O MS Project, desenvolvido pela Microsoft, atualmente é uma das principais ferramentas utilizadas no mercado para apoio a tarefa de Gerenciar Projetos, projetado para apoiar na planificação do projeto, gestão dos recursos, acompanhamento/análise de custos e tempo do projeto, análise da carga de trabalho, dentre outras funcionalidades. Tendo sua primeira versão em 1984 para o DOS e em 1990 sua primeira versão para Windows, o Project (assim como é conhecido) vem evoluindo constantemente e atualmente se encontra na versão 2016. Este artigo irá se tratar da versão 2013, embora todas as funcionalidades abordadas aqui servirem para a versão 2016.
Para iniciar é importante rever o conceito de gerenciamento de projetos, que é definido pelo PMBook como "... a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de cumprir seus requisitos", sendo assim iremos demonstrar como o MS Project se tornou uma das principais ferramentas para colaborar nesse trabalho.
Um projeto pode ser definido em cinco fases, denominadas Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e controle e Finalização. Nesse artigo vamos apresentar as funcionalidades que irão auxiliar o gerente do projeto nas fases de Iniciação (introdução à ferramenta, configuração da mesma), Planejamento (configurando o calendário e dos recursos).
Conhecendo o MS Project
Para usuários que já estejam familiarizados com as ferramentas do pacote do Office, da Microsoft, o layout do MS Project será bastante similar. Este é um dos principais benefícios da ferramenta e que a faz ficar à frente das demais.
O componente denominado Faixa de Opções do Project (Figura 1), apesar de diferente do restante da família Office, tem nas suas abas o direcionamento focado para o trabalho com projetos: Tarefa, Recurso, Relatório, Projetos Exibir, sendo ainda possível para o usuário criar sua própria aba customizada.
Preparando o MS Project
Após conhecer o Project, um dos passos mais importantes antes de iniciar qualquer planejamento é preparar a ferramenta para trabalhar de acordo com as necessidades do gerente de projeto ou da organização. Dito isso será apresentado nesta sessão do artigo as principais configurações disponibilizadas pelo Project e como elas afetam o dia a dia do seu usuário.
Para acessar a tela de "Opções do Project", onde poderemos modificar as configurações da ferramenta deve-se clicar na aba "ARQUIVO" e clicar no último item, denominado "Opções”. Nem todas as configurações disponibilizadas pela ferramenta serão tratadas neste artigo, selecionamos apenas as configurações mais importantes assim como as mais desconhecidas, e com certeza a partir daqui será possível perceber o quanto a ferramenta proporciona facilidades para o usuário.
As configurações que não forem abordadas aqui são triviais ao uso da ferramenta, ou são comuns às ferramentas do pacote Office.
Geral
Na Figura 2 são apresentadas as configurações gerais de trabalho do Project.
- Estilo de dica de tela - Através desta opção é possível por optar em não exibir as descrições e dicas de tela apresentadas ao passar o mouse pelos recursos da ferramenta. Essas dicas são muito úteis, principalmente quando se tratar das colunas exibidas na planilha de tarefas, onde a ferramenta apresenta uma descrição detalhada da coluna (inclusive quando a coluna é composta por uma fórmula). A primeira opção exibirá a dica de tela detalhada (Figura 3), a segunda apenas a descrição e a terceira não apresentará a dica de tela.
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Modo de exibição padrão - Modifica a apresentação central do Project, podendo apresentar apenas a
planilha de tarefa (caso essa opção seja selecionada) ou exibir de forma dividida ...
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