plano recorrente e o plano anual. No plano recorrente, a cobrança é lançada mensalmente no cartão de crédito, necessitando apenas do limite para uma parcela. No plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX ou no Boleto parcelado (sujeito à analise de crédito)

Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?

Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.

A plataforma tem planos vitalícios?

Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.

A DevMedia tem fidelidade?

Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.

Como funciona o cancelamento?

Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias, tanto no plano anual quanto no plano recorrente. Após esse período, se você estiver no plano recorrente e optar por cancelar antes de completar 12 meses, há uma taxa de 10% sobre o valor total. No plano anual, não há multas adicionais, mas o valor pago não é reembolsável.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.

A renovação é automática?

Sim, nosso plano anual renova automaticamente após 12 meses, proporcionando conveniência e continuidade no seu aprendizado. Na renovação automática não é debitado do seu cartão as 12 parcelas. Para facilitar e não prejudicar o seu limite, a renovação é feita no modelo recorrente, cobrando uma mensalidade a cada mês.
Além disso, a renovação não tem fidelidade, oferecendo total flexibilidade. Você também tem a liberdade de desativar a renovação automática a qualquer momento, garantindo controle absoluto sobre sua assinatura.

Cadastro
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