A comunicação com seus usuários finais pode ser útil através do envio de mensagens digitais em massa para divulgação de promoções, informativos do produto, novidades, dentre outros.
Além disto, também é possível prover a comunicação direta entre os usuários (construção de um chat) semelhante aos famosos Whatsapp ou Facebook.
Para entrar no mercado de aplicativos móveis com "pé direto" não basta mais simplesmente ter uma boa ideia. Dentre os inúmeros fatores que estão atrelados ao sucesso dos seus aplicativos, atualmente destaca-se algo que sempre foi, ou deveria ter sido, o mais básico dos conceitos - entender bem o seu cliente/usuário final.
Quando trata-se deste assunto em conversas, salas de aula, eventos e etc., todos dizem saber e entender que existe essa necessidade, mas quantos na verdade aplicam o conceito no seu negócio?
Atualmente parece termos despertado para essa realidade e graças às mais variadas ferramentas existente no mercado, a exemplo das famosas Google Analytics ou a Flurry (veja a seção Links) podemos obter informações preciosas sobre a utilização dos usuários em nossos aplicativos de maneira bastante simples.
Informações sobre a utilização dos usuários finais nos ajudam a entender o que realmente acontece nos bastidores dos nossos aplicativos. A exemplo dos jogos, é necessário entender quantos usuários estão ativos? até que fase os usuários estão conseguindo chegar no jogo? qual o motivo da desistência nas fase sucessoras? o que é possível fazer para tornar o jogo mais atrativo e o usuários continuarem jogando e se divertindo?
Essas são perguntas que podem ser respondidas analisando as informações capturadas nas apps analytics (no português, aplicativos de analise - Google Analytics ou a Flurry).
Com a análise dessas informações é possível alcançar excelentes resultados que geralmente resultam em melhorias do produto, na grande maioria das vezes com grande impacto nas features (no português, funcionalidades) do aplicativo. Obviamente a implementação de novas features são resultantes de soluções para resolver problemas ou inconsistências reveladas no aplicativo.
Se houve melhoria, isto pode ser excelente para seu negócio, mas como atingir o público alvo com as novidades?
Muitas empresas estão utilizando a estratégia de comunicação em massa como meio de atingir o seu usuário final. Na plataforma Android, estas são satisfeitas através do uso de notificações como pode ser observado na Figura 1.
Basicamente, existem tecnologias que são capazes de identificar claramente cada um dos seus usuários e prover uma comunicação direta com os mesmos enviando informativos promocionais, atualizações, novidades e etc.
A implementação técnica da estratégia de comunicação em massa com os usuários se dá através da troca de informações digitais entre dispositivos móveis. Parece um conceito bastante simples, mas na verdade não é.
Ainda hoje utilizam-se recursos diversos para resolver este tipo de problema, como a implementação de um servidor de notificação PUSH ou através da utilização do Extensible Messaging and Presence Protocol (XMPP) – vale a pena ressaltar que essas estratégias não são simples de serem construídas, demandam tempo, conhecimento e experiência, entretanto existem soluções no mercado prontas para utilização, como o Jabber/XMPP (veja a seção Links).
A estratégia de comunicação em massa através de seus aplicativos móveis pode ser de extrema importância para se firmar no mercado. Hoje em dia, é bastante fácil encontrar aplicações que fazem uso dessa estratégia. As empresas de jogos são as que mais se destacam.
Neste sentido, e com a ideia de possibilitar a troca de informações entre usuários, a Google lançou um serviço de troca de mensagens digitais denominado Google Cloud Mensaging, popularmente conhecido como GCM (veja a seção Links).
O GCM é um serviço que permite o envio e recebimento de dados a partir do servidor do seu aplicativo para qualquer dispositivo com Android. Com ele é possível a criação de ferramentas de conversação como chats.
O serviço GCM lida com todos os aspectos de enfileiramento de mensagens e realiza todo o tratamento de onde a mensagem partiu e para onde deve ser enviada. O GCM é completamente livre, não importa a quantidade de mensagens que irão trafegar em seus aplicativos.
O objetivo principal deste artigo é apresentar como o GCM pode ser utilizado como estratégia de comunicação em massa. Para uma implementação efetiva do GCM, será apresentado inicialmente como é o seu funcionamento.
Através deste entendimento será possível criar um aplicativo exemplo de vendas de roupas o qual realiza divulgação em massa de peça de roupas promoção. Tanto será construído o servidor de envio de mensagens quanto um aplicativo Android de exemplo.
Entendendo o funcionamento do GCM
O GGM é uma tecnologia extremamente simples de ser implementada, contudo, para que seja possível entender o seu funcionamento, previamente será necessário conhecer alguns componentes chaves para utilização do serviço:
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<Perguntas frequentes>
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Já fiz alguns cursos na área e nenhum é tão bom quanto o de vocês. Estou aprendendo muito, muito obrigado por existirem. Estão de parabéns... Espero um dia conseguir um emprego na área.
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