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Guia de Android

Poucas carreiras oferecem tantas possibilidades quanto a de programador Android. Aqui neste guia você aprenderá a criar aplicativos que armazenam dados localmente ou remotamente, acessam o hardware do dispositivo e muito mais.

Primeiros Passos

Por ter chegado aqui imagino que você já tenha decidido ser um programador mobile para Android. Caso contrário, se falta um empurrãozinho nesse sentido, assista ao bate papo no vídeo a seguir, no qual falamos sobre porquê escolher essa carreira.

Programar para Android é imergir em um sistema operacional que possui a sua própria API de desenvolvimento, ferramentas e cultura. Por isso pesquisamos quais são as principais dúvidas de quem está começando na programação mobile nativa para essa plataforma e respondemos as principais dentre elas no vídeo abaixo. Saiba qual é o investimento inicial, se é mesmo hora de abandonar o Java para estudar Kotlin e muito mais.

Além disso, tem como programar para Android sem necessariamente utilizar a sua linguagem, mas usando JavaScript. E o melhor, acessando os recursos nativos do Android. Para isso você deve usar o React Native, que você conhece melhor nessa série:

Conhecendo o Android Studio

Desde o seu lançamento na Google I/O em 2013, o Android Studio se consolidou como um ambiente de desenvolvimento completo para a programação de aplicativos nativos para Android. De fácil instalação e configuração, conforme você verá no curso a seguir, atualmente ele é a única ferramenta necessária para iniciar nesta plataforma.

Kotlin

Kotlin é uma linguagem de programação desenvolvidada pela JetBrain e juntamente com o Java são altamente interoperáveis, podendo ser usadas juntas no mesmo projeto. Inclusive, o Kotlin tem como base, e é executado na mesma Máquina Virtual do Java. Desde o lançamento do Android Studio 3.0 em outubro de 2017, o Kotlin é incluído como uma alternativa ao compilador Java padrão.

Para conhecermos um pouco sobre ela, selecionamos os seguintes conteúdos:

Fundamentos de aplicativo

O desenvolvimento de aplicativos utiliza alguns componentes como ponto de partida. Eles nos permitem criar interfaces de usuário, executar tarefas em segundo plano e implementar muitas outras rotinas em um aplicativo. Cada componente possui uma classe correspondente no Android SDK, com exceção do Content Provider, que possui uma arquitetura um pouco mais elaborada.

Os cursos e os projetos abaixo apresentam o que são os componentes de aplicativo e o que podemos fazer com eles.

Activities

Atividades são as interfaces de usuário em aplicativos Android. Elas possuem um ciclo de vida e podem ser iniciadas pelo sistema operacional após o recebimento de uma chamada ou uma mudança no posicionamento da tela do aparelho. Descubra como lidar com tudo isso aqui:

Intent

Os componentes de aplicativo podem trocar mensagens entre si utilizando um Intent. Nesse contexto, é comum utilizarmos um Intent para enviar algum dado de uma atividade para outra, como você aprenderá neste conteúdo:

Broadcast Receivers

Nosso próximo ponto de parada são os receptores de transmissão com os quais um aplicativo poderá ouvir o que o sistema operacional Android tem para dizer. No projeto a seguir exemplificamos esse comportamento fazendo com que o aplicativo execute uma ação em resposta a notificação de bateria em baixa carga emitida pelo Android.

Content Providers

Alguns aplicativos são também provedores de conteúdos, permitindo que os dados por eles armazenados sejam acessados por outros aplicativos. Um bom exemplo disso é a agenda de contatos do aparelho. Esse compartilhamento de informações entre aplicativos é possível graças a uma arquitetura bem definida, na qual um aplicativo pode implementar apenas o lado de quem consome os dados, de provedor ou ambos os papéis ao mesmo tempo.

Exemplificamos neste projeto como podemos solicitar os dados de um provedor de conteúdo acessando a agenda de telefones do aparelho.

Fragments

É comum precisarmos manipular, adicionar ou remover certos conteúdos em uma interface de usuário dinamicamente, enquanto o aplicativo está em execução. Igualmente, uma mesma funcionalidade do aplicativo pode precisar estar disponível em mais de uma atividade e, naturalmente, precisamos de um mecanismo que nos permita duplicar funcionalidades sem repetir código. É em cenários como esses que percebemos a importância dos Fragments:

Bancos de dados e Adapters

Na arquitetura de aplicativos Android os adapters são muito utilizados para adicionar dados em uma interface de usuário sem conectá-la diretamente a uma fonte de informação. Quando iniciamos na programação de bancos de dados é comum lidarmos com adapters para desacoplar as camadas de acesso a dados e apresentação do projeto. Por isso, decidimos falar sobre esse assunto nesta seção, vamos lá?

Acesso ao hardware e recursos do aparelho

Acessar o hardware, bem como consumir certos recursos do aparelho com um baixo consumo de energia e alta performance é um grande diferencial em aplicativos nativos. Nesta seção, demonstramos como fazer isso, apresentando como as classes do SDK abstraem a comunicação com componentes de baixo nível e recusos em smartphones.

Sensores

Diversos aplicativos são criados atualmente tendo como ponto de partida o consumo de certas informações do aparelho, como a sua movimentação, velocidade ou posicionamento. Esses dados são obtidos a partir de sensores, nosso primeiro ponto de parada nesta seção sobre o acesso ao hardware na plataforma Android.

Bluetooth

Um outro recurso ainda muito utilizado para a troca de informações entre aparelhos, devido ao seu baixo consumo de energia é o Bluetooth, presente na maioria dos dispositivos:

NFC

Near Field Communication é uma tecnologia cujo funcionamento é semelhante ao Bluetooth, mas que não necessita do emparelhamento dos aparelhos. Saiba como utilizá-la aqui.

Mídia

Som e imagem são recursos comumente utilizados para enriquecer a experiência do usuário em relação ao aplicativo. Para isso o Android oferece suporte a diferentes tipos de mídia com os quais aprendemos a lidar nestes conteúdos:

Consumindo web services

É raro usarmos aplicativos que não acessam a internet para realizar todas ou parte das suas tarefas. Atualmente, é a programação distribuída o modelo com qual lidamos ao projetar aplicações, o que vem permitindo uma evolução na experiência do usuário, que pode acessar os seus dados a partir de um navegador, site ou aplicativo, necessitando apenas estar conectado a internet para isso. É importante para o programador que almeja criar participar da criação desses sistemas saber como acessar web services, o que demonstramos nesta seção.

Tarefas assíncronas

A programação em rede para Android começa entendendo o que são as tarefas assíncronas, cujo término independe do fluxo da aplicação e está vinculado a resposta do servidor, o que pode acontecer em qualquer momento após uma requisição ter sido disparada.

Google Volley

Trata-se de uma tecnologia apropriada para o tráfego de dados entre aplicações e servidores que, de forma geral, substitui a criação de tarefas assíncronas, simplificando esse tipo de implementação.

Retrofit

Em cenários nos quais precisamos nos comunicar com web services RESTful, algo muito comum atualmente, é um consenso entre a comunidade de desenvolvedores optar pela API de alto nível Retrofit. Dentre as suas funcionalidades está a transformação de mensagens de texto em formato json em classes da camada de modelo, e vice versa, de forma automática. Confira!

RESTful e SOAP

Aqui nesta seção apresentamos diferentes formas de consumir web services, incluindo RESTful e SOAP, a partir de um aplicativo Android.

Google maps

Google Maps é o serviço de geolocalização da Google. Com ele é encontramos lugares de acordo com a posição do aparelho e suas preferências de pesquisa. Nos conteúdos abaixo reunimos uma série artigos para que você possa dominar essa tecnologia.

Boas práticas

Como em toda linguagem e plataforma de programação, existem algumas sugestões de boas práticas para a construção de aplicações Android, que visam melhorar sua qualidade e facilitar a sua manutenção. Confira nos artigos abaixo algumas delas e como implementá-las:

Na prática

Hora de praticar os conhecimentos adiquiridos até aqui com projetos maiores. Os cursos nesta seção apresentam como instalar dependências no projeto, trabalhar com a biblioteca de compatibilidade para customizar o seu aplicativo e muitos outros recursos da plataforma Android. Pronto para começar?

Chegou a hora de criar um aplicativo completo no Android Studio! Topa? No curso abaixo você terá tudo o que precisa para isso.

Projetos

Nesta seção você encontra projetos completos para download, que você pode utilizar ou modificar para criar novos aplicativos Android nativos.

Mais sobre Android

Além dos cursos e exemplos sugeridos nesse guia, a DevMedia publica com frequência novos conteúdos sobre programação Android, os quais você pode conferir nos Guias de Consulta abaixo:

Além disso, você pode conferir todo o conteúdo sobre programação mobile clicando aqui.

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DevMedia - Plataforma para Programadores

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<Perguntas frequentes>
Carreira
Por onde devo iniciar os estudos?

Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.

Em quanto tempo vou me tornar um programador?

O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.

Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?

Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.

Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?

A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.

Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?

Didática e Metodologia Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.

O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?

Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.

Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?

  1. Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
  2. Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
  3. Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens

A plataforma oferece certificados?

Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.

A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?

Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.

A DevMedia me forma como programador Full Stack?

Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!

Tem horário para as aulas?

Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.

Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?

Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.

Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?

Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.

Eu consigo estudar pelo celular?

Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.

A DevMedia tem aplicativo?

Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.

Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?

Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.

Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?

Oferecemos dois tipos de planos: o plano recorrente e o plano anual. No plano recorrente, a cobrança é lançada mensalmente no cartão de crédito, necessitando apenas do limite para uma parcela. No plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX ou no Boleto parcelado (sujeito à analise de crédito)

Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?

Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.

A plataforma tem planos vitalícios?

Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.

A DevMedia tem fidelidade?

Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.

Como funciona o cancelamento?

Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias, tanto no plano anual quanto no plano recorrente. Após esse período, se você estiver no plano recorrente e optar por cancelar antes de completar 12 meses, há uma taxa de 10% sobre o valor total. No plano anual, não há multas adicionais, mas o valor pago não é reembolsável.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.

A renovação é automática?

Sim, nosso plano anual renova automaticamente após 12 meses, proporcionando conveniência e continuidade no seu aprendizado. Na renovação automática não é debitado do seu cartão as 12 parcelas. Para facilitar e não prejudicar o seu limite, a renovação é feita no modelo recorrente, cobrando uma mensalidade a cada mês.
Além disso, a renovação não tem fidelidade, oferecendo total flexibilidade. Você também tem a liberdade de desativar a renovação automática a qualquer momento, garantindo controle absoluto sobre sua assinatura.

Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?

Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.

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